Licenciatura em Letras (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2887


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Verbo-visualidade em graffiti: (multi)letramentos em estudo com alunos do 7° ano
    (2019-12-20) Silva, Emilany Borges da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/5792172295289510
    A linguagem das cidades, expressa nos muros por gêneros que se realizam urbanamente e aos quais se convencionou nomear de graffiti e pichação, será abordada à luz dos estudos dialógicos da linguagem com base nos estudos do círculo de Bakhtin, mais especificamente em Volochinov (1930), verificando a compreensão dos alunos sobre o enunciado verbo-visual produzido no suporte das ruas na esfera da linguagem social. Para esta pesquisa, realizada durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, foram aplicadas oficinas de escrita com estudantes do sétimo ano para discussão do conceito e distinção entre grafitar e pichar e análise dos sentidos nos textos selecionados e levados para a sala de aula (BRAIT, 2009 e 2013). Numa perspectiva multimodal (ROJO e ALMEIDA, 2012), os textos apresentam camadas comunicativas, constituindo dizeres, sentidos (e movimentos) na arte de grafitar pelas ruas. Os alunos analisaram e produziram textos de graffiti, vivenciando em sala de aula um pouco da arte com que os grafiteiros colorem a cidade cinza por meio de seus desenhos urbanos.