Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Prodepe indústria: a relação entre investimentos e geração de empregos em Pernambuco
    (2025-03-20) Santos, Marianna Gabriele Carvalho dos; Duarte, Gisleia Benini; http://lattes.cnpq.br/6349616407324519
    O presente estudo objetiva analisar a relação entre investimentos e geração de empregos dos projetos industriais aprovados pelo Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). O Prodepe é um dos principais programas de concessão de incentivos fiscais de Pernambuco, beneficiando indústrias, centrais de distribuição e importadores atacadistas. Os dados utilizados foram obtidos a partir de documento de controle interno da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e a análise foi realizada a partir de modelos de regressão linear. O primeiro modelo incorporou variáveis dummies pra as Regiões de Desenvolvimento e apontou que há uma relação positiva entre investimentos e empregos para projetos do PRODEPE Indústria. No entanto, entre as Regiões de Desenvolvimento, apenas o Sertão do São Francisco apresentou significância estatística e evidenciou uma relação positiva e expressiva com a geração de empregos. Além disso, foram gerados modelos específicos baseados na natureza dos projetos. Para projetos de ampliação, o modelo explica em maior proporção a geração de empregos. Para projetos de implantação, o modelo gerado foi menos robusto que os dois primeiros, sugerindo que outros fatores têm uma maior influência sobre os empregos que os considerados no modelo.
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    Análise da efetividade das medidas protetivas de urgência como política de enfrentamento à violência contra as mulheres em Pernambuco
    (2024-10-08) Almeida, Rejane Barbosa de; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422
    As Medidas Protetivas de Urgência (MPU) fazem parte das políticas adotadas pelo Governo, como meio de enfrentamento à violência contra as mulheres. Este estudo oferece uma análise do cenário da violência contra a mulher em Pernambuco em relação às Medidas Protetivas de Urgência e os impactos gerados na aplicação de tais medidas. Apresenta uma compreensão sobre o reconhecimento da violência contra a mulher, a implantação de Políticas de Enfrentamento a este tipo de violência e os números deste problema social no Estado no período de 2018 a 2023. A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo é a bibliográfica documental, por meio de revisão bibliográfica, análise documental, coleta de dados e análise comparativa. Dados obtidos através dos painéis estatísticos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Portal da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS/PE), foram usados como base, para análise comparativa da relação entre o número de Medidas Protetivas de Urgência e o número de ocorrências de violência contra a mulher registradas nos anos subsequentes. Após a análise, concluiu-se que, enquanto meio de enfrentamento à violência contra as mulheres, não há efetividade nas MPU, em especial as que obrigam os agressores a se afastarem de suas vítimas, por não garantirem o afastamento dos agressores e, consequentemente, também não garantirem às mulheres assistidas que elas não serão vitimadas por seus agressores novamente. É garantida às mulheres a assistência necessária enquanto vítimas, mas os resultados evidenciam a necessidade de implementação de Leis mais rigorosas aos agressores, bem como, medidas que permitam um acompanhamento efetivo dos casos que chegam ao conhecimento do poder público, como por exemplo, através do monitoramento em tempo real das vítimas e os agressores, através de dispositivos portáteis de monitoração, o que demandaria um maior investimento por parte do Governo para sua implementação, mas que pode ser pensado como um meio eficaz de enfrentamento à violência contra a mulher.
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    Setor sucroalcooleiro em Pernambuco: uma análise sobre a produção de etanol entre 2000 e 2022
    (2024-03-07) Silva, Antônio Duarte Marques Oliveira da; Melo, André de Souza; http://lattes.cnpq.br/8808755622712441; http://lattes.cnpq.br/0193793183041821
    Como alternativa para sanar os impactos causados pelos choques do petróleo da década de 1970, o PROALCOOL foi um programa que obteve êxito na promoção do biocombustível etanol, porém desde a desregulamentação, o setor sucroalcooleiro passou por diversas fases de crescimento e quedas na produção, influenciado por diversos fatores políticos e mercadológicos. O objetivo geral deste trabalho é compreender e analisar a produção bruta de etanol em Pernambuco entre 2000 a 2022, para tanto teve como objetivos específicos descrever o contexto histórico da produção de etanol em Pernambuco e no Brasil, identificar os principais fatores que influenciaram a produção ao longo da série analisada e compreender qual a relação existente entre preço, venda e produtividade com a produção de etanol. Como metodologia utilizada, realizou-se uma revisão bibliográfica, análises gráficas e estatísticas descritivas. Os resultados da pesquisa mostraram que a produção de etanol em Pernambuco ao longo das últimas décadas foi influenciada por diversos fatores e que apesar das medidas adotadas pelo governo para estimular o setor nos últimos anos, o mesmo ainda enfrenta desafios para garantir um crescimento contínuo e competitivo aos consumidores. Justificando que é fundamental compreender as políticas adotadas para o etanol e seu impacto no mercado e na sociedade. A análise histórica destas políticas e dos seus resultados pode contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias para o futuro.
