Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Explorando os heróis do solo: construção e validação de um kit didático para o ensino de biologia do solo no contexto do ensino básico(2025-06-30) Galvão, Gabryella Dayane Menezes; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Silva, Cíntia Caroline Gouveia da; http://lattes.cnpq.br/9814234807547606; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6134849404451180O solo, apesar de toda a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, é um recurso extremamente negligenciado, principalmente no cenário educacional. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os solos passaram a receber maior atenção, uma vez que sua preservação e bom funcionamento influenciam diretamente pelo menos 12 das 17 metas estabelecidas. Os conteúdos relacionados ao solo apresentam grande potencial interdisciplinar, e sua abordagem sob a perspectiva da Biologia, associada aos preceitos da Educação Ambiental, surge como uma alternativa viável para a inserção desse tema no contexto escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um Kit didático que possibilite o ensino de Biologia do Solo no contexto do ensino básico. Para isso, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em busca das lacunas nos conteúdos de solos para as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente à análise do currículo e identificação das lacunas, foi produzido o Kit “Explorando os Heróis do Solo”, com a montagem de artefatos para a utilização de professores e alunos. Para a validação do Kit, 5 juízes especialistas na área de Biologia, Ciência do Solo e Educação foram convidados a avaliarem os materiais via formulário. Utilizou- se a escala de Likert (Concordo Totalmente – CT; Concordo – CO; Indiferente – IN; Discordo – DI; Discordo Totalmente – DT) para o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), considerado-se válido IVC= 0,80 ou 1,00. A análise curricular revelou negligência nos conteúdos de Solos e Biologia do Solo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, com grande escassez do tema nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a identificação das lacunas, 7 artefatos pedagógicos foram produzidos, sendo 1 artefato para professores e 6 para aplicação em sala de aula. Os artefatos mesclam diferentes recursos e são acompanhados de sugestões de aplicação. A avaliação dos juízes se mostrou favorável à validação, e o IVC para os itens referentes a objetividade, relevância, aplicabilidade e inclusão ficou entre 0,80 e 1,00, indicando a necessidade de pequenas melhorias e a validação do Kit para a utilização em sala de aula. Como conclusão, foi possível observar que o currículo para a Educação Básica possui lacunas para os conteúdos de solos, sendo este visto apenas nas perspectivas da geografia e desconsiderando as possibilidades de abordagem interdisciplinar. Além disso, o trabalho reforça a importância de utilizar recursos educativos atrativos e diversos, de modo que sejam inclusivos e atendam a diferentes realidades educacionais. O Kit “Explorando os Heróis do Solo” tem potencial de aplicação e pode fortalecer o ensino de biologia do solo na educação básica, tornando o aprendizado significativo e chamando a atenção para as potencialidades inerentes ao ambiente edáfico. O uso de materiais interativos e interdisciplinares representa uma estratégia inovadora, que quebra com a educação conservadora e preza pela interatividade e processos de ensino-aprendizagem significativos, formando estudantes conscientes sobre sustentabilidade, valorização e preservação do solo.Item Livros técnico-científicos como ferramenta de vínculos na educação ambiental: uma visão analítica e intersubjetiva(2025-07-18) Freitas, Arthur Felipe Ferreira de; Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/1348666346504103; http://lattes.cnpq.br/2454032040901369A desconexão entre os estudantes e a fauna nativa gera um distanciamento afetivo e simbólico dos elementos da natureza, o que dificulta a construção de vínculos afetivos com o meio ambiente e não garante sensibilização da população relacionada à conservação ambiental. Esse problema se perpetua devido às metodologias de ensino que apresentam conteúdos genéricos, descontextualizados e centrados em espécies exóticas ou utilitárias, o que invisibiliza a biodiversidade nativa e compromete a formação de vínculos afetivos com o ambiente e seus recursos. Diante desse problema, este projeto tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para o Ensino Fundamental baseada no uso de um livro técnico-científico como ferramenta para promover vínculos afetivos entre os estudantes e os elementos materiais e simbólicos da natureza. De caráter qualitativo e descritivo-analítico, a proposta foi desenvolvida a partir do livro “Estação Ecológica do Tapacurá: Escorpiofauna, Herpetofauna e Quiropterofauna”, que reúne informações científicas acessíveis e ilustradas sobre escorpiões, anfíbios, répteis e morcegos encontrados nos fragmentos florestais