Progressões Acadêmicas para Professor Titular
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Item Aplicações do monitoramento acústico passivo na avaliação do comportamento alimentar de camarões(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-11) Peixoto, Sílvio Ricardo Maurano; http://lattes.cnpq.br/5714254437228167O monitoramento acústico passivo ou “PAM” (sigla utilizada do inglês “Passive Acoustic Monitoring”) é uma ferramenta amplamente utilizada para detecção sonora e avaliação do comportamento de diversas espécies aquáticas. Os crustáceos apresentam diversos mecanismos para emissão de sons, normalmente associados a situações ou comportamentos específicos. Nos camarões, a emissão de som ocorre através do choque entre as mandíbulas durante a ingestão de alimento, gerando um som de “clique” que permite a associação com a atividade alimentar dos animais. Neste sentido, o PAM vem sendo utilizado para o desenvolvimento de alimentadores automatizados na criação comercial, assim como representa uma alternativa não invasiva para estudar o comportamento alimentar de camarões em condições laboratoriais. No Capítulo I da presente Tese, é apresentada uma revisão das aplicações do PAM para avaliação do comportamento alimentar de camarões em laboratório, além da introdução de conceitos, termos e metodologias gerais no âmbito da bioacústica. Dentre as principais contribuições da aplicação de PAM em estudos laboratoriais com camarões, pode-se destacar: a caracterização acústica de cliques e estrutura mandibular associada à sua emissão para diferentes espécies; detectar variações em parâmetros acústicos de cliques em função do tamanho dos animais, textura e tamanho dos péletes de ração; e ainda analisar efeitos no comportamento alimentar causados pelo tamanho dos camarões, densidade de estocagem e características específicas de dietas artificiais (textura, formulações, aditivos e tamanhos de pélete). Nos Capítulos seguintes, são apresentados dois estudos de caso relacionados a aplicação de PAM para caracterização de cliques e análise do comportamento alimentar de Litopenaeus vannamei. No Capítulo II, foram investigados os efeitos do ciclo de muda (ecdise) nas características acústicas dos cliques emitidos durante a atividade alimentar. Os estágios de pós-muda e intermuda afetaram as características acústicas dos cliques, com menor energia máxima (dB) dos cliques emitidos por camarões na pós-muda provavelmente associada a menor espessura da cutícula mandibular observada neste estágio. Já no Capítulo III, foram utilizadas diferentes frequências alimentares (uma, duas, quatro e oito vezes ao dia) para avaliar o comportamento alimentar dos camarões. Os resultados indicaram uma maior atividade acústica e consumo de ração em grupos de camarões alimentados mais vezes ao dia, com destaque para frequência alimentar de oito vezes. Os resultados da presente Tese ressaltam as contribuições do uso PAM como uma metodologia etológica eficiente para aprimorar nosso conhecimento sobre o comportamento alimentar de camarões em laboratório.Item Aprimoramento da técnica CCWO para cães com ruptura de ligamento cruzado cranial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-10-05) Tudury, Eduardo Alberto; http://lattes.cnpq.br/2906155138699806; Tenório, Ana Paula Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1785548386077618; Rodrigues, Mauro Roberto; http://lattes.cnpq.br/4644640577699717; Rahal, Sheila Canavesse; Negro, VirginiaA osteotomia em cunha de fechadamento cranial (CCWO) é uma das técnicas periarticulares de osteotomia da tíbia que visa reduzir o ângulo do platô tibial (APT) e assim anular o deslocamento cranial da tíbia proximal em relação aos côndilos femorais. Esta pesquisa teve como objetivo introduzir nessa técnica aprimoramentos, visando maior eficiência terapêutica. Dentre eles coube o uso do v POP PRO – veterinary Preoperative Orthopaedic Planning; utilizar o método do centro de rotação angular (CORA) para resseccionar a cunha; adotar o valor de APT menos 5º graus em relação ao ângulo da cunha; alinhar os fragmentos pelas corticais craniais; realizar primeiro a avaliação gráfica da proposta para posteriormente aplicá-la nos cães com ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCCr); executar os procedimentos baseado em seis medidas de localização; verificação pré-cirúrgica, por comparação em negatoscópio, relação entre a placa e a radiografia impressa em tamanho real, para averiguar a necessidade de modelamento prévio da placa e o local que esta seria situada na tíbia, para que os parafusos não adentrassem à articulação, à linha de osteotomia e que todos eles sobressaíssem da cortical “Trans”; realizar, quando possível, a meniscectomia por mínima abordagem medial; dissecação do periósteo da crista tibial e músculo tibial cranial e sua aponeurose para usá-los na síntese como ponto de ancoragem do “pesanserinus”; fazer com serra manual pré corte da cortical “Cis” que evitasse o deslizamento