Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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Item Gamificação como estratégia metodológica ativa para o ensino de literatura : leituras literárias gamificadas de poemas(2023-11-23) Santos, Érika Vanessa Fonsêca dos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A sociedade hodierna exige que o sistema educacional atenda às suas necessidades, como a de sermos indivíduos dinâmicos e proativos diante dos desafios, capazes de trabalhar de forma cooperativa (Mello; Neto; Petrillo; 2020). Por esse motivo, neste trabalho, será tratado o uso de metodologias ativas em sala de aula, em especial, a gamificação sob a perspectiva de Busarello (2016), em aulas de literatura, com a leitura gamificada de poemas. O gênero literário poema traz grandes contribuições à formação do indivíduo, por suas temáticas relevantes para a sociedade e cultura (Nunes, 2016). Trata-se de um trabalho de pesquisaação que, após a etapa de levantamento bibliográfico, foi posto em prática em formato de oficina literária, em turmas de 3º anos do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma escola localizada na periferia da cidade de Recife, Pernambuco. Os resultados obtidos apontam para a utilização de jogos ou de estratégias gamificadas como potenciais motivadores e engajadores, e a evidente relação benéfica entre o gênero poema e a gamificação, posto que ambos são capazes de mexer com as emoções do indivíduo, promovendo um momento de aula prazerosa e, por conseguinte, significativa.