da EET. A partir dessa obra, foram elaborados dois planos de aula distintos: o primeiro voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com atividades baseadas em leitura guiada, desenho observacional e produção de descrições escritas; e o segundo voltado aos anos finais, com foco na construção de teias alimentares, análise de desequilíbrios ecológicos e discussões em grupo. Ambos os planos buscaram integrar conteúdos das ciências da natureza com aspectos afetivos, simbólicos e expressivos, estimulando a aproximação sensível dos alunos à fauna local. Essas propostas revelam que a metodologia escolhida pelo docente, que é responsável por mediar o processo de ensino e aprendizagem, permite a utilização de um material técnico-científico. Quando o material é contextualizado e adaptado ao nível cognitivo do público alvo, este contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, despertando curiosidade, empatia e respeito em relação aos animais silvestres da região. Assim, as atividades favorecem a construção de vínculos afetivos com espécies geralmente marginalizadas pelo senso comum, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC, especialmente no eixo de “Vida e Evolução”. Ao utilizar um livro técnico como ferramenta didática, o professor atua como mediador entre o saber científico e a experiência vivida dos alunos, o que pode ampliar o potencial formativo da educação ambiental. Além disso, a abordagem pode ser adaptada para diferentes regiões e realidades escolares, desde que respeite o contexto ecológico e sociocultural local. Por fim, uma proposta com metodologias permeadas pela afetividade podem extrapolar o uso pontual de material didático e se configura como um modelo de intervenção capaz de transformar a relação entre os sujeitos e a natureza que os cerca, contribuindo para uma formação mais sensível, ética e comprometida com a conservação ambiental.Item A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica(2025-03-18) Soares, Luan José Sobral; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; Diniz Júnior, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7780006703783231; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/7417060571971210Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.Item Amizades enraizadas: desvendando as relações micorrízicas por meio de histórias em quadrinho no ensino básico(2025-06-26) Gomes, Diogo Antônio Roque; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Fracetto, Felipe José Cury; http://lattes.cnpq.br/8645174138041143; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6347700315974750As relações simbióticas entre fungos do solo e raízes de plantas exercem papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas terrestres e na produção agrícola sustentável. No entanto, essas associações, conhecidas como micorrizas, ainda são pouco abordadas no ensino de Ciências e Biologia, dificultando o entendimento dos estudantes sobre processos ecológicos essenciais. Considerando essa lacuna, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um material didático em formato de história em quadrinhos (HQ), voltado ao ensino de simbioses fúngico-vegetais na educação básica. A metodologia adotada incluiu a elaboração do roteiro e das ilustrações digitais da HQ, dividida em quatro histórias curtas que representam os principais tipos de micorrizas (arbuscular, orquidóide, ericóide e ectomicorriza), com linguagem acessível, personagens simbólicos e situações contextualizadas. A validação do material foi realizada por oito juízes especialistas, incluindo pesquisadores em microbiologia do solo, professores universitários e docentes da educação básica, por meio de um instrumento estruturado com 17 itens avaliados em escala Likert, organizados em cinco categorias: objetivos do material, estrutura e apresentação, relevância científica, linguagem e inclusão, e aspectos lúdicos. A análise quantitativa utilizou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), cujos resultados indicaram validação plena do material em todas as categorias, com IVC ≥ 0,88. Os juízes destacaram a clareza conceitual, a adequação visual, a interdisciplinaridade e o potencial do material para promover atividades práticas complementares, como modelagem e construção de maquetes. Portanto, a HQ desenvolvida se configura como uma ferramenta pedagógica inovadora e validada, capaz de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao integrar conteúdos de Botânica, Ecologia e Microbiologia do Solo, alinhando-se às competências da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e educação de qualidade.Item Potencialidades do Programa de Iniciação a Docência durante o período pandêmico: relato de experiência das intervenções do Núcleo de Biologia(2025) Primo, Themis Paiva de Castro; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/0933098777826663O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID surgiu com o objetivo de incentivar a formação de professores cumprindo um papel importante