fora da linha proposta da serra oscilatória; efetuar compressão inter fragmentária mediante pinça de Weber, banda de tensão e placa de osteotomia de nivelamento do platô tibial (TPLO) bloqueada, geradora de compressão dinâmica e passível de prefixação com pinos de Kirschner; auto enxertia do osso corticoesponjoso da cunha sob o músculo tibial cranial; testagem com pino, antes de colocar o parafuso proximal, se seu orifício não penetrava na articulação. Após determinação do novo método de planejamento baseado no CORA, foi feita a análise em 19 imagens radiográficas de tíbia, de cães adultos normais, para verificar as mudanças do APT e o encurtamento tibial com essas modificações. Posteriormente, foram operados 15 joelhos de 12 cães com diagnóstico clínico e radiográfico de RLCCr, onde os fragmentos tibiais, proximal e distal, foram fixados conforme predeterminado, cuja cunha nunca ficou a menos de 5mm distal à inserção do ligamento patelar na tuberosidade tibial. O planejamento computacional permitiu uma redução do APT médio de 24,04° (+-2,72) para 7,73° (+-0,74), quando a cunha foi posicionada pelo método do CORA e alinhamento cranial. Verificou-se variação do APT, segundo o alinhamento dos fragmentos, sem diferença significativa. Quando a altura do posicionamento da cunha foi em nível do CORA, comparado com uma altura mais distal, a variação no APT se mostrou significativa. Os animais tiveram um encurtamento médio de 0,84 (+-0,13) cm sem comprometimento clínico ao uso do membro. A aplicação cirúrgica em cães com APT médio de 24,76º (+-4,08), esse foi reduzido para 9.26° (+-3,82), e com mudança satisfatória da claudicação. A técnica aqui modificada demonstrou eficácia para o nivelamento do platô tibial, inibindo o deslocamento cranial da tíbia, proporcionando 86,66% (13/15) de melhora dos joelhos operados, com mínimo encurtamento tibial e ausência de calo ósseo identificável apesar da correta consolidação e auto enxertia. Foi notória a satisfação dos tutores ante ao rápido retorno à apropriada e indolor deambulação. Além disso, conferiu espaço ósseo suficiente para estabilização com placa para TPLO (com bloqueio) e estabilização auxiliar com banda de tensão. O planejamento por meio do vPOP PRO, o alinhamento dos fragmentos pelas corticais craniais, o posicionamento proximal da cunha com base na localização do CORA, respeitando-se a distância desde a tuberosidade tibial em relação à linha proximal da cunha, o uso de placa de TPLO bloqueada e com compressão dinâmica, o posicionamento da cunha e da placa conforme as seis distâncias pré-estabelecidas no planejamento e a complementação da estabilização com pino cranial em banda de tensão mostraram ser parâmetros importantes a serem seguidos para o sucesso e a recuperação funcional. Sugere-se avaliação da técnica em maior tempo e número de animais.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018-12) Loges, Vivian; http://lattes.cnpq.br/2053727463453766Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-06) Piscoya, Victor Casimiro; http://lattes.cnpq.br/4581165998180986Este Memorial faz parte das exigências para promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014 – CONSU/UFRPE e Resolução No 120/2018 – CONSU/UFRPE e Instrução Normativa No 001/2014 – GR/UFRPE. Consiste num relato de minha trajetória acadêmia no cargo de professor de 3º grau da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, de abril de 1982 até a presente data. Para fins de organização e possibilitar melhor entendimento de minha trajetória, o presente Memorial foi dividido em 4 grupos: I – DADOS GERAIS; II – ATIVIDADES DE ENSINO; III – ATIVIDADES DE PESQUISA; IV – ATIVIDADES DE EXTENSÃO; e V – ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS. Em cada grupo procurou-se apresentar as atividades em ordem cronológica, independente da importância dos mesmos. Tendo em vista que no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular deverá ser demonstrada, de acordo com o artigo 2º da Resolução 86/2014 do Conselho Universitário da UFRPE, excelência e especial distinção, obrigatoriamente, no ensino e na pesquisa ou extensão do candidato, este documento representa um recorte das minhas atividades, previstas no artigo 6º da referida Resolução, com especial atenção ao ensino e à pesquisa. Finalizada a etapa de desenvolvimento, faço as minhas considerações finais e a conclusão do Memorial. Na sequência, seguem anexados os documentos comprobatórios das atividades ou dos fatos narrados. Declaro, baseado na Lei 13726/18, a veracidade de todas as atividades apresentadas no Memorial.Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05) Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373Este Memorial Descritivo Analítico é apresentado como requisito parcial para a promoção da Classe D (Professor Associado IV) para Classe E (Professor Titular) do Magistério Superior, de acordo com a Instrução Normativa nº 001/2014-GR e com a Resolução 086/2014 CONSU/UFRPE. Sou Jaqueline Bianque de Oliveira, mulher preta, feminista, cientista, divorciada, mãe do Cientista da Computação Pedro Henrique de Oliveira Rodríguez, de 27 anos. Fui a primeira pessoa da família a fazer um curso superior. Amo meu trabalho e não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Tenho até medo de pensar o que farei quando me aposentar. Para me dedicar, honrar e levar a sério meu regime de trabalho de 40h com dedicação exclusiva, acabei por abdicar de muitos momentos com minha família e meus poucos amigos. Muitas vezes tive que trabalhar nos finais de semana e feriados. Para alguns, isso ocorre por desorganização ou má administração do tempo de trabalho e do tempo de lazer; para outros, isso é coisa de quem é viciado em trabalho (“workaholic”) e/ou gosta muito do que faz e acaba não respeitando os limites do tempo de trabalho. Se essa fosse uma questão de múltipla escolha, eu assinalaria que todas as alternativas são verdadeiras. Não me arrependo, apenas peço perdão aos meus familiares e amigos pela ausência. Foi por uma boa causa! Mais do que contar minha história, vou falar de pessoas que, ao fazerem parte da minha vida, me fizeram ser quem sou, chegar aonde cheguei. Para não ter que falar tanto de mim mesma e do que mais gosto de fazer, que é formar recursos humanos, solicitei a alguns estudantes que descrevessem a experiência de formação que tiveram comigo na graduação e/ou na pós-graduação. Isso acabou por reforçar em mim a certeza de que valeu e vale a pena me dedicar com intensidade e paixão ao meu trabalho, especialmente na graduação. Espero que isso também fique evidenciado para os meus avaliadores. “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei em ombros de gigantes” (Isaac Newton). Sim, foram muitas pessoas que influenciaram minha trajetória de alguma forma, a elas serei eternamente grata. Separei minha trajetória em capítulos, nos quais, à medida que conto os caminhos que percorri para chegar até aqui, destacarei as atividades mais relevantes que desempenhei. Descrevo fatos, falarei de pessoas marcantes e apresentarei provas documentais da minha vida acadêmica e profissional. No entanto, algumas informações apresentadas podem, eventualmente, não estar documentadas, mas posso garantir que são absolutamente verídicas.Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015-04) Barros, Reginaldo; http://lattes.cnpq.br/4759416854843552O presente Memorial Descritivo Analítico foi elaborado e formatado atendendo as disposições constantes nas Leis nº 12.772/2012 e 12.863/2013, bem como na Portaria Ministerial nº 982/2013-MEC e na recente RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE Nº 086/2014, que estabelecem normas para a Avaliação de desempenho docente para fins de Promoção para a Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior. Também foram acolhidas as disposições contidas na Instrução Normativa Nº 001/2014-GR/UFRPE, que estabelece em seu Art. 4º que o Memorial Descritivo Analítico deve ser um documento de caráter Acadêmico ou Acadêmico Descritivo, analítico, quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente, denotando deste modo que o mesmo deve ser um documento autobiográfico que descreva, analise, quantifique e qualifique por meio de relatos a trajetória do professor no processo acadêmico. Recomenda também a Instrução Normativa Nº 001/2014-GR/UFRPE que o Memorial Descritivo Analítico deve ter a narrativa na primeira pessoa do singular, com o propósito de transformar a trajetória acadêmico-profissional do professor num relato que possibilitará que se visualise com relativa facilidade a relavância dos fatos mais marcantes, com justo e merecido resgate das ações exercidas, as finalidades e os motivos pelos quais foram desenvolvidas. Assim, neste relato pretendo não somente enumerar os fatos, acontecimentos ou passagens que possam traduzir com fidelidade, não apenas a minha trajetória de vida profissional e acadêmica, mas mencionar e até amplificar os desdobramentos e os impactos que essas passagens tiveram na minha vida pessoal, e vice-versa. É também importante ressaltar que a minha vida, no meu entendimento bem sucedida, foi decorrente também do aproveitamento das oportunidades que a vida me proporcionou, e eu acredito tê-las aproveitadas da melhor forma possível. Não há como negar o meu mais profundo sentimento de gratidão e reconhecimento pela UFRPE, pois muito do que sou, agradeço a minha universidade. É bem verdade que, ao longo deste tempo, merece também ser mencionado, sem nenhuma pretensão que venha transparecer, por mais involuntário que seja, um gesto de troca, de exaltação ou até de autovalorização que, muito dos meus dias, muitas das minhas noites, muitos dos meus finais de semana, muitas das minhas férias, foram dedicados aos inúmeros e urgentes “trabalhos” que deveriam ser feitos e concluídos com a maior perfeição, porém no menor tempo possível. Assim nesse memorial descritivo, procurei enfatizar as atividades que realmente