02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Gestão de qualidade de ensino : o papel dos coordenadores pedagógicos da escola municipal Sinhô Bandeira no município Paudalho-PE(2024-11-04) Santos, Nayara de Oliveira Chagas; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/3183927378668973A gestão da qualidade de ensino é um aspecto crucial para educação moderna, visando garantir que as instituições educacionais atendam às necessidades dos alunos e da sociedade de maneira eficaz. Nesse contexto, os coordenadores pedagógicos desempenham um papel fundamental, atuando como agentes de transformação e apoio aos professores, eles também são responsáveis por acompanhar de perto o desenvolvimento das práticas pedagógicas, orientando e auxiliando os professores na construção de metodologias eficientes e inovadoras. A partir deste cenário, este estudo teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos coordenadores, por meio de questionários e com isso, observar quais são as possíveis falhas e avanços que norteiam o ambiente escolar. Como resultado, temse a falta de materiais didáticos para se trabalhar com os alunos, para serem usados no laboratório e equipamentos audiovisuais que poderão contribuir para o alcance dos objetivos profissionais, entre outras conclusões que serão apontadas.Item A arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracista(2023-10-24) Silva, Jobson Jorge da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/9702054339589037O presente artigo objetiva apresentar uma proposta para o trabalho na educação básica na perspectiva da desconstrução de imaginários sociais que desconsideram ou desprezam as contribuições africanas à formação sociocultural brasileira. Nesse sentido, entendemos necessário iniciar a construção de uma nova mentalidade social a partir da escola, pois é nesse ambiente que crianças e adolescentes formam suas identidades sociais e aprendem a valorizar as diversas culturas e diferenças sociais existentes. Nesse sentido, pretendemos discutir a relação das questões étnico-raciais e educação básica, na sequência, apresentaremos a análise dos dados coletados a partir de entrevistas realizadas com docentes de uma escola pública e municipal no interior do estado de Pernambuco e por fim uma proposta didática que colaborará com práticas docentes que combatam o racismo na escola e insiram as questões étnico-raciais na escola básica. O trabalho, portanto, é de natureza qualitativa e fundamenta-se, principalmente, na produção de Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) e Brasil (1996).Item O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão(2023-09-18) Oliveira, Adriana Maria Custódio Braga de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/1718703484782224O presente trabalho visa expressar a importância do uso do cinema como estratégia pedagógica, contribuindo com a inclusão em escolas em todos os níveis da educação básica. Tem o intuito de conscientizar os estudantes e educadores sobre a importância e o respeito pela inclusão, sobretudo o autismo, além de estimular o uso de recursos cinematográficos nas práticas em sala de aula ampliando o conhecimento, desenvolvendo a percepção e despertando a interação entre os discentes e docentes. A seleção de filmes com temáticas inclusivas, voltadas para o autismo, movimenta questões cotidianas sobre pessoas excluídas ou marginalizadas na sociedade, auxiliando no entendimento das situações vivenciadas e contribuindo para uma atuação pautada no respeito à pluralidade.Item Utilização do Storytelling como ferramenta de educação ambiental aplicada às disciplinas de ciências da natureza na educação básica(2019-08-05) Souza, Clélio da Cruz; Silva, Pedro Henrique Barboza da; http://lattes.cnpq.br/5073088306150989; http://lattes.cnpq.br/5284500502587627O mundo contemporâneo possui uma sociedade com hábitos consumistas, baseada em um sistema econômico de produção e de consumo cada vez mais exagerado; porém, devido ao modelo consumista da atualidade, ocorre a preocupação com a degradação ambiental. Esta consiste em um processo de redução dos potenciais renováveis, afetando o equilíbrio ambiental da fauna e da flora, principalmente com a degradação do solo e dos recursos hídricos, indispensáveis não apenas para a nossa sobrevivência como também a de todo o ecossistema do planeta, sem os quais as gerações futuras estarão fadadas ao caos ambiental. Nesse sentido, principalmente nos grandes centros urbanos, surgem às questões socioambientais, para as quais o desenvolvimento econômico é preciso ser gerado sem impactar negativamente a biodiversidade. Muitas