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    Comparação entre as atividades terceirizáveis em Pernambuco e na região Nordeste
    (2023-09-05) Silva, Joab da; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607
    A terceirização é um tema que vem sendo bastante discutido no Brasil por especialistas, muito por conta das mudanças ocorridas ano após ano, e, principalmente a partir da maior delas, a Reforma Trabalhista de 2017. De um lado do espectro tem-se o empregador, que tende a ser favorável às mudanças e, de outro lado, o empregado que não parece ser favorável ao processo já que vislumbra a perda de direitos e a precarização das condições laborais. O objetivo do trabalho é analisar se trabalhadores que atuam em atividades terceirizáveis enfrentam piores condições de trabalho e suas prováveis consequências para suas vidas. Nesse sentido, faz-se uma análise comparativa entre Pernambuco e a Região Nordeste de forma a averiguar se os trabalhadores que estão em atividades passíveis de terceirização enfrentam em seus respectivos locais de trabalho condições pioresguando comparados aos demais trabalhadores. Para tanto, fundamenta-se no levantamento bibliográfico e no uso de dados secundários que pudessem apresentar a situação dessas duas unidades geográficas uma série de indicadores comumente utilizados para retratar a precarização das relações laborais. Os resultados encontrados parecem indicar, inicialmente para uma lista de ocupações terceirizáveis sendo geralmente aquelas relacionadas a atividades com baixo grau de instrução e baixa remuneração. Registra-se aumento no número de ligamentos números de empregos gerados nas duas unidades geográficas (3,55% em Pernambuco e 4,11% no Nordeste) quanto aumento no saldo de desligamento entre 2018 e 2019 (5,20% em Pernambuco e 4,78% no Nordeste), esse último resultado pode ser explicado pela alta rotatividade no emprego. Além disso, percebe-se, como aponta os dados do CAGED(2018 e 2019) a concentração dos saldos de empregos gerados ocorre nas categorias de ensino médio, com maior percentual e ensino fundamental incompleto independentemente. E esse comportamento se repete para todos os anos da amostra. Além disso, o percentual de participação em todas as categorias educacionais permanece estável ao longo do tempo. Nota-se também que ocorre maior movimentação de emprego entre os não terceirizáveis do que entre os terceirizáveis, tanto no Nordeste quanto em Pernambuco. E em termos de média salarial, os trabalhos empregados em atividades terceirizáveis em Pernambuco apresentaram média salarial superior ao da Região Nordeste em 3,18%. Nota-se que a taxa de rotatividade é maior entre os terceirizáveis e isso se verifica para todos os anos da amostra. No tocante ao tempo de emprego, ao longo dos anos ocorre oscilação tímida do indicador entre os terceirizáveis e os dados apontam que o tempo de emprego entre os terceirizáveis são ligeiramente superiores aos não terceirizáveis.
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    Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco
    (2023-04-28) Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/9164994279562652
    Ao examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel.
