Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Item O papel do letramento emocional no processo de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental(2023-12-21) Costa, Diane Coêlho; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Este trabalho trata de experiência literária vivenciada a partir da aplicação de uma oficina desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola de Referência de Ensino Fundamental Maria Cecília Barbosa Leal em Surubim, Pernambuco. Nosso objetivo com a atividade foi motivar os discentes, através de propostas de leituras literárias, à re(descoberta) do prazer de ler e, com isso, estimular as emoções dos estudantes e ajudá-los a compreender a importância de tratar as emoções, usando a literatura para a compreensão de sentimentos vivenciados por personagens com os quais os estudantes se identificaram. Assim, pudemos ampliar a habilidade da compreensão textual, aprofundar o interesse dos estudantes pela leitura de textos literários além de incentivar a criatividade e a compreensão do mundo e dos sentimentos ao se relacionarem com os sujeitos à sua volta. Para a construção deste relato, estendemos o olhar para os escritos de Rosenberg (2006) e Cosson (2006) para compreender o letramento emocional e literário, respectivamente. Para ampliação da competência leitora, realizamos com os alunos a exibição do filme Meu pé de laranja lima para depois fazermos a leitura do romance, além do tratamento com cordel como gênero literário usado na aula de linguagem. Observamos que os estudantes trabalharam positivamente durante a oficina, que culminou espontaneamente na criação de um cordel emocionante.Item Ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental em tempos de educação mediada por tecnologias digitais: interface com estratégias metodológicas(2021-08-23) Silva, Sueli Saraiva Bezerra da; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076As práticas de leitura e produção textual escrita são correlacionadas e representam atividades ligadas ao cotidiano dos sujeitos. Em muitas escolas, o ensino da leitura e escrita não é feito de forma contextualizada, o que pode trazer consequências para a aprendizagem, pois deve ser um processo que contribua para a formação de pessoas conscientes, criativas e críticas de seus direitos e deveres, que possam compreender e agir na sociedade em que vive. O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas em tempos pandêmicos do uso das tecnologias no ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, a metodologia adotada é pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, recorrendo também a procedimentos de pesquisa de campo, sobretudo na aplicação de questionário de perguntas respondidas por meio de videoconferência pela docente da turma do 2º ano da Escola Municipal Sebastião Eleonor, localizada na zona rural da cidade Vertente do Lério-PE, além de observação da aula on-line da turma. Os resultados obtidos mostraram a complexidade desses hábitos de trabalhar remotamente em tempos pandêmicos, que a situação perante as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita são diversas, e só serão superadas a partir da participação da escola, professores e dos pais.Item A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita(2018) Silva, Lucidalva Avelino da; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/7297428004982413Este trabalho, ancorado nas obras e legados de poetas, cantadores e autores diversos da literatura popular, tem por objetivo expor a importância da utilização dessa modalidade de expressão, na forma de poemas populares,emsalas de aulas, como forma de promover o hábito da leitura e da escrita. Estes poemas retratam a vida, a Natureza e a realidade do campo, muitas vezes de forma cômica–o que facilita sobremaneira a assimilação e a interpretação do conteúdo.Com ênfase na Zona da Mata, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, utilizar-se-á aliteratura popular como uma ferramentade apoio que incentive a leitura, o desenvolvimento da escrita e a correta interpretação de textos. Ao mesmo tempo em que incita o aprendizado, de maneira prazerosa, auxiliana formação e na preservação de uma cultura popular única, que culmina numa linguagem secundária, muito semelhante a um dialeto, com uma riqueza extraordinária de vocábulos e adágios de fácil absorção,que traduzem a genialidade da sabedoria do cidadão comum. Outro aspecto de relevância será a identificação de termos e expressões que possam constituir e engrandecer o léxico regional, também com base na análise dasobras e respectivos autoresdescritos nesse projeto, associando-os aos correspondentes termos ou palavras da Língua Portuguesa Oficial. Destarte, a concepção do presente trabalho busca utilizar o paralelismo entre a literatura clássica e a popular(representada pela poesia que a caracteriza, com a genialidade e a criatividade da sabedoria do povo) para fixar sutilmente as regras gramaticais mais básicas.
