Licenciatura em Letras (UAEADTec)

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    A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem
    (2023-12-21) Silva, José Carlos Rodrigues da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
    Este trabalho tem como objetivo analisar o livro didático usado na sala de aula da EREM Justa Barbosa de Sales, situada no município de Vertente do Lério – PE, estabelecendo relação com a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, com o fito de compreender o seu alinhamento com a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Logo, a música aqui tratada foi investigada enquanto elemento da linguagem, especificamente na área de Artes. A análise consistiu em observar a relação da BNCC com o livro didático adotado pela escola campo de estágio para compreender de que forma esse material apresenta a música como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o professor de Língua Portuguesa nas aulas de linguagem. Para tanto, consideramos sequências didáticas presentes no livro e observamos a relação dessas atividades com as competências assumidas pela BNCC para o ensino de língua portuguesa que, neste caso, traz a música no entrelaçamento dos conteúdos. Posteriormente, aplicamos um Plano de Atividades a fim de perceber, na prática, como a música consegue ter aceitação junto aos estudantes conforme propõe a BNCC. Para compreender o papel do livro didático de língua portuguesa na sala de aula, tomamos como referência os estudos de Bunzen (2014), considerações de Dionísio e Bezerra (2020) sobre o livro didático de Português, alinhando-se à música no texto de Vila Nova (2012).
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    A literatura no "novo" ensino médio: trilhas de análise documental do currículo de Pernambuco
    (2023-11-24) Freitas, Lucas de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    No Novo Ensino Médio, os estudos literários vêm sofrendo um apagamento com as mudanças recentes nos currículos escolares, demandadas pela Lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017). Dessa forma, o Currículo de Pernambuco - CP (2021) reflete e reforça uma estratégia de pulverização e diluição da literatura nas orientações dos currículos das escolas pernambucanas. Então, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar concepções teóricometodológicas presentes no Currículo de Pernambuco (2021) direcionadas para a educação literária no contexto do “novo” Ensino Médio. Em termos do aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se em abordagens que discutem o lugar da literatura no Novo Ensino Médio - NEM, tendo em vista reflexão crítica no intuito de contribuir para a compreensão do espaço das orientações para o ensino de literatura no CP. Quanto ao desenho metodológico, tratase de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com destaque para a análise documental do Currículo de Pernambuco (2021) do Ensino Médio em diálogo com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Portanto, fez-se necessário analisar, de forma crítica, o CP em suas orientações para os estudos literários, tanto nas competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias, quanto nas habilidades do Organizador Curricular de Língua Portuguesa. Assim, pudemos compreender o lugar da literatura no Ensino Médio de Pernambuco.