Licenciatura em Física (UAEADTec)
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Item Experimentação e gamificação : uma estratégia lúdica para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio em uma Escola Estadual no município de Garanhuns-PE(2023-11-30) Santos, Jean Carlos Silva dos; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556; http://lattes.cnpq.br/1174488483383451Este trabalho investigou a eficácia da experimentação e da gamificação no ensino de física para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. O objetivo é aprimorar o ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente e eficaz através de métodos práticos e lúdicos. Estudamos como essas abordagens podem aumentar o interesse e a compreensão dos estudantes na disciplina de física e superar desafios específicos da EJA. A experimentação é destacada como uma ferramenta pedagógica essencial, permitindo aos alunos, em especial aos da EJA, observar e compreender conceitos e teorias na prática, uma vez que a utilização de experimentos simples e de baixo custo contribuem para um aprendizado mais significativo. Já a gamificação introduz elementos de jogos no contexto educacional, visando aumentar a motivação, o engajamento e a participação dos alunos através de jogos educativos e sistemas de recompensa. Espera-se que essas abordagens tornem a física mais acessível e atraente para os alunos da EJA, facilitando a assimilação do conteúdo e considerando as peculiaridades dessa modalidade de ensino, que inclui alunos com experiências de vida variadas, falta de tempo e múltiplas responsabilidades. Embora, a baixa frequência dos alunos tenha limitado a eficácia destas estratégias, observamos que os alunos participantes demonstraram uma boa assimilação dos conceitos físicos. Diante disso, é de suma importância a existência de estratégias adicionais para aumentar a assiduidade dos alunos, maximizando assim o impacto positivo dessas metodologias ativas no ensino de física na EJA.Item Metodologia Peer Instruction alidada ao software Phet para o ensino de eletrodinâmica(2023-05-06) Pedrosa, Amaro Coelho; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556; http://lattes.cnpq.br/0090234827832688Este artigo propõe a utilização da metodologia Peer Instruction ou Metodologia PI, e da Plataforma PhET para o ensino de Eletrodinâmica, com o objetivo de familiarizar os estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, resgatar conhecimentos prévios dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa apresenta uma proposta de utilização de uma metodologia ativa muito difundida no meio acadêmico e que possui muito potencial para ser utilizada na educação básica e utiliza como cenário o ambiente de simulação computacional como recurso para o ensino de conceitos introdutórios de eletrodinâmica e de circuitos elétricos. O estudo discute uma proposta de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de ensino médio, e espera-se que os resultados de sua utilização contribuam para o aumento significativo do interesse dos alunos e na compreensão dos conceitos fundamentais da eletrodinâmica. A utilização da Metodologia Peer Instruction e da Plataforma PhET, de forma programada pelo professor, possibilitará que o ensino não seja apenas de memorização de fórmulas, uma vez que as equações aparecem somente após a utilização das simulações e da experimentação. Desta forma, a compreensão de como as variáveis da eletrodinâmica se articulam e influenciam o fenômeno ocorrem quando os conceitos fundamentais se encontram sedimentados pelos estudantes e essa pode ser uma excelente estratégia de ensino de eletrodinâmica.Item Uma proposta de aplicação de sequência didática em circuitos elétricos com materiais de baixo custo e no simulador virtual PHET(2024-08-07) Silva, Weslainy Roberta Chaves da; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556O presente trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de circuitos elétricos, por meio de atividades experimentais realizadas com materiais de baixo custo e com a utilização do simulador educacional PHET. Com a atual revolução tecnológica, é necessário reestruturar os métodos de ensino e inserir os equipamentos tecnológicos na sala de aula, bem como utilizar atividades experimentais, uma vez que a forma tradicional de apresentação e memorização de conteúdos não se faz eficaz nos dias atuais. O uso de metodologias ativas, da aprendizagem como práticas experimentais (físicas ou virtuais), emerge como uma estratégia importante, uma vez que buscam o aluno como atuante efetivo no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo de forma autônoma capacidades diversas como pesquisar, analisar e selecionar as informações, resolver problemas e situações análogas à realidade e assim gerar o conhecimento requerido.
