Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A importância da literatura infantojuvenil na formação leitora : um mapeamento sistemático de literatura(2023-10-27T03:00:00Z) Leite, Mariana Beatriz Batista; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7500551533132316A literatura infantojuvenil é muito importante para a formação de leitores. Nos últimos anos, tem demonstrado grandes níveis de crescimento, em termos de volume de vendas e rentabilidade. Quando iniciada na infância, pode ser fator fundamental para o futuro letramento literário do indivíduo. Levando isso em consideração, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral buscar trabalhos feitos nos últimos cinco anos, analisando a forma como os temas de letramento literário na infância e de formação de leitores críticos têm sido abordados, realizando um mapeamento sistemático a partir de três strings de busca, em três repositórios digitais de pesquisa. Como fundamentação teórica, foram utilizadas obras relevantes, como a de Freire (1989) e Lajolo e Zilberman (1991). A partir do mapeamento realizado e dos trabalhos utilizados, os resultados apontam que, de fato, a literatura infantojuvenil, quando apresentada ainda na infância e de maneira adequada, é fator determinante para a formação de pessoas com maiores níveis de letramento literário. Foi possível perceber também, que ainda há a necessidade de produção de mais pesquisas nesse âmbito, de modo a ampliar os documentos disponíveis para pesquisa.Item As tiras de Armandinho como proposta para o letramento crítico na sala de aula(2023-11-29T03:00:00Z) Silva, Maria Paloma Gomes da; Borba, Paloma Pereira Pedrosa; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/2647797273617668Este estudo busca de maneira analítica observar por meio do gênero textual tira as práticas de letramento crítico no ensino básico, tendo como base os princípios semióticos e do letramento relacionadas à leitura, criticidade e aos gêneros textuais à luz dos documentos oficiais. O objetivo é propor um olhar que estimule uma abordagem mais acentuada sobre as possibilidades de mobilização de habilidades de leitura a partir das tiras. As tiras são advindas do mundo dos quadrinhos, muitas são conhecidas pelas observações sociais e de cunho crítico. Elas abordam temas como política, educação e saúde, de forma inteligente e criativa. Essas pequenas histórias em quadrinhos conseguem transmitir mensagens profundas e até provocativas, despertando a reflexão e a conscientização do leitor, fazendo repensar e questionar o mundo ao nosso redor. Os objetivos da pesquisa buscam apresentar de maneira mais ampla, as possibilidades de desenvolvimento na sala de aula das práticas de letramento crítico, com foco nas tiras do personagem Armandinho, criadas por Alexandre Beck, como exemplos. De maneira ampla, nosso trabalho destaca a importância de abordar a leitura de tiras de forma a valorizar o leitor como um sujeito ativo, capaz de utilizar diversas estratégias para atribuir significado ao que acontece a sua volta.Item Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio(2023-11-22T03:00:00Z) Gomes, Daiane Pereira da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049O presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais.Item A poesia (Miró)bolante na sala de aula: círculos de leitura em cena(2023-11-23T03:00:00Z) Ferreira, Raquel Figueredo de Souza Melo; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9326162714993745A tradicional prática da literatura no Ensino Médio, nas escolas brasileiras, demonstra a exclusão da subjetividade do estudante-leitor. Nesse sentido, o ensino é voltado à história da literatura, com vistas, especificamente, à abordagem daquilo que é exigido nos distintos exames vestibulares do país. Além disso, conforme Pinheiro (2018), dentre os gêneros literários que circulam na escola, a poesia é a mais preterida entre os educadores e educandos. Sob esse viés, a produção poética de autores invisibilizados pelo cânone literário, como, por exemplo, Miró da Muribeca, precisa ser amplamente estudada e divulgada dentro e fora dos espaços escolares. As práticas de leituras literárias precisam ser redimensionadas no contexto do Ensino Médio e os círculos de leitura (Cosson, 2014) apresentam-se como estratégias interessantes, com vistas à fruição estética como produto do “prazer do texto” (Barthes, 1984). A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a produção poética de Miró da Muribeca articulada aos círculos de leitura na sala para promover práticas de letramentos literários de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em abordagens que discutem a inserção da poesia em sala de aula, a produção poética de Miró da Muribeca, práticas de letramentos literários e a formação de leitores no contexto da Educação Básica. