Licenciatura em Letras (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item O texto dissertativo-argumentativo no livro didático do 3º ano do ensino médio(2023-11-29T03:00:00Z) Camelo, Fábio Rennan da Silva; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/0197021787176356Esta pesquisa dedica-se à compreensão do livro didático como uma das ferramentas basilares para o ensino-aprendizagem de turmas de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola de referência de uma cidade do agreste pernambucano. O estudo ressalta a importância do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, para tornar as aulas de Língua Portuguesa e redação mais acessíveis e dirimir eventuais dificuldades para a construção de textos. É realizada uma análise verticalizada com os parágrafos de conclusão das piores e melhores redações da Fundação Universitária para Vestibular – FUVEST, do ano de 2011. O trabalho se envereda com base em autores da linguística textual e funcionalista, com teóricos como Koch e Elias (2016), Koch (2022), Neves (2022) e outros. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com eixo nas pesquisas desenvolvidas durante o percurso na Iniciação Científica, com tais teorias, averiguamos como o livro didático expõe o texto dissertativo-argumentativo aos participantes de vestibulares e provas externas. Foi constatado a presença de um padrão recorrente nas piores e melhores redações "parágrafo marcado por relação intertextual através de alusões históricas, socioculturais e científicas filosóficas, em que o participante associa com o seu contexto".
