Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2887
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Análise da representação de Macabéa como protagonista na obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector e sua contribuição para a discussão da representação das mulheres na literatura brasileira(2023-11-23) Costa, Laniela Silva; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2238180188944367Este estudo busca aprofundar a compreensão da representação feminina na literatura brasileira, tendo como foco a obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector. O objetivo geral é analisar a personagem Macabéa, desvendando seu papel na narrativa e a sua contribuição para a discussão sobre a condição das mulheres na sociedade. A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem crítica, utilizando conceitos de teóricos como Bourdieu, Kristeva, e Nitrini para embasar a análise. Além disso, a pesquisa contempla uma análise comparativa com obras de outras autoras, como forma de enriquecer a compreensão das representações femininas na literatura brasileira. Os resultados revelam a complexidade da construção da personagem Macabéa, destacando como ela personifica as limitações e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade patriarcal. Em conclusão, a obra de Clarice Lispector, especialmente "A Hora da Estrela", emerge como uma peça fundamental para o entendimento das representações das mulheres na literatura brasileira. Este estudo contribui para ampliar o debate sobre a condição feminina, destacando a importância da literatura como meio de reflexão e transformação social.Item A obra literária Vidas Secas em sala de aula: trilhas para a formação de leitores(2023-11-10) Rodrigues, Daniela da Conceição; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações dialógicas entre a literatura e outras linguagens, especialmente por meio das leituras intertextuais da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, no processo de formação de leitores do 8º ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, com coleta de dados e aplicação de sequência didática no campo artístico-literário em uma escola pública da rede municipal de Pernambuco. A abordagem pedagógica adotada favoreceu a construção de conexões significativas entre o universo literário e a realidade dos estudantes. A atividade revelou-se exitosa ao proporcionar uma experiência enriquecedora e reflexiva em sala de aula, alinhando-se aos objetivos educacionais propostos. Para fortalecer a compreensão da obra, foram propostas atividades complementares além da roda de conversa, como análise de personagens, produção de ensaios e até mesmo encenações de trechos significativos. A avaliação foi contínua e formativa, focando não apenas na assimilação de conteúdo, mas na capacidade de os alunos expressarem suas ideias de maneira coerente e fundamentada. O trabalho com Vidas Secas não se limitou à sala de aula; ele transcendeu para a formação literária e pessoal dos alunos. A obra não apenas ofereceu uma experiência literária enriquecedora, mas também desafiou os estudantes a explorar questões sociais, éticas e existenciais, contribuindo para seu desenvolvimento crítico e humano. A obra serviu como uma ponte para a exploração de temas sociais, éticos e existenciais, incentivando os estudantes a enfrentarem desafios complexos e a compreenderem a riqueza das múltiplas camadas da condição humana.
