Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Item Explorando os heróis do solo: construção e validação de um kit didático para o ensino de biologia do solo no contexto do ensino básico(2025-06-30) Galvão, Gabryella Dayane Menezes; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Silva, Cíntia Caroline Gouveia da; http://lattes.cnpq.br/9814234807547606; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6134849404451180O solo, apesar de toda a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, é um recurso extremamente negligenciado, principalmente no cenário educacional. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os solos passaram a receber maior atenção, uma vez que sua preservação e bom funcionamento influenciam diretamente pelo menos 12 das 17 metas estabelecidas. Os conteúdos relacionados ao solo apresentam grande potencial interdisciplinar, e sua abordagem sob a perspectiva da Biologia, associada aos preceitos da Educação Ambiental, surge como uma alternativa viável para a inserção desse tema no contexto escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um Kit didático que possibilite o ensino de Biologia do Solo no contexto do ensino básico. Para isso, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em busca das lacunas nos conteúdos de solos para as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente à análise do currículo e identificação das lacunas, foi produzido o Kit “Explorando os Heróis do Solo”, com a montagem de artefatos para a utilização de professores e alunos. Para a validação do Kit, 5 juízes especialistas na área de Biologia, Ciência do Solo e Educação foram convidados a avaliarem os materiais via formulário. Utilizou- se a escala de Likert (Concordo Totalmente – CT; Concordo – CO; Indiferente – IN; Discordo – DI; Discordo Totalmente – DT) para o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), considerado-se válido IVC= 0,80 ou 1,00. A análise curricular revelou negligência nos conteúdos de Solos e Biologia do Solo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, com grande escassez do tema nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a identificação das lacunas, 7 artefatos pedagógicos foram produzidos, sendo 1 artefato para professores e 6 para aplicação em sala de aula. Os artefatos mesclam diferentes recursos e são acompanhados de sugestões de aplicação. A avaliação dos juízes se mostrou favorável à validação, e o IVC para os itens referentes a objetividade, relevância, aplicabilidade e inclusão ficou entre 0,80 e 1,00, indicando a necessidade de pequenas melhorias e a validação do Kit para a utilização em sala de aula. Como conclusão, foi possível observar que o currículo para a Educação Básica possui lacunas para os conteúdos de solos, sendo este visto apenas nas perspectivas da geografia e desconsiderando as possibilidades de abordagem interdisciplinar. Além disso, o trabalho reforça a importância de utilizar recursos educativos atrativos e diversos, de modo que sejam inclusivos e atendam a diferentes realidades educacionais. O Kit “Explorando os Heróis do Solo” tem potencial de aplicação e pode fortalecer o ensino de biologia do solo na educação básica, tornando o aprendizado significativo e chamando a atenção para as potencialidades inerentes ao ambiente edáfico. O uso de materiais interativos e interdisciplinares representa uma estratégia inovadora, que quebra com a educação conservadora e preza pela interatividade e processos de ensino-aprendizagem significativos, formando estudantes conscientes sobre sustentabilidade, valorização e preservação do solo.Item Promovendo a alfabetização científica e tecnológica através do ensino de Citologia no ensino médio: relatos de uma professora em formação(2024-10-01) Pereira, Maria Isabel de Oliveira Mendes; Araújo, Elian Sandra Alves de; Conceição, Emanuella Maria da; http://lattes.cnpq.br/0829667458659173; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/3096551749857151Este relato descreve o processo de elaboração, organização e desenvolvimento de uma oficina pedagógica utilizando modelos didáticos para o ensino de Citologia, sob a perspectiva de uma residente do Programa de Residência Pedagógica, com o objetivo de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Médio. A combinação das atividades práticas com recursos visuais concretos, como massas de biscuit, tintas, telas e pincéis, auxiliou na assimilação dos conceitos celulares, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa, além de aumentar o envolvimento dos estudantes e possibilitar uma maior interação entre eles. A Oficina Biologia Celular contribuiu com o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a observação, descrição e interpretação de conceitos e fenômenos citológicos. No entanto, foram identificados alguns desafios, como a necessidade de ajustes no tempo e espaço destinado às atividades e a diversificação dos materiais pela falta de recursos financeiros. Ao final, conclui-se que essa abordagem auxilia na promoção do processo de alfabetização científica dos estudantes por aproximá-los de elementos e da linguagem científica, podendo assim ser considerada como uma estratégia eficaz para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Biologia.Item PIBID e modalidades didáticas: contribuições na formação inicial de professores de Biologia(2021-03-04) Melo, Dayanne Lima de; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7662933214092475O processo educacional envolve um conjunto de vários fatores, no que se refere ao ensino de Ciências, algumas práticas docentes têm desestimulado os estudantes, como o uso excessivo do livro didático e de aulas expositivas, ausência de informação visual, nomenclaturas difíceis e pouca contextualização, isso mostra a necessidade de novas alternativas de ensino. Nesta pesquisa, percorremos o cenário da formação inicial de professores, incitando um repensar sobre tal processo. Para isso, exploramos o contexto de formação inicial associado ao Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (PIBID) como oportunidade de experienciar o ambiente escolar no período formativo e a temática de modalidades didáticas como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. O PIBID é um programa oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca intensificar o processo formativo de licenciandos integrando a universidade e a escola. Com isso, fomos orientados pela seguinte questão: Como o PIBID contribui para a formação inicial dos estudantes na área de Ciências Biológicas por meio de suas ações e vivências no lócus escolar? Partindo desta indagação, tivemos como objetivo geral: compreender como as ações do PIBID contribuem para a formação inicial dos futuros docentes de biologia. Para isso tivemos como objetivos específicos: relatar práticas pedagógicas vivenciadas em ambiente escolar e levantar dados secundários sobre o PIBID no processo de formação inicial de professores. Essa pesquisa foi realizada com base na natureza de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Com isso, realizamos a descrição de 16 modalidades didáticas desenvolvidas durante o período de atuação no PIBID pela própria autora da pesquisa, trazendo suas conclusões sobre essa experiência. Além disso, analisamos de forma quantitativa a presença de dissertações e teses com temáticas relacionadas ao PIBID no ensino de biologia em dezoito universidades da região nordeste do Brasil. As modalidades didáticas descritas nesta pesquisa foram aulas práticas, simulações, demonstrações, discussões e excursões realizadas ao longo das ações no PIBID/Núcleo Biologia na escola. Nas universidades utilizadas como fonte da pesquisa registramos que apenas 07 (sete) possuíam dados. Portanto esse resultado demonstra a necessidade de pesquisa na área para destacar a importância do programa para a formação docente. Por fim, consideramos que o PIBID e as modalidades didáticas são fatores que contribuem para a formação inicial de professores, permitindo a autonomia, criticidade e a (re)construção da identidade docente, pois permite o ensaio e análise crítica da prática docente e das modalidades didáticas. Além disso o uso das modalidades didáticas oportuniza uma maior familiaridade entre os licenciandos e estudantes facilitando o processo de ensino-aprendizagem e tornando o ensaio da prática docente prazerosa. Assim, concluímos que o PIBID promove a união do aprendizado adquiridos na universidade pelo licenciando com a experimentação destes em ambiente escolar.
