02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Letramento em jogo: protótipo de ensino gamificado para estimular a leitura no 9º ano(2024-12-07) Leão, Valdenice Maria Rodrigues de Lima Oliveira; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/0144136151362858A falta de interesse pela leitura é algo mais recorrente do que imaginamos no contexto de ensino de Língua Portuguesa. O ensino de leitura apresenta desafios singulares, uma vez que os alunos do 9º ano estão em uma fase de desenvolvimento marcada por mudanças cognitivas, sociais e emocionais provenientes da adolescência. Diante desse cenário, a gamificação (BUSARELLO, 2016) surge como uma alternativa promissora para estimular o hábito da leitura e desenvolver habilidades e competências linguísticas de forma lúdica e atrativa. Este artigo, portanto, apresenta a elaboração de um protótipo de ensino (ROJO, 2017) gamificado como forma de estimular a leitura em alunos do 9º ano do ensino fundamental. Nesse contexto, a presente pesquisa, caracterizada a princípio como documental e qualitativointerpretativista, tem como objetivo elaborar e analisar um material didático, o protótipo de ensino (ROJO, 2017), para o ensino de língua(gem). Este protótipo de ensino tem a gamificação como estratégia de ensino e alinhado às diretrizes da BNCC (2017), para a formação de leitores mais críticos, eficazes e envolvidos. A pesquisa descreve o processo de criação do protótipo, sua possível aplicação em sala de aula e os resultados obtidos. Conclui-se que a gamificação tem grande potencial para tornar o ensino de língua portuguesa mais atrativo, sugerindo possibilidades para futuras aplicações em contextos educacionais.Item Formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental: o papel da inferência textual na produção de sentidos(2024-12-23) Andrade, Shirlei Laete de; Araújo, Ana Cristina de; http://lattes.cnpq.br/9622047401596304; http://lattes.cnpq.br/3874142490952501No cotidiano da prática docente e das participações em formação continuada para professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, deparamo-nos constantemente com desafios à formação de leitores. Um destes desafios é o trabalho com a inferência textual, e é sobre essa temática que versa o presente trabalho. Buscou-se, como objetivo geral, analisar de que forma a inferência textual contribui com o processo de leitura e compreensão textual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dialogamos teoricamente, dentre outros, com Koch e Elias (2018), Koch e Travaglia (2015), Geraldi (1985), Antunes (2003), Leila Nascimento Silva (2024). Quanto à metodologia, recorremos à pesquisa documental e bibliográfica (Gil, 2002), sendo nosso material de análise constituído, principalmente, por livros, artigos e documentos que versam sobre leitura e compreensão de textos; inferência textual; ensino de leitura e compreensão de textos. Os resultados indicam que o trabalho com as inferências em sala de aula contribui significativamente com uma formação proficiente dos estudantes no aspecto da leitura e compreensão de textos.Item O desenvolvimento do letramento a partir do texto literário: caminhos para a construção da identidade leitora(2025-01-16) Silva, Sabrina Vitória Souza da; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/9227860868028107Este trabalho aborda a relevância do letramento literário como ferramenta fundamental no desenvolvimento das competências leitoras. Também busca a formação de cidadãos críticos e reflexivos, preparados para utilizar a leitura e a escrita em variadas situações comunicativas propostas pela sociedade atual. A pesquisa, de natureza bibliográfica e exploratória, fundamentou-se nos aportes teóricos de autores como Candido (1972), Cosson (2019) e Soares (2019), com o objetivo de investigar as práticas de letramento que promovam a conexão entre a literatura e as vivências dos alunos. Para exemplificar essa proposta, elaborou-se uma sequência didática voltada às turmas do 9º ano do ensino fundamental anos finais, baseada no método do Letramento Literário de Cosson (2019) e utilizando como objeto o conto “Minha vida de escola”, de Odailta Alves. O estudo demonstra que o uso do texto literário enriquece o processo educativo, ampliando os horizontes cognitivos e emocionais dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento do letramento e a construção da identidade leitora. Além disso, destacou-se a necessidade de ampliar o conceito estrito de alfabetização, tão comum nos ambientes escolares, integrando a literatura como um eixo central na formação integral do aluno e promovendo sua relação com contextos sociais, culturais e históricos. Concluiu-se que práticas de letramento literário podem potencializar a leitura crítica e o engajamento dos discentes com a sociedade, atribuindo significado às suas experiências e estimulando uma compreensão mais ampla do mundo.Item Leitura no livro didático de língua portuguesa: análise de atividades de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora(2024-12-17) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Ranieri, Thais