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa- ação, de abordagem qualitativa, realizada de forma associada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/CAPES, do Núcleo de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, tendo como lócus uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, localizada em Recife. Foi aplicada a sequência básica de Cosson (2006), considerando as potencialidades da poesia de Miró da Muribeca integrada aos círculos de leitura. Sob esse viés, os resultados da pesquisa mostraram que a poética de Miró da Muribeca, articulada à proposta dos círculos de leituras literárias, pode propiciar experiências de fruição estética ainda mais profundas, no sentido de fomentar nos estudantes a construção de comunidades interpretativas de leituras em comunicação com as exigências de aprendizagem dos discentes no cenário contemporâneo.Item Oralidade em cena na escola: slam como estratégia para letramentos literários de reexistência(2023-11-24T03:00:00Z) Marques, Rafaela Karolina Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/0003299084594674O Slam é uma competição de poesia falada, um espaço livre para expressão de discursos poéticos, marcados pela subversão literária, social e política. Esse artigo investiga como o gênero Slam atua enquanto prática de letramentos literários de reexistência em conexão com processos de ensino e aprendizagem da oralidade na Educação Básica. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se nas abordagens de Cosson (2006) sobre letramento literário e Silva (2005) quanto ao ensino de literatura, nos trabalhos com gêneros orais abordados por Dolz e Schneuwly (2004), no conceito de oralitura (Martins, 2003), na noção de letramentos múltiplos e heterogêneos (Kleiman,1995). Além disso, adotou-se o Slam como uma agência de letramento de reexistência (Souza, 2011), além de atentar-se ao trabalho com o Slam em sala de aula feito por Neves (2017); Miguel e Guimarães (2021). A partir da metodologia da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e com análise de conteúdo, a pesquisa foi realizada em consonância com as vivências pedagógicas realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, Núcleo de Letras/Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE/UAEADTec. Foi implementado um Plano de Ação Pedagógica – PAPE, com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública estadual de Pernambuco, baseado no processo de sequência didática. A intervenção pedagógica desenvolveu a escrita criativa, a leitura crítico-reflexiva, a oralidade e a expressão corporal dos estudantes. Assim, foi possível observar que a vivência com o gênero Slam impulsionou o protagonismo dos discentes e que o contato com a literatura a partir da oralidade tornou essa linguagem mais acessível, significativa e real para os discentes, pois foi observado que foi possível identificarem suas singularidades nos textos falados. Esse estudo oferece aparato teórico e prático para o trabalho com letramento literário a partir da oralidade, bem como amplia perspectivas para pesquisas acadêmicas e práticas educacionais, no que concerne ao ensino de literatura, pois, sendo essa, uma prática social marcada por interações subjetivas, nada mais coerente do que trabalhar com as “falas das ruas”, carregadas de identidades culturais, estéticas, sociais e históricas.Item Literatura para além das palavras: o gênero conto em diálogo com outras artes(2023-09-29T03:00:00Z) Santana, Lívia Carolina Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6787585752021755A formação de leitores é permeada por desafios que são historicamente relacionados ao ensino da literatura no Brasil, sendo assim, a desmotivação dos discentes diante dos textos literários instiga a busca por estratégias didáticas que superem essas dificuldades. Nesse contexto, a presente pesquisa, realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, tem como objetivo analisar como relações intertextuais e intersemióticas entre literatura e diferentes linguagens artísticas podem ser utilizadas em práticas de letramentos literários de discentes do Ensino Médio, considerando a formação de leitores críticos a partir do gênero conto. Os eixos teóricos incluíram os autores Cosson (2021), Soares (2019), Silva (2022), Scheffel (2016) e Freire (1995) quanto aos letramentos e à formação do leitor crítico; Koch, Bentes e Cavalcante (2008), Samoyault (2008) e Santaella (2007) acerca da intertextualidade e intersemiose; além de Gotlib (1998), Silva (2003) e Terra (2019) em relação ao conto na sala de aula. A investigação, realizada por meio de um estudo de caso em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, seguiu o percurso metodológico da pesquisa-ação, com movimentos cíclicos e integradores entre avaliação diagnóstica-ação-reflexão-ação. A partir da escuta das vozes dos sujeitos no ambiente escolar, compreendendo suas relações com a literatura, foi elaborado o Plano de Ação Pedagógica – PAPE, com base na sequência básica de Cosson (2021). Posteriormente, foram aplicadas as sequências didáticas do PAPE considerando as potencialidades do gênero literário conto em diálogo com outras linguagens artísticas. