Licenciatura em Letras (UAEADTec)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio
    (2023-11-22) Gomes, Daiane Pereira da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049
    O presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais.
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    Videopoemas em práticas de letramentos digitais no ensino de língua portuguesa
    (2021-08-14) Barbosa, Micaely do Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6108752071404340
    Na cultura digital, as tecnologias assumem papel de destaque e inauguram outras possibilidades em processos de apropriação tecnológica. Os novos suportes tecnológicos e as múltiplas potencialidades dos recursos digitais redimensionam as práticas de linguagem na cibercultura. Gêneros emergentes surgem, transmutam-se, transformam-se em função do dinamismo do ciberespaço. Como exemplo, os videopoemas mesclam características da poética nos meios digitais com a linguagem audiovisual, propiciando novas experiências de leitura e escrita mediadas pelas tecnologias. Com a percepção de que estamos em meio a uma verdadeira revolução tecnológica e lidando com os chamados nativos digitais (PRENSKY, 2001), a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar videopoemas como recursos para ampliar práticas de letramentos digitais, com vistas a dinamizar o ensino de Língua Portuguesa na cultura digital. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em abordagens que tratam do gênero videopoema, tendo em vista interconexões com estudos no campo dos letramentos digitais e multiletramentos. No tocante à metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, levantando-se enfoques teórico-metodológicos sobre letramento digital e multiletramentos, considerando, também o hibridismo no campo das linguagens e do gênero emergente em questão - videopoemas. A pesquisa revela-se, ainda, como descritiva, pois prioriza análises dos elementos composicionais de alguns videopoemas, como, por exemplo, as produções poéticas de Arnaldo Antunes, “Pedra de Pedra” e “Coleção de esquecimentos”, exemplos de videopoemas disponíveis na plataforma digital Youtube. Em suma, propõe-se trabalhar o ensino-aprendizagem deste gênero com planejamento didático para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental por meio da Sequência Básica apresentada por Cosson (2020), oferecendo oportunidades de conhecimento sobre as características estruturais dos videopoemas, com vistas a ampliar e aprimorar competências comunicativas e práticas de letramento digital.
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    Letramento digital na formação docente: análise da percepção de professores sobre abordagens da leitura em um contexto de pandemia
    (2021-04-10) Silva, Hallan Wagner da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/4190238732708011
    As práticas leitoras na escola são sempre objeto de investigação no universo acadêmico e merecem ser acompanhadas, em especial, pelo momento em que o mundo atravessa com o isolamento social instalado pela pandemia trazida com a CoViD-19. Nesse período, o que se observou é que as práticas docentes voltadas ao uso de mídias se desenvolveram apressadamente, fazendo com que alunos e professores se apropriassem de recursos antes não pensados. Assim, este trabalho discute a influência do letramento digital de professores sobre o trabalho com leitura na escola. O recolhimeto dos dados descacou-se pelo uso de questionário estabelecendo assim a percepção dos educadores sobre esse o processo de letramento digital. Para compreender o processo, foram analidadas as respostas de três professores de língua portuguesa de uma escola pública da cidade de João Alfredo, em Pernambuco. O trabalho está ancorado na concepção de leitura como prática discursiva e na compreensão de que o letramento digital (SOARES, 2002), quando assumido pelos docentes, impactam as práticas de sala de aula, permitindo a ampliação de competências leitoras. Nessa direção, a proposta é verificar, através do conhecimento dos docentes, como o trabalho de leitura se desenvolveu uma vez que esta é uma prática social que, nesse contexto, exige leituras hipertextuais, estratégias de leituras e domínio de ferramentas digitais.
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    O estágio supervisionado na formação inicial do docente em letras: diálogos com práticas de letramentos digitais
    (2021-08-21) Silva, Dênys Vytor de Queiroz; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6115721169434026
    A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no que diz respeito à Educação no Brasil, de modo que discentes e docentes tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Nesse contexto, licenciandos de Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, dos polos Carpina-PE e Surubim-PE, participaram do componente de Estágio Curricular Supervisionado III, no primeiro semestre de 2020, com as atividades práticas realizadas de modo remoto, em função da suspensão de aulas presenciais na UFRPE e nas escolas de educação básica. O objetivo principal desta pesquisa é investigar práticas de letramentos digitais de licenciandos do curso de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, considerando a dinâmica do Estágio Supervisionado Obrigatório na formação inicial docente. Quanto ao aporte teórico, priorizamos os enfoques de Barreiro e Gebran (2006), Passerini (2007), Andrade (2005) e Bourdoncle; Tardif e Gauthier (1999). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, tendo em vista o questionário como instrumento de coleta de dados aplicado a licenciandos de Letras da UFRPE/UAEADTec. O presente estudo aborda a representatividade do componente de Estágio Curricular Supervisionado III – NEAD 9095, sob a visão dos discentes que se adaptaram, produziram, participaram e avaliaram as suas participações no processo de construção da disciplina ofertada na Licenciatura em Letras da UFRPE/UAEADTec.