vezes, o descarte de resíduos sólidos de maneira indiscriminada nos centros urbanos, gerando o acúmulo de lixo por toda parte, afetando os recursos naturais e renováveis, provocando poluição da água, do solo e do ar entre outros tipos. O presente trabalho objetiva pesquisar na literatura o estado da arte quanto à utilização do Storytelling para fazer uma abordagem sobre a importância da educação ambiental nas disciplinas das áreas de ciências da natureza do ensino básico, visando sensibilizar o público escolar dos centros urbanos quanto à importância da preservação e da conservação ambiental, bem como do descarte adequado dos resíduos sólidos e todo tipo de lixos urbanos. Será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema abordado e, ainda, uma análise do processo didático atual das escolas a respeito da educação ambiental e da conscientização ambiental, focando no correto descarte de resíduos sólidos dos espaços urbanos sem prejuízo ao meio ambiente.Item INPE 60 anos resgate histórico e aplicação dos produtos tecnológicos e informações no ensino básico(2022-06-18) Schaffel, Gilmara Biancardi; Souza, Lucila Quirino Lopes de Paiva; Santos, Leonardo Barbosa Torres dos; http://lattes.cnpq.br/2800034267415426; http://lattes.cnpq.br/7593232188801009O presente trabalho tem por objeto de estudo o resgate da história do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE. Além do resgate histórico do INPE, buscamos utilizar as ferramentas tecnológicas, desenvolvidas pelo INPE, para despertar o interesse nos estudantes e, assim, conduzir a uma melhor compreensão dos assuntos vivenciados em sala de aula, realizando um trabalho interdisciplinar. Para a realização deste projeto, buscou-se inserir a interdisciplinaridade para o estudo da ciência, a ser ministrada para a educação básica no nível de Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo assim, incentivar o estudo da Astronomia como uma ciência criativa, trazendo o lúdico da disciplina e inserindo a sua relação com o cotidiano, para que os educandos possam ser motivados à análise e à observação para que seu conhecimento seja enriquecido. A partir do projeto desenvolvido será redigido um artigo a ser enviado para a Revista Latino Americana de Educação em Astronomia que poderá, sendo publicado, levar ao conhecimento dos leitores a divulgação do trabalho realizado pelo INPE e de como aplicar as informações e conhecimentos produzidos nessa instituição no Ensino Básico.Item Introdução de um clube de astronomia para o ambiente escolar(2022-06-17) Ramos, Daniel Domingos; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/9790451124596594Ao analisar os grandes desafios atuais do ensino das ciências em escolas de educação básica em todo o território brasileiro, é fundamental observar quais aspectos podem contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos físicos e intelectuais presentes nas unidades de ensino. É primordial, em qualquer área do conhecimento, a inovação e o engajamento de vários componentes curriculares para que o estudante sinta-se parte do processo de aprendizado não apenas como um mero telespectador, mas como um agente efetivo da mudança realizada no seu ambiente de convívio com outras pessoas. Introduzir novas fontes de conhecimentos não é apenas um modo de mostrar que existem caminhos que ainda não foram abordados, é fundamentar no desenvolvimento de todos uma base sólida de conhecimento e ofertar oportunidades para o crescimento pessoal e, adiante, o crescimento profissional de cada envolvido. Considerando tantos aspectos particulares no modelo de ensino atual, a proposta de introdução de um clube de astronomia em escolas de ensino básico torna-se uma poderosa ferramenta de trabalho para profissionais de vários segmentos, independente de seu segmento, pode ser plausível trabalhar esse modelo de ensino fora da sala de aula, trazendo novas tecnologias, informações e perspectivas inovadoras para as possibilidades dentro de sala de aula. Ao analisar um proposta que leva informação em um formato novo é comum o questionamento “dará certo?”, mas o questionamento esbarra em um universo particularmente interessante que traz questionamentos antigos e profundos como “estamos sós no universo?”. Tantas perguntas não poderiam ser debatidas se os conhecimentos da astronomia não fossem inseridos em um ambiente onde muitas mentes jovens possam dar suas contribuições e expôr suas experiências de modo simples e lógico para que se possa buscar talvez não uma resposta definitiva para essas grandes e antigas questões, mas uma resposta que pode surgir é “sim, dará certo”.