na inserção do aluno de licenciatura no meio acadêmico, podendo estar em contato com a escola e seu cotidiano. Durante o período de 2020 a 2022 o mundo passou por um período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid. Situações básicas do cotidiano como ir a supermercados, sair para restaurantes, passear em shoppings e frequentar instituições de ensino sofreram transformações. Com isso, surgia a indagação: Como será esse novo período? De que forma serão desenvolvidas as aulas e os métodos avaliativos? Quais caminhos seguir para manter os alunos online? Diante de tantas dúvidas e mudanças repentinas, o PIBID Núcleo Biologia da UFRPE precisou ser reformulado para práticas que pudessem ser realizadas de maneira remota. A partir disso, surge este relato de experiência que busca analisar quais práticas relevantes foram desenvolvidas nas monitorias realizadas e de que forma foi percebida a participação dos estudantes nessas vivências. Foram analisados registros referentes ao período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir dos relatos de experiências documentais vivenciados pelo núcleo de Biologia no PIBID de Outubro de 2020 a Março de 2022, mantidos pela coordenadora do programa. A pesquisa foi de natureza qualitativa focando em práticas docentes com metodologias ativas do tipo Gamificação/Jogos e Atividades Baseada em Problemas (PBL). Nas metodologias ativas observadas estão aulas de campo virtuais, visitação a museus virtuais, jogos em plataformas online, organização de eventos e outros. Diante da demanda por novas metodologias de ensino, o período do ERE contribuiu para o desenvolvimento de olhar mais amplo para o que já se encontrava disponível na internet e ainda não era tão explorado na educação básica bem como, novas tecnologias para futuras demandas escolares.Item O uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de Biologia: uma revisão narrativa da literatura(2025-03-12) Pimentel, Caio Filipe Nascimento; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/5416557873918618O presente trabalho objetivou analisar a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como um recurso pedagógico complementar para o ensino de biologia em sala de aula. Inicialmente o trabalho traz um panorama sobre o surgimento das Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências de maneira geral. Posteriormente o ensaio traz a perspectiva do uso do gênero e suas possibilidades de aplicação dentro do ensino de biologia. Para aprofundar a análise, traz-se exemplos de HQs e suas contribuições para ensino de biologia. Os resultados evidenciam um crescimento do uso de HQs como ferramenta didática para ensino e aprendizagem das Ciências Biológicas. Ademais observa-se que esse recurso tem potencial para atingir diferentes níveis de ensino e faixas etárias de forma eficiente, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e envolventes para os estudantes e educadores. Portanto, entende-se que as Histórias em Quadrinhos favorecem a aprendizagem e podem ser utilizadas como um recurso pedagógico.Item O uso de metodologias ativas no ensino de Biologia: um relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica(2024-03-11) Silva, Julyana dos Anjos; Araújo, Elian Sandra Alves de; Rodrigues, Cynthia Waleria de Melo Silva; http://lattes.cnpq.br/6630201128820151; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/3920612274214876Este trabalho explora a aplicação de metodologias ativas no ensino de Biologia através das experiências em turmas do ensino médio de uma escola de referência em Pernambuco, sob a perspectiva de uma residente do Programa de Residência Pedagógica, destacando o papel crucial do programa na formação profissional de educadores. Ao abordar as implicações sobre a implementação das metodologias ativas, o estudo reflete sobre o desafio de integrar essas práticas em um sistema educacional no qual ainda prevalece a adoção dos métodos tradicionais de ensino, especialmente no contexto brasileiro. O trabalho destaca a importância da diversificação da prática pedagógica tanto para o entendimento de conceitos biológicos, mais especificamente dentro das áreas de estudo da Ecologia e da Botânica quanto para a promoção de um aprendizado mais significativo e centrado no estudante, visando a promoção de uma formação crítica e reflexiva destes sujeitos.Item Uma adaptação de um modelo em impressão 3D para o ensino de divisão celular(2024-10-04) Silva, Rayane Lima da; Amorim Filho, Edgar Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0697314354160472; http://lattes.cnpq.br/6730984571052186Este trabalho adapta um modelo existente sobre divisão celular para desenvolver modelos didáticos impressos em 3D, integrando placas em braille como uma abordagem inovadora para o ensino do ciclo celular, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo investiga a evolução histórica do conhecimento sobre o ciclo celular e descreve suas principais fases: intérfase, mitose e meiose. A inclusão das placas em braille tem