Ludmila; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641A leitura é fundamental para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando estão em uma fase de transição para o ensino médio e precisam aprimorar habilidades mais complexas de interpretação e compreensão. O livro didático exerce um papel essencial nesse processo, sendo muitas vezes o principal recurso utilizado em sala de aula. Ao ter acesso a ele, o aluno tem a oportunidade de se tornar um leitor crítico, aprimorando sua capacidade crítica de leitura em níveis mais profundos. Neste sentido, o presente estudo traz reflexões acerca do tratamento dado à proposta de leitura presente no livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental. Neste contexto, questiona-se: Como o livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano, da coleção Português Linguagens (William Cereja e Carolina Vianna), contribui para o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos, considerando as propostas de leitura e as estratégias apresentadas no material? Nesta perspectiva, trazemos uma análise do 1º capítulo da II Unidade do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português Linguagens (8º ano), dos autores William Cereja e Carolina Dias Vianna. O trabalho tem como objetivo geral analisar as propostas de leituras presentes no livro didático Português Linguagens do 8º ano de William Cereja e Carolina Vianna, com foco na sua contribuição para a formação de leitores críticos. Os objetivos específicos são: analisar as atividades de leitura propostas no livro didático, identificando se promovem compreensão crítica; avaliar a seleção de textos no material didático e sua relação com a prática social da leitura e verificar se o livro didático estimula estratégias de leitura que vão além de práticas mecanizadas. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Este trabalho está fundamentado a partir das contribuições de Marcuschi (2005, 2008); Kleiman (1995), Abreu (2021), Choppin (2004), Colomer (2007), Freire (1987), Koch e Elias (2006), Nascimento (2019), Soares (2004), Solé (1998) e Tagliani (2011).Item Atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa dos anos iniciais: um olhar sobre o tratamento dado aos gêneros multimodais(2025-04-15) Mendes, Misleide Gomes da Silva; Silva, Silvio Profirio da; http://lattes.cnpq.br/5845735905741597Desde o início dos anos 2000, tem início um processo de proliferação dos aparatos tecnológicos. É nesse cenário que tem início o processo de divulgação de um amplo quantitativo de estudos e pesquisas acerca da multimodalidade discursiva, bem como acerca da sua presença na constituição dos gêneros discursivos/textuais. Este trabalho tem como objetivo geral conhecer o tratamento dado aos gêneros multimodais presentes nas atividades de leitura oportunizadas pelo livro didático A conquista: Língua Portuguesa (5º Ano). Os objetivos específicos são: (I) perceber o enfoque dado aos gêneros multimodais subjacentes às atividades de leitura presentes nesse manual, (II) refletir sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita na utilização dos textos multimodais. O presente trabalho está respaldado no âmbito da pesquisa qualitativa, assim como no âmbito da pesquisa documental. Os resultados apontam que o livro didático A Conquista materializa uma razoável diversidade/variedade de gêneros multimodais. Além disso, os dados demonstram que as atividades de leitura nem sempre promovem a reflexão acerca de todos os elementos semióticos e visuais presentes nos gêneros multimodais.Item Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos(2019-08-02) Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9172035980770338A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a literatura em quadrinhos como suporte de leitura na era digital, a fim de instigar o interesse dos jovens sobre a leitura, que são submetidos às tecnologias desde a infância. Para realizar esta perspectiva, a proposta deste trabalho é criar e incentivar o hábito da leitura de livros clássicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus desta pesquisa. Com o avanço da tecnologia, surgiu nova forma de leitura e escrita que transformou os jovens. Esse avanço facilitou o surgimento do estudo relacionado ao letramento digital e aos textos multimodais. Através desse avanço, se obteve o interesse de conciliar o gibi e a literatura para transformar a literatura em quadrinhos digitais, incentivando o hábito da leitura nos jovens que estão cada vez mais longe dos livros impressos e mais inseridos no mundo digital. Assim, Para a composição e análise deste trabalho, será estudada a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como também os autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro e Rildo Cosson serão citados para abordar os temas letramento digital, letramento literário e os textos multimodais. Com isso, pretendemos mostrar a ideia de criar quadrinhos recriando a literatura para que a leitura volte a ser o hábito preferido dos jovens na era digital.
