Bacharelado em Gastronomia (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/11
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Monitoria na disciplina de Empreendedorismo: relato de experiência no curso de Bacharelado em Gastronomia(2022-10-05) Pereira, Rosana Bezerra de Melo; Tschá, Elizabeth Regina; http://lattes.cnpq.br/9598413463162759; http://lattes.cnpq.br/9323099447863348O presente relatório tem por finalidade apresentar de forma descritiva as experiências vivenciadas na monitoria da disciplina de empreendedorismo ofertada pelo Departamento de Administração como componente curricular do sétimo período do curso de bacharelado em gastronomia da UFRPE. As atividades dessa monitoria ocorreram nos semestres 2020.1 e 2020.2 as aulas foram teóricas expositivas, em sala de aula virtual de modo remoto, em função da Pandemia de Covid-19 com carga horária de 60 horas de aulas teóricas e práticas. A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação integrada ao discente. O exercício da monitoria é percebido como um subsídio necessário à prática docente, pois o aluno-monitor além de complementar seus conhecimentos, adquire habilidades, capacidade de interação e trabalha a postura diante de determinadas situações, seja na vida acadêmica ou na profissional, ou seja, a monitoria atua como uma prática relevante para a formação do estudante ao se caracterizar como uma atividade de iniciação à docência. Durante a monitoria eu tive a oportunidade de realizar inúmeras atividades como auxiliar na correção dos trabalhos e elaboração de atividades práticas, ministrar aulas sobre alguns assuntos, orientar os alunos nos trabalhos e projetos. Esta foi uma experiência rica em todas as etapas, pois me proporcionou exercitar a rotina dos professores do ensino superior. Logo é relevante para formação do discente a oportunidade de experienciar o programa de monitoria, de modo a inserir o mesmo nas atividades de docência, colaborando não só com a formação e aperfeiçoamento do monitor, mas também como forma de auxílio e apoio para as atribuições acerca do lecionar uma disciplina para os docentes.Item Monitoria na pandemia da COVID-19: desafios do ensino remoto emergencial(2022-10-05) Santos, Letícia Oliveira Claizoni dos; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5026411273691742O período de pandemia da COVID-19 provocou transformações inesperadas na concepção do ensino superior presencial, exigindo dos seus agentes adaptações ao formato remoto. Este relatório trata da experiência da monitoria no processo de planejamento e desenvolvimento das atividades na disciplina de Planejamento Físico e Organizacional de Serviços de Alimentação, do Bacharelado em Gastronomia da UFRPE, nos dois Períodos Letivos Excepcionais oferecidos. Sendo um relato de experiência de caráter descritivo, apresenta do ponto de vista da monitoria, a construção do ensino remoto da disciplina durante a pandemia, incluindo atividades desenvolvidas, limitações e dificuldades, plataformas utilizadas, resultados e outras experiências, e considera as dificuldades e limitações impostas pela situação emergencial decorrente da pandemia. Por fim, são feitas considerações à experiência única de vivenciar e participar de forma ativa na construção de novas dinâmicas pedagógico-sociais em um contexto tão adverso, durante esse período particular da nossa história.
