Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item As influências das metodologias ativas para o ensino de Citologia na Educação Básica(2019-12-03) Siqueira, Jessiklécia Josinalva de; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/5668313589226017O presente estudo se insere na perspectiva de articulações de ferramentas que mobilizem os estudantes a buscarem e construírem o conhecimento, com a mediação do professor nesse processo e não mais como sendo a fonte única de conhecimento e informações. Contudo, o objetivo do presente estudo foi analisar as percepções dos estudantes de ensino médio concomitante com o técnico do Instituto Federal de Pernambuco sobre os conteúdos de citologia a partir de uma intervenção pedagógica com metodologias ativas acerca do assunto. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE, campus Recife) com a participação de estudantes da instituição. Os dados foram coletados a partir de um questionário socioeconômico dos estudantes e suas perspectivas sobre os conteúdos e o ensino de biologia, em paralelo a uma intervenção pedagógica, utilizando os mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de citologia. Para a análise estatística dos resultados foi utilizado o programa Bioestat® 5.3, avaliando-se os dados obtidos com o uso do teste de Qui-Quadrado (p<0,05) e realizando uma análise descritiva dos dados coletados. Os resultados apontam que há níveis consideráveis de dificuldade atrelados aos conteúdos de biologia e que são necessárias ferramentas diversas para que essas dificuldades sejam reduzidas e que cada vez mais os estudantes consigam aplicar determinados conteúdos em algum momento da vida, principalmente em questões corriqueiras, assim como apontam que a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ajuda a minimizar tais dificuldades.