como objetivo tornar esses conceitos mais acessíveis, oferecendo uma experiência educativa que é visual, tátil e interativa. Adicionalmente, o trabalho detalha o processo de impressão 3D, abrangendo a seleção de materiais e as etapas de fabricação dos modelos didáticos, além de destacar as vantagens dessa tecnologia no ambiente educacional. O planejamento e a impressão de modelos representando as fases do ciclo celular foram realizados com a intenção de fundamentar atividades práticas futuras, que visam avaliar a eficácia dessa ferramenta como recurso pedagógico inclusivo. Embora a atividade ainda não tenha sido implementada, os modelos 3D demonstram potencial para melhorar a compreensão dos alunos, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e interativo em biologia celular. Essa metodologia inovadora pode transformar o ensino de conceitos complexos, incentivando a adoção de tecnologias emergentes e criando um ambiente educacional mais acessível e envolvente para todos os estudantes.Item Relato de experiência das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Biologia do PIBID no período de 2020.2 a 2022.1(2023-05-04) Barbosa, Maria Salete; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7521462239704079As estratégias utilizadas para ensinar biologia para a geração atual vem se tornando cada vez mais específicas, pois através da evolução não só humana, como tecnológica e digital os estudantes estão cada vez mais inseridos nessa atualidade informativa e com isso vem o desafio para os docentes de produzir aulas mais interativas, dinâmicas e interessantes. Com isso, é necessário que os professores e futuros licenciados estejam sempre preparados e tenham o domínio na utilização de diversas estratégias didáticas. Portanto, o presente estudo tem como principal objetivo apresentar o Relato de Experiência das Ações Desenvolvidas no CODAI pelo Núcleo de Biologia do PIBID no período de 2020.2 A 2022.1. A pesquisa foi de natureza quali-quantitativa com o detalhamento de uma análise documental dos portfólios e de formulários do Google forms, com base nas ações desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). E, a partir da condução do processo de pesquisa, foi possível analisar que dentro das categorias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as que mais se destacaram e foram trabalhadas no período de vigência do projeto foram as produções didático pedagógicas, produções bibliográficas e produções artístico-culturais. Dentro dos indicadores estipulados pela CAPES, os que foram mais trabalhados e utilizados foram as sequências didáticas construídas e aplicadas pelos bolsistas, a elaboração da semana do meio ambiente que foi um evento que resultou em muito engajamento de todas as áreas disciplinares e interligação de diversos núcleos de PIBID e também a combinação de metodologias ativas com as redes sociais com a criação de um perfil para o projeto na plataforma Instagram para estimular os estudantes a se engajarem mais com os conteúdos de forma cotidiana. Diante dos achados, e considerando a importância e necessidade de estratégias de ensino em todos os níveis da sociedade, principalmente no ambiente escolar, considera-se de extrema importância investir na capacitação de professores para o uso de ferramentas de ensino.Item Kit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileiros(2023-04-19) Silva, Ana Carolina Soares; Couto, Janaína de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/4797438152053136A metodologia ativa é uma ferramenta que busca as melhores maneiras de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerado algo completamente diferente daquilo que encontramos hoje em dia nas instituições de ensino. Sendo assim, o currículo deve ser organizado para permitir que a escola desempenhe com êxito sua função na formação dos estudantes e para alcançar seu objetivo. O uso dessas metodologias podem favorecer a autonomia do discente, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática igualitária. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de um kit educacional para a construção de conceitos sobre Biomas, na perspectiva de uma abordagem ativa. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, com estudantes do terceirou ano do ensino médio em uma Escola Técnica Estadual em Gravatá. A intervenção teve por base o Ciclo de Experiência de Kelly - CEK, que destrincha a intervenção em 5 etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva. Ademais, antes do CEK, foi aplicado o Questionário de Verificação Anterior a Ação (QVA) e ao concluir o CEK que foi aplicado o Questionário de Verificação Posterior a Ação (QVP), sendo estes questionários os documentos analisados na presente pesquisa. A partir dos resultados, observamos avanços em relação à construção dos conceitos, não apenas sobre biomas, como também conceitos sobre estufa e espécies endêmicas. Portanto, o uso de kits educacionais voltados ao estudo dos biomas contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
