02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Panorama dos estudos sobre avaliação do bem-estar emocional dos técnicos de enfermagem desde o contexto da pandemia(2024-08-17T03:00:00Z) Mendes, Bruno Vinícios Medeiros; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/5287229777088505É de conhecimento geral, que a pandemia do COVID-19 representou um momento histórico na história do ser humano. Uma emergência sanitária como essa a muito não havia sido vivenciada, levando a um grande número de óbitos e ainda mais de sequelas emocionais. Objetivamos avaliar o bem-estar emocional do profissional de saúde, com foco no contexto pós-pandemia. Enfatizando a apresentação da evolução dos estudos relativos ao tema, identificando os principais aspectos no intuito de apresentar uma síntese dos estudos e buscar orientar a construção de estudos futuros relativos à temática. Foi realizada uma revisão sistemática sobre os temas, iniciado pela seleção dos descritores mais adequados a pesquisa, seguido pela seleção das bases de dados, sendo selecionados trabalhos cujo conteúdo se adequasse aos critérios estipulados dentro dos critérios de inclusão e exclusão. A partir disso, formou-se o portfólio da pesquisa, utilizando essa ferramenta na análise e desenvolvimento do trabalho, o mesmo foi organizado de forma a conter vários aspectos pertinentes, como: base de dados, título, ano, autores principais e secundários, instituições dos autores, periódico responsável pela publicação, metodologia utilizada, resultados e perspectivas para futuros estudos. Referente ao alcance dos objetivos, concluímos que muitos são os aspectos que carecem de atenção, mas que é fundamental o acompanhamento na gestão da equipe, a fim de realizar uma prestação de serviço de qualidade por parte dos colaboradores. No tocante ao bem estar emocional dos técnicos de enfermagem, apontamos uma rápida tomada de decisão por parte dos gestores, bem como um extremo esforço físico no combate na linha de frente. Seguido por um acompanhamento farmacêutico e profissional. Por fim, podemos evidenciar dois aspectos relevantes no tocante aos eventos subsequentes. Planos de contingência com a finalidade de minimizar os impactos sobre a gestão e os setores. E um acompanhamento psicológico regular dos técnicos de enfermagem, buscando proporcionar melhores condições de trabalho e consequentemente, uma prestação de serviço correspondente. O estudo teve suas limitações devido a ausência de mais estudos continuados que contemplassem o tema. Sugere-se pesquisar em outras bases de dados nacionais e internacionais, utilizando descritores mais abrangentes, bem como propõe-se uma agenda de pesquisa para o tema.Item Fomento à gestão da tecnologia da informação e comunicação no contexto educacional durante a pandemia da COVID-19 na esfera municipal(2022-10-07) Pereira, Amanda Malena dos Santos; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/0693160514160011As Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas no ambiente educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais ações foram propostas pela União para a gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional municipal durante pandemia da Covid-19. A pesquisa teve embasamento qualitativo com caráter investigativo documental, os dados obtidos foram de ordem secundária e examinados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as recomendações das Tecnologias de Informação e Comunicação para a gestão educacional municipal estiveram voltadas para o planejamento da reposição da carga horária do calendário escolar ao término da pandemia. No que diz respeito à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil se restringiu à atividade de leitura com meios digitais quando possível. Tratando-se de todos os anos do Ensino Fundamental, as sugestões de Tecnologias de Informação e Comunicação relacionaram-se à utilização de meios e plataformas digitais, atividades síncronas e assíncronas, além do uso de mídias sociais. Concluiu-se com esta pesquisa que o estímulo à gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação para a esfera educacional municipal teve caráter facultativo para a gestão escolar; incentivo para algumas atividades em meio digital na Educação Infantil, quando possível; e amplitude de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental.Item Controle social em tempos de pandemia da COVID-19 no município de Arcoverde-PE(2022-09-15) Britto, Edilton Avelino de Lima; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/0471314857150714O controle social pode ser compreendido como uma forma de participação social na fiscalização das ações dos atores políticos e sociais, no uso e emprego dos recursos públicos. O objetivo desta pesquisa foi investigar como foram realizadas as ações orçamentárias no município de Arcoverde-PE, no período da pandemia da Covid-19, referente ao ano de 2021. Os procedimentos metodológicos tiveram embasamento na abordagem quali-quantitativa de pesquisa, os dados foram de ordem secundária e obtidos no Portal da Transparência do Governo Federal, e a análise dos dados foi embasada na análise de conteúdo e na análise de distribuição de frequência. Os resultados revelaram que as ações orçamentárias arcoverdenses no ano de 2021 ocorreram da seguinte forma: a maior frequência de transações financeiras esteve relacionada a três ações orçamentárias vinculadas ao programa “Dinheiro Direto na Escola para a Educação Básica”; as principais movimentações de transferências financeiras foram transferências “legais, voluntárias e específicas”; os mais favorecidos com as transferências municipais foram os fundos públicos; e o maior valor transferido para o município não teve identificação do elemento de despesa. Concluiu-se com a pesquisa que as ações orçamentárias realizadas no município de Arcoverde-PE no ano de 2021 e dispostas no Portal da Transparência do Governo Federal estiveram voltadas para atendimento das necessidades da sociedade arcoverdense, por estarem relacionadas aos programas de gestão municipal, inclusive para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus; e percebeu-se a existência de ações orçamentárias sem elementos de despesa.Item Um estudo sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino infantil durante a pandemia de Covid-19 no município de Solidão-PE(2022-09-13) Lima, Márcia Galdino de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432; http://lattes.cnpq.br/6668670036542999A pandemia de Covid-19 assolou o mundo afetando negativamente a vida das pessoas, causando medo, doenças, mortes e problemas diversos na sociedade. Como medida de proteção, o afastamento social foi adotado para combater a disseminação dessa doença. Devido a essas restrições, o sistema de ensino buscou alternativas para além de proteger os profissionais e estudantes, manter o vínculo escolar e promover o ensino, mesmo que de forma remota. Esta pesquisa teve como objetivo saber como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuíram no processo de ensino em uma escola pública infantil, no município de Solidão-PE. Buscou-se identificar os meios tecnológicos utilizados pelos professores em suas aulas, verificar as principais dificuldades encontradas, assim como a realização de capacitações para o uso de tecnologias na realização das aulas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, uso das TICs na educação, educação infantil entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma pesquisa junto às professoras da escola, utilizando como meio de coleta de dados um questionário, elaborado no google forms com perguntas fechadas e abertas. Os dados obtidos indicam como principal dificuldade para o ensino remoto, o difícil acesso a internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos estudantes. Contudo, apesar das dificuldades, 75% das professoras afirmaram ter obtido retorno positivo em suas aulas. Com base nos resultados e discussões apresentados, a educação mediada por TICs é uma realidade, que traz grande contribuição para o ensino, pois agiliza o processo de comunicação, porem a necessidade de inclusão dos meios tecnológicos é urgente, em especial para a classe mais pobre. Sendo assim, a inclusão digital deve ser incentivada para todos, assim como os professores devem ser valorizados através de formação continuada com ênfase em mídias digitais e tecnológicas e recebimento de ajuda de custo para aquisição de equipamentos tecnológicos e acesso a internet.