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    Análise econômica do setor sucroalcooleiro de Pernambuco e São Paulo entre 1990 e 2018
    (2019) Jucá, Bruno Chaves; Silva Filho, Guerino Edécio da; http://lattes.cnpq.br/2977795200183918
    Este trabalho de monografia é resultante de um estudo comparativo da produtividade de campo anual (tonelada/hectare) das plantações de cana-de-açúcar nos Estados de Pernambuco e São Paulo, e na identificação de quais variáveis micro e macroeconômicas afetam essas produtividades. Para o presente estudo, a análise estatística, o gap interestadual da produtividade, e a identificação das variáveis responsáveis pelas diferenças entre esses Estados, foram o escopo principal do estudo. A gênese da competição entre estes importantes Estados produtores da cana-de-açúcar no Brasil, Pernambuco e São Paulo, foi contextualizado historicamente e foi identificado a forma pela qual esse processo se desenvolveu até o presente momento, e quais os principais problemas pela ótica da Nova Economia Institucional. Some-se a isto, a identificação dos resultados da influência de políticas intervencionistas dos governos neste processo. Um diagnóstico holístico foi apresentado que pode servir para que o setor sucroalcooleiro Pernambuco tenha mais acurácia na mitigação das causas da deficiência de produtividade agrícola, detalhando as variáveis que causam “gaps” de produtividade.
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    O efeito do Programa Minha Casa Minha Vida sobre o acesso aos serviços públicos: saúde, educação, segurança e áreas de lazer no município de Serra Talhada - PE
    (2018) Lima, José Victor Souza de; Duarte, Gisléia Benini; http://lattes.cnpq.br/6349616407324519; http://lattes.cnpq.br/2453464918152404
    Este estudo tem como objetivo verificar o efeito do Programa Minha Casa Minha Vida sobre o acesso aos serviços públicos, por meio do método de aleatorização no município de Serra Talhada-PE. Os dados deste estudo são primários, obtidos por meio de pesquisa in loco, entrevistou-se beneficiários e não beneficiários do programa. Para estimação dos resultados, utilizou-se de regressão simples para analisar os respectivos efeitos entre o grupo de tratamento e controle. Foi possível identificar que as famílias beneficiarias pelo programa sofrem de escassez em relação aos serviços públicos que deveriam ser ofertados as famílias. Os resultados de análise para o PMCMV em Serra Talhada, apontam uma realidade oriunda dos programas habitacionais aplicados no interior. Isto é, os habitacionais estão situados distantes das regiões centrais acarretando nesse difícil acesso aos serviços públicos que deveriam ser ofertados aos moradores dos habitacionais oriundos de políticas públicas.
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    Perfil educacional da mão de obra do Estado de Pernambuco: como ocorre a absorção do capital humano nos setores da economia de Pernambuco no período de 2006-2016
    (2018) Silva, Larissa Araújo da; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
    A Teoria do Capital humano foi formalizada em 1961 por Theodore W. Schultz, a expressão Capital Humano foi utilizada por Shultz pela primeira vez ao publicar o artigo Investment in Human Capital, assim reconhecendo as habilidades e conhecimentos adquiridos por um indivíduo como forma de capital. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as nações estão focadas no crescimento e desenvolvimento econômico. A educação passa a ser entendida como um elemento importante para atingir esse objetivo. Porém mesmo sem a sua formalização esse importante fator já era percebido por diversos estudiosos à exemplo Adam Smith já o reconhecia em sua obra a Riqueza das Nações publicada em 1776. O conceito de Capital Humano foi sendo aperfeiçoado com o desenvolvimento da teoria econômica específica. Estudos como o de Pereira (2008), faz uma análise da importância do nível de escolaridade dos trabalhadores para o crescimento econômico da região Norte do Brasil, chegando a conclusão de que um aumento médio nos anos de escolaridade tende a reduzir o diferencial na distribuição de renda entre os habitantes. Para contribuir com esse debate, este presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil educacional, de acordo com o nível de instrução dos trabalhadores, absorvido pelos setores econômicos atuantes no estado de Pernambuco ao longo do período de uma década. Para isso utilizam-se os dados da RAIS que quantificam nível de escolaridade, absorção de escolaridade nos diversos setores e informações sobre remuneração média para cada nível de escolaridade, para os anos de 2006, 2010 e 2016. Com base nos dados utilizados verifica-se a constatação de que as evidencias teóricas ocorrem no contexto do estado de Pernambuco. Observa-se que há uma mudança de absorção do nível de escolaridade no decorrer do período analisado. Também se pôde concluir que há aumentos de salários quando há um maior nível de escolaridade.