Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/13


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização física e química de argissolo amarelo e luvissolo crômico para condução de experimento com salinidade
    (2022) Querido, Maxmiliany Mendes Ferreira; Souza, Edivan Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/9880175880477851
    Os sistemas de cultivo modificam os atributos do solo e podem alterar sua qualidade. A análise de solos é o único método que permite, antes do plantio, conhecer a capacidade de um determinado solo suprir nutrientes para as plantas. Para a escolha do melhor uso e manejo do solo é necessário conhecer suas características químicas e físicas. Exclusivamente avaliados por métodos laboratoriais, os atributos do solo vêm sendo empregados como indicadores de qualidade e, apesar de bastante exatos, são de difícil acesso ou apresentam custos elevados em avaliações de grande proporção. Nessa perspectiva, o presente relatório desenvolveu atividades laboratoriais para avaliar as análises física e química de um Argissolo Amarelo e de um Luvissolo Crômico, para posteriormente ser conduzido um experimento de salinidade que envolve solo e planta, onde os atributos físico e químico desempenham papéis de suma importância para realizar qualquer prática de manejo do solo sob diferentes condições extrema. Os solos em questão foram coletados nos municípios de Itapirema-Goiana-Estação do IPA (Argissolo Amarelo) e de Belém de São Francisco (Luvissolo Crômico).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da capacidade da troca de cátions (CTC) em fertilizantes orgânicos
    (2021) Ribeiro, Kátia Elisabete Silva; Mélo, Ralini Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4296426234246190; http://lattes.cnpq.br/1681721079783613
    No mundo são consumidos cerca de 182 milhões de toneladas de fertilizantes e o Brasil ocupa a quarta posição no cenário mundial. Alguns elementos essenciais para o crescimento e para a manutenção da vegetação podem ser retirados durante uma colheita. Desta forma, é necessária a reposição desses elementos, tanto para a nutrição adequada das plantas quanto para a elevação do potencial produtivo, a qual abre espaço para os fertilizantes. A manutenção da produção das culturas depende de uma viável e eficiente indústria de fertilizantes no mundo, para ajudar a fornecer os nutrientes certos, na dose certa, na época certa e no local certo. Este trabalho descreve os principais aspectos e resultados obtidos nas análises do desempenho da CTC em fertilizantes orgânicos realizados no Laboratório Nacional Agropecuário em Pernambuco (LANAGRO) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesse contexto, objetivou-se com esse estudo acompanhar a realização de análises físico-químicas para fins de fiscalização de fertilizantes.