02.2 - Especialização (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena(2019-07-22T03:00:00Z) Praxedes, Jamerson Lopes; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.Item Astronomia e arte: ação pedagógica de ensino da astronomia por meio da arte, utilizando softwares de edição de imagens(2022-06-15T03:00:00Z) Praxedes, Jamerson Lopes; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343Esta pesquisa discute as relações entre Astronomia e Arte, realizando uma oficina que tem o intuito principal propagar o ensino da Astronomia por meio da Arte de forma lúdica e interativa, usando softwares de edição de imagens. Sendo o ensino da Astronomia ainda hoje pouco explorado nas instituições de ensino, nesse contexto, elaboramos uma ação pedagógica de ensino de Astronomia por meio da Arte, para ser aplicada de modo remoto. Por tanto esta pesquisa tem como questão investigativa: Como podemos ensinar Astronomia por meio da Arte? Com isso, nosso objetivo geral consiste em “Executar uma ação pedagógica de ensino da Astronomia por meio das Artes Visuais, utilizando softwares de edição de imagens”. Então realizamos estudos teóricos sobre o ensino de arte, ensino da Astronomia e software de edição de imagens. Além disso, identificamos temas como Exposição artística no auxílio de ensino.
