Licenciatura em Letras (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2887


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics
    (2019) Almeida, Alexsandro Vital de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8065268277903070
    Pretende-se analisar as fanficse suas influências nas práticas de letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio.O estudo fundamentou-se nas abordagens dos seguintes autores: Barton e Hamilton (2000); Lévy (1999); Lima e Menezes (2017); Lorenzi; Pádua (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Moreira (2013); Neves (2012); Padrão (2007); Rojo (2009); Silva (2017); Soares (1998, 2002); Vargas (2015).A metodologia utilizada priorizou abordagem qualitativa, mediante técnicas procedimentais, tais como: pesquisa de campo em duas escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, aplicação de questionários com estudantes do ensino médio. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento sobre as fanfics(62,3%) e 83% não costumam ler fanficsna internet. Mesmo sem o conhecimento do gênero fanfic, muitos estudantes (39,6%) afirmaram que gostariam que o professor de literatura trabalhasse com fanficsem sala de aula. No cenário da cultura digital, a escola precisa desenvolver ações para motivar letramentos literários nos meios digitais, no sentido de ampliar práticas de leitura e escrita direcionadas à literatura. A fanficpode se transformar em uma ferramenta didática importante para estimular essas práticas de letramentos dos jovens estudantes do ensino médio, interessados nas conexões entre literatura e outras linguagens do ciberespaço.