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de artes que fazem parte da realidade do discente fora do ambiente escolar, quando utilizadas na etapa de motivação, causa impactos positivos na produção de sentidos e na criticidade do leitor. Portanto, as conexões dialógicas são potenciais estratégias para a formação de leitores literários críticos.Item Narrativas de autorrepresentação no ensino fundamental – anos finais: foco no Slam Poetry(2023-09-29T03:00:00Z) Vasconcelos, Laíse Manuelle Tenório de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8539394141556247O uso da arte literária como meio de expressão e empoderamento tem despertado um crescente interesse no campo educacional. Nesse contexto, surge o Slam Poetry, caracterizado por uma forma performática de poesia falada, o qual tem se destacado por sua capacidade de amplificar vozes e mobilizar comunidades diversas. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar o gênero Slam Poetry em estratégias para construção de narrativas de autorrepresentação no 8º ano do Ensino Fundamental acerca de formas de utilização da arte literária nos processos de autorrepresentação e representação dos direitos de grupos historicamente silenciados. O embasamento teórico dessa abordagem pedagógica contou com autores, tais como: Cosson (2021), com reflexões sobre letramento literário, Beck (2022), com a noção de crenças nucleares, Dolz e Schneuwly (2011), os quais forneceram subsídios para o trabalho com textos escritos e oralidade, além de Souza (2021) que trouxe outras contribuições no que diz respeito ao Slam Poetry no Brasil. No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, com abordagem qualitativa e desenho metodológico descritivo e interpretativo (Gil, 1999). A sequência didática, que culminou na Batalha de Slam produziu resultados expressivos. Os estudantes demonstraram alto engajamento, indicando a relevância e o impacto do Slam Poetry como forma de expressão literária. Observou-se uma notável evolução nos eixos de leitura, produção textual e oralidade, no âmbito de ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, atendendo às demandas educacionais dos estudantes. Os achados dessa pesquisa contribuem para a compreensão da efetividade do uso do Slam Poetry como ferramenta pedagógica, além de ressaltar a importância da arte literária como meio de empoderamento e representatividade. A investigação realizada em uma escola pública destaca a necessidade de práticas educacionais que promovam a criatividade, a autonomia e a reflexão crítica dos discentes, instrumentalizando-os a desempenhar um papel ativo na sociedade. Assim, esse estudo oferece subsídios teóricos e práticos tanto para acadêmicos interessados na interseção entre literatura, educação e questões sociais, quanto para educadores que buscam abordagens inovadoras e inclusivas, capazes de promover a transformação social e o protagonismo dos estudantes.Item A obra literária Vidas Secas em sala de aula: trilhas para a formação de leitores(2023-11-10T03:00:00Z) Rodrigues, Daniela da Conceição; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações dialógicas entre a literatura e outras linguagens, especialmente por meio das leituras intertextuais da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, no processo de formação de leitores do 8º ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, com coleta de dados e aplicação de sequência didática no campo artístico-literário em uma escola pública da rede municipal de Pernambuco. A abordagem pedagógica adotada favoreceu a construção de conexões significativas entre o universo literário e a realidade dos estudantes. A atividade revelou-se exitosa ao proporcionar uma experiência enriquecedora e reflexiva em sala de aula, alinhando-se aos objetivos educacionais propostos. Para fortalecer a compreensão da obra, foram propostas atividades complementares além da roda de conversa, como análise de personagens, produção de ensaios e até mesmo encenações de trechos significativos. A avaliação foi contínua e formativa, focando não apenas na assimilação de conteúdo, mas