foram as mais relevantes na minha trajetória pessoal e profissional, valorizando uma característica, da qual nunca me afastei, que é a de associar os acontecimentos, passagens ou fatos ocorridos na vida pessoal com a vida profissional, por entender que muitas “passagens” que ocorreram na minha vida pessoal, por mais simples que pareçam, tiveram imenso e decisivo impacto na minha vida profissional, sendo também perfeitamente razoável postular que, muitas “passagens” que ocorreram na minha vida profissional, por mais singelas que possam parecer, também decisivas na minha vida pessoal. Deste modo, esse meu Memorial Descritivo Analítico não poderia ser elaborado de outra forma, senão descrevendo os acontecimentos, passagens ou fatos que fazem parte das “minhas vidas” pessoal e profissional, abrangendo desde a minha origem até aos tempos atuais, mantendo-as fortemente associadas, porém sem torná-lo demasiadamente denso ao ponto de desestimular a leitura daqueles que eventualmente terão a oportunidade de apreciá-lo. Estruturalmente o Memorial Descritivo Analítico foi organizado priorizando-se a ordem cronológica dos acontecimentos, independente do aparente gradiente de importância dos mesmos no contexto do global dos relatos. Inicialmente faz-se um relato circunstanciado, minucioso e analítico das principais atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão e administrativas) realizadas durante a minha vida pessoal e profissional. Em uma segunda etapa, o presente memorial relaciona as atividades profissionais e acadêmicas desenvolvidas na minha vida, fazendo, quando apropriado, os devidos e eventuais comentários analíticos.Item Memorial Descritivo Analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Gondim Junior, Manoel Guedes Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2239049931866686O presente Memorial Descritivo Analítico foi elaborado e formatado tendendo as disposições constantes nas Leis n° 12.772/2012 e 12.863/2013, bem como na Portaria Ministerial n° 982/2013-MEC e na RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE n° 086/2014, que estabelecem normas para a Avaliação de Desempenho Docente para fins de Promoção para a Classe “E”, com denominações de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior. As disposições contidas na Instrução Normativa n° 001/2014-GR/UFRPE, que estabelece em seu Art. 4° que o Memorial Descritivo Analítico deve ser um documento Acadêmico de caráter descritivo, analítico quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente, denotando deste modo que o mesmo deve ser um documento autobiográfico que descreva por meio de relatos a trajetória do professor. A Instrução Normativa n° 001/2014-GR/UFRPE também recomenda que o Memorial Descritivo Analítico deve ter a narrativa na primeira pessoa do singular, com o propósito de transformar a trajetória acadêmica-profissional do professor um relato que possibilitará que se visualize com relativa facilidade a relevância dos fatos mais marcantes, com justo e merecido resgaste das ações exercidas, as finalidades e os motivos pelos quais foram desenvolvidos. Este Memorial Descritivo Analítico foi organizado, priorizando a ordem cronológica dos acontecimentos, independentemente da importância dos mesmos. Portanto, segue um relato circunstanciado, minucioso e analítico das principais atividades (ensino, pesquisa, extensão e administrativas) realizadas durante minha vida pessoal e profissional. Em uma segunda etapa, o presente memorial relaciona as atividades profissionais e acadêmicas desenvolvidas na minha vida, fazendo, quando apropriado, comentários analíticos.Item Memorial descritivo analítico da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-03-03) Freire, Fernando José; http://lattes.cnpq.br/8371992516325399Item Memorial descritivo da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-07) Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151Item Memorial descritivo de carreira docente(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-04-19) Souza Júnior, Valdomiro Severino de; http://lattes.cnpq.br/3461006118388502Item Trajetória acadêmica memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289O documento trata-se em apresentar aspectos da minha vida pessoal e profissional, com ênfase nas atividades realizadas como professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde setembro de 2002 até os dias de hoje. O objetivo deste Memorial Descritivo é de cumprir as exigências pela Progressão Vertical da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, lotada no Departamento de Zootecnia da UFRPE.Item Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-11) Mello, Alexandre Carneiro Leão de; http://lattes.cnpq.br/7703594344797645O presente Memorial Descritivo da minha trajetória acadêmica tem por objetivo cumprir as exigências legais para Promoção funcional da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, junto ao Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).