02.2 - Especialização (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Percepções sobre o ensino interdisciplinar de artes: relatos de uma prática pedagógica(2023-10-23T03:00:00Z) Tenório, Lais Aparecida Martins; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/0452638254462177Esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições do ensino interdisciplinar de Artes, assim como refletir os possíveis diálogos que resultam no ensino de Artes. O referencial teórico contemplou discussões acerca de que existem inúmeras possibilidades de incluir as tecnologias em aula, mas para haver aprendizagem significativa é necessário um direcionamento objetivo por parte dos docentes, direcionando para que os alunos assimilem a metodologia da aula e os conteúdos a serem alcançados. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em estabelecer um paralelo entre investigação e avaliação proposta neste estudo, sendo dividido por etapas: a primeira foi analisar bases teóricas relacionado com o tema, em seguida reflexão do conhecimento e a realidade, em seguida colocamos em prática toda teoria vista. Os dados obtidos indicam a importância do indivíduo na formação de sua reflexão pessoal, rompendo com o papel do ensino tradicional de Artes, onde os docentes são os únicos detentores do saber. Buscarmos outra dimensão do pensamento que possa identificar os pontos que convergem e divergem, trazer à tona o que está por trás de cada discurso, método ou teoria, de modo a conhecer melhor cada um dos campos para saber como entendê-los e articulá-los com no atual contexto social e tecnológico.Item Tecnologias mobile no ensino de Artes para estudantes surdos(2023-05-25T03:00:00Z) Carmo, Clessiane Silva do; Santos, Viviane Carmo dos; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/5246105586168825; http://lattes.cnpq.br/6611025423853493Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as tecnologias mobile podem contribuir para o ensino e aprendizagem de Artes por crianças surdas, a partir de análises sobre como os professores fazem uso das tecnologias digitais no ensino de Artes. Foi considerada a utilização de tecnologias mobile como: FlipaClip e Google Arts & Culture. Além da aplicação destas ferramentas nas atividades de Artes com alunos surdos, e verificação dos benefícios desse uso. O referencial teórico contemplou discussões acerca da necessidade das escolas se adequarem para atender os educandos surdos, a importância do conhecimento de Artes, os variados contextos que os aplicativos podem ser utilizados no ensino de Artes e sobre considerar o contexto do aluno como condição para que o ensino de Artes possa promover experiências intelectuais. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, questionário e observações de aula com professores e estudantes surdos do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Estado de Pernambuco. A pesquisa constatou que práticas educativas inovadoras, com o uso das tecnologias mobile, contribuem positivamente no ensino e aprendizagem de estudantes surdos.Item O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica(2023-04-28T03:00:00Z) Silva, Alvanir Ivaneide Alves da; Melo, Josicleide Maria do Nascimento; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/1148619985538727; http://lattes.cnpq.br/3166593694218456Ao longo deste trabalho de conclusão de curso busca-se pensar a respeito do ensino de Artes, mediado por tecnologias digitais, sendo mais preciso, por museus virtuais, que através da internet tem possibilitado que na sala de aula seja acessado acervos de artes diversas. Neste contexto, podem proporcionar ao ensino de Artes, a partir da interdisciplinaridade dos espaços formais com os espaços não formais de ensino e da experimentação do uso das ferramentas digitais como espaço de desenvolvimento das aprendizagens. Sendo assim, o referencial teórico contemplou discussões acerca da relação que pode se medida entre a prática pedagógica e museus, o ensino de Artes, a Semiótica e os recursos midiáticos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na seleção de cinco museus nacionais que possuem virtualidade e na análise de um deles , neste caso, o museu dos memes, por possibilitar de forma mais oportuna, trabalhar a temática da semiótica em sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o uso dos memes através do museu virtual , pode possibilitar um espaço de aprendizagem de forma lúdica e focado na compreensão das mensagens contidas nas imagens.Item As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte(2019-08-03T03:00:00Z) Moura, Wanessa Menezes de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8099239008020509Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.