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    Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica
    (2019) Silva, Valdirene Moura da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487
    A tecnologia digital que envolve em suas principais características os aspectos visuais e sonoros desperta nos educandos o maior interesse pelas aulas, na medida em que torna o ambiente da aprendizagem mais prazeroso.Partindo desse contexto, esta pesquisa surgiu a partir da inquietação: Qual a contribuição do uso da técnica do Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital? Assim, buscando responder àquestão norteadora da pesquisa, como objetivogeral,iremosrefletir sobre as contribuições da técnica Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital. Mais especificamente pretende-se, estimular o uso da técnica Stop Motion despertando o interesse dos discentes pela linguagem audiovisual e identificar elementos que caracterizam o gênero textual trabalhado (seja narrativo, informativo). A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação, encontros para realização da oficina, registros fotográficos. Dessa forma, estabeleceu-se uma relação entre a teoria e aprática no âmbito educacional, considerando, sobretudo, os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a técnica influencia positivamente no desenvolvimento da habilidade de produção textual, melhorando o raciocínio e proporcionando o aprendizado através da correlação com o uso das Tecnologias Digitais, oportunizando experiências enriquecedoras para nós enquanto pesquisadores do campo educacional assim como para os docentes que atuam na Educação Básica.
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    Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB
    (2019) Lima, Carmem Lúcia da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4940303696309141
    O principal objetivo deste trabalho é analisar as percepções de estudantes do ensino médio sobre práticas de letramentos literários digitais, com foco nas potencialidades da rede social de leitores Skoob disponível em: . Skoob envolve uma comunidade virtual brasileira de leitura, com possibilidades de interação entre leitores, autores, editores a partir do compartilhamento de interesses em comum quanto a hábitos, preferências e práticas de leituras e letramentos literários. Como aporte teórico, utilizamos abordagens que discutem ensino da literatura e letramentos literários (COSSON (2009); SILVA (2005); DALVI (2013); bem como as reflexões sobre o papel da literatura em tempos de cultura digital (SANTAELLA,2004). Em termos metodológicos, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa,descritiva e interpretativa.Realizamos pesquisa com estudantes do ensino médio, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, considerando as percepções dos estudantes em relação às práticas de letramentos literários nos meios digitais, bem como no tocante ao tratamento dado à literatura na escola.Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar do ensino de literatura no contexto do nível médio, tendo em vista os desafios da escola para ampliar as práticas de letramentos literários mais significativas e articuladas às contínuas demandas da cultura digital.
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    Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics
    (2019) Almeida, Alexsandro Vital de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8065268277903070
    Pretende-se analisar as fanficse suas influências nas práticas de letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio.O estudo fundamentou-se nas abordagens dos seguintes autores: Barton e Hamilton (2000); Lévy (1999); Lima e Menezes (2017); Lorenzi; Pádua (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Moreira (2013); Neves (2012); Padrão (2007); Rojo (2009); Silva (2017); Soares (1998, 2002); Vargas (2015).A metodologia utilizada priorizou abordagem qualitativa, mediante técnicas procedimentais, tais como: pesquisa de campo em duas escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, aplicação de questionários com estudantes do ensino médio. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento sobre as fanfics(62,3%) e 83% não costumam ler fanficsna internet. Mesmo sem o conhecimento do gênero fanfic, muitos estudantes (39,6%) afirmaram que gostariam que o professor de literatura trabalhasse com fanficsem sala de aula. No cenário da cultura digital, a escola precisa desenvolver ações para motivar letramentos literários nos meios digitais, no sentido de ampliar práticas de leitura e escrita direcionadas à literatura. A fanficpode se transformar em uma ferramenta didática importante para estimular essas práticas de letramentos dos jovens estudantes do ensino médio, interessados nas conexões entre literatura e outras linguagens do ciberespaço.