Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Item Raízes do conhecimento: uma revisão sistemática sobre a educação ambiental e o solo no ensino básico(2025-02-25) Coutinho, Laura Paiva; Santos, Jean Cheyson Barros dos; Oliveira, Cybelle Souza de; http://lattes.cnpq.br/2845272964420272; http://lattes.cnpq.br/5698373233632800; http://lattes.cnpq.br/2459206256968118A educação ambiental é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes, promovendo práticas sustentáveis e a preservação de recursos naturais. O solo, fundamental para a vida terrestre, enfrenta crescentes desafios, estima-se que 33% dos solos do mundo estão moderadamente a altamente degradados devido a processos como erosão, compactação e contaminação química (FAO, 2015). Diante disso, torna-se imprescindível inserir o tema solo no ensino básico, garantindo que os alunos compreendam sua importância ecológica e social. Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática bibliográfica, como o tema solo é abordado nas práticas pedagógicas do ensino básico. Buscou-se identificar as metodologias utilizadas e conteúdos abordados para compreender como ocorre a inclusão desse tema no currículo escolar. A pesquisa foi conduzida a partir de artigos científicos obtidos na Plataforma Periódicos CAPES, seguindo o protocolo PRISMA para garantir rigor metodológico. Foram analisados 17 estudos que relataram intervenções pedagógicas sobre solos, enfatizando abordagens teórico-práticas. Os resultados indicaram que metodologias ativas, como hortas escolares, oficinas e aulas de campo, são eficazes para o ensino de solos, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo. No entanto, verificou-se uma lacuna na abordagem de temas mais contextualizados como segurança alimentar e poluição do solo, evidenciando a necessidade de ampliar o escopo das discussões ambientais. Conclui-se que a integração do tema solo no currículo escolar deve ser fortalecida, visto seu papel essencial na sustentabilidade e na formação de cidadãos comprometidos com a conservação ambiental.Item Aulas de campo no Ensino Básico de Pernambuco: propostas de guias práticos para exploração de alguns ecossistemas litorâneo-costeiros(2021-12-06) Lima, Willian Lopes; Melo Júnior, Mauro de; http://lattes.cnpq.br/6735233221650148; http://lattes.cnpq.br/1436297679155454As aulas de campo são importantes ferramentas didático-pedagógicas que conseguem unir teoria e prática através de uma aprendizagem significativa. Essa importância cresce ainda mais quando esse tipo de atividade é empregada para o ensino de ecologia e meio ambiente, já que através dela, podem ser formados cidadãos críticos e sensibilizados com as problemáticas ambientais, o que é extremamente necessário na atualidade, vide o avançado estado de degradação dos nossos ecossistemas. Portanto, mostra-se necessário analisar como as esferas dos governos Federal e Estadual estão estimulando o ensino de ecologia e meio ambiente, e o emprego das atividades de campo nas escolas. Sendo assim, foi realizada uma avaliação nos principais documentos norteadores do ensino no estado de Pernambuco, Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Pernambuco para a Educação, para quantificar a ocorrência de termos comuns às áreas de ecologia e meio ambiente, assim como entender como esses documentos normatizam as aulas de campo. Além disso, foi realizado um levantamento preliminar de dados sobre a ocorrência de aulas de campo na atuação docente ou na formação de estudantes do Estado, que concluíram seus estudos nos últimos 10 anos, e os possíveis fatores que dificultam a sua execução. A partir da avaliação realizada, foi possível constatar que os documentos norteadores da educação no estado apresentam poucos termos relacionados às áreas de ecologia e meio ambiente em seu texto, e apesar de um deles fazer referência às aulas de campo, não foi observada uma normatização concreta para o seu correto emprego nas escolas. Ao mesmo tempo, ficou evidente que as aulas de campo ainda não são realizadas de forma satisfatória, já que através do levantamento, foram observados poucos casos de ocorrência de aulas de campo entre os entrevistados e levantados diversos fatores que dificultam sua ocorrência, dentre eles, problemas relacionados ao transporte, pagamento de taxas e falta de incentivo por parte das próprias instituições de ensino. O conjunto de todos os dados obtidos na pesquisa documental e no levantamento preliminar junto à comunidade escolar culminou na construção de três guias de campo para diferentes ecossistemas encontrados no Estado, visando o incentivo da realização de aulas de campo para o ensino de ecologia e meio ambiente. Tais guias de campo, em formato de planos de aula, fornecem elementos necessários à atuação docente, com dicas e sugestões para uma melhor exploração de três importantes ecossistemas litorâneo-costeiros, ocorrentes não apenas em Pernambuco, mas também em outros Estados brasileiros.Item Avaliação da abordagem dos sete princípios essenciais do oceano na Base Nacional Comum Curricular do Brasil(2021-12-09) Andrade, Inayse da Silva; Melo Júnior, Mauro de; http://lattes.cnpq.br/6735233221650148; http://lattes.cnpq.br/2666778560521856O oceano possui uma valorosa relação com o ser humano que, desde os primórdios, lançou-se em embarcações para conhecê-lo e explorá-lo. Cerca de 4,6 bilhões de pessoas residem próximas do mar e usufruem de seus serviços ecossistêmicos. Em 5 de dezembro de 2017, as Nações Unidas declararam a Década da Ciência Oceânica para garantir o apoio à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, o lançamento do programa sobre cultura oceânica foi realizado em 2019 e, desde então, várias entidades vêm tentando ampliar o acesso da sociedade aos princípios deste programa. A cultura oceânica possui sete princípios essenciais do oceano para envolver a sociedade nas temáticas do mar, princípios esses que foram explorados neste trabalho por meio de uma análise exploratória, através do uso de palavras-chave, para avaliar possíveis abordagens na Base Nacional Comum Curricular do Brasil, dada a necessidade urgente de trabalhar a educação oceânica nas escolas. A análise das palavras-chave mostrou o quanto elas foram citadas no texto da BNCC, destacando-se as palavras “recursos” com 181 citações, das quais apenas 22 se relacionaram com algum princípio essencial do oceano, seguida das palavras “diversidade”, “dinâmica” e “terra” com 126, 71 e 56 citações, respectivamente. Foi possível identificar o princípio que mais apresentou citações relacionadas, o princípio 6 por relacionar-se com 73,3% das citações, assim como o menos relacionado, o princípio 4 representando apenas 10% das citações. Também foram identificadas as habilidades da BNCC para as fases do ensino fundamental e médio relacionadas direta ou indiretamente com os sete princípios essenciais do oceano, mostrando que, apesar das dificuldades encontradas, é possível trabalhar a temática oceânica nos contextos da BNCC. É possível também identificar as áreas que mais trazem possibilidades para a abordagem do oceano e seus princípios com maior destaque para as áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e geografia. Os resultados mostram ainda que, a presença de palavras-chave relacionadas aos princípios essenciais de forma direta facilita o processo de abordagem dos mesmos, já a relação de forma indireta, exige do educador um maior esforço e o desenvolvimento de um olhar mais sensível à demanda da educação oceânica junto aos alunos. O desenvolvimento de trabalhos como este reflete aimportância de se reconhecer o papel do oceano em nossas vidas e o dever de inseri-lo em nossa educação básica.