na capacidade de os alunos expressarem suas ideias de maneira coerente e fundamentada. O trabalho com Vidas Secas não se limitou à sala de aula; ele transcendeu para a formação literária e pessoal dos alunos. A obra não apenas ofereceu uma experiência literária enriquecedora, mas também desafiou os estudantes a explorar questões sociais, éticas e existenciais, contribuindo para seu desenvolvimento crítico e humano. A obra serviu como uma ponte para a exploração de temas sociais, éticos e existenciais, incentivando os estudantes a enfrentarem desafios complexos e a compreenderem a riqueza das múltiplas camadas da condição humana.Item Leituras de fábulas no 9º ano do ensino fundamental: rumo à metodologia ativa aprendizagem em pares para a formação de leitores críticos(2023-11-10T03:00:00Z) Santos, Ana Júlia Silva dos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/1286580741023704O objetivo principal desta pesquisa é analisar as práticas de leituras de discentes do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista aplicação de planejamento didático- pedagógico para a inserção do gênero fábula em processos de formação de leitores críticos em diálogo com a metodologia ativa Aprendizagem em Pares. Esta pesquisa foi norteada pelas orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) e pelo Currículo de Pernambuco (Pernambuco, 2019), em relação às práticas de leitura no Ensino Fundamental. Quanto ao aporte teórico, priorizamos as abordagens de Cosson (2009), com reflexões sobre práticas de leitura e letramento literário nas escolas; Bacich e Moran (2018) sobre o uso das metodologias ativas; Mazur (2015), quanto à relevância da Aprendizagem em Pares; Alves (2007) e Chagas (2018), quanto à inserção do gênero fábula em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada em escola pública da rede estadual do município de Pesqueira-PE, em articulação com as vivências pedagógicas realizadas no Programa de Residência Pedagógica – PRP/Capes, do Núcleo de Letras - Língua Portuguesa EAD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAEADTec. Com a aplicação do Plano de Ação Pedagógica- PAPE foi possível contribuir nos eixos de leitura, oralidade e produção textual. A presente pesquisa confirmou as possibilidades de trabalho dinâmico com a Aprendizagem em Pares, envolvendo leitura e um gênero textual capaz de instigar reflexões sobre a realidade dos educandos, de maneira crítica e prazerosa. A partir das observações realizadas foi possível perceber o quão desestimulados os discentes estavam em relação às práticas de leitura. A inserção do gênero fábula Possibilitou momentos significativos de leitura e interpretação, além de estimular a criatividade dos alunos em produções em pares. Sendo assim, o presente estudo pode contribuir para dinamizar processos de incentivo à leitura literária, possibilitando aprendizagens ativas e colaborativas com apoio da metodologia Aprendizagem em Pares.Item Microcontos no Instagram: potencialidades para práticas de letramentos literários na cultura digital(2021-08-21T03:00:00Z) Melo, Yalle Rafaella Silveira de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9664453472374400Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e o dinamismo do ciberespaço, os gêneros literários se transformam e inauguram formas emergentes em diálogo com o fenômeno da ciberliteratura (SANTAELLA, 2012). Nesse contexto, surge o microconto literário divulgado nas mídias digitais, com destaque para a concisão na narratividade, além da unidade de tempo-espaço, e da supressão de personagens e episódios secundários, ou seja, características estilísticas e estéticas importantes na composição do gênero. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as percepções dos seguidores de contas do Instagram sobre o microconto literário, tendo em vista o conhecimento do gênero e suas potencialidades para dinamizar práticas de letramentos literários na cultura digital. O aporte teórico prioriza abordagens sobre microcontos, com base nos enfoques de Spalding (2014), Alvarés (2012), Seabra (2010), bem como os estudos de Cosson (2009) sobre letramento literário. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com desenho descritivo/interpretativo e prioriza a abordagem qualitativa. Destaca-se, ainda, estudo exploratório/bibliográfico em portais de teses, dissertações e periódicos, tendo em vista descritores, como: microcontos literários, microliteratura, microcontos no Instagram. Vale salientar que o principal resultado dessa pesquisa parte do conhecimento e da expansão do gênero microconto no Instagram, tendo em vista que essa rede social pode ser utilizada como instrumento para práticas de letramentos literários.
