Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    O processo de decisão em investimento em capital humano: o caso dos alunos de instituições de ensino superior na Região Metropolitana do Recife
    (2019) Silva, José Pedro Caldas da; Silva Filho, Guerino Edécio da; http://lattes.cnpq.br/2977795200183918
    A presente monografia tem como objeto de pesquisa o estudo do comportamento de estudantes universitários com relação a seu processo de tomada de decisão acerca de futuros investimentos em capital humano. A análise parte do ponto de vista microeconômico tradicional, mas focaliza sobre a chamada e Economia Comportamental, corpo de literatura que busca identificar mecanismos e vieses cognitivos associados ao processo decisório dos seres humanos. Para a realização deste trabalho foram utilizados como referência a contribuição de diversos autores que tratam de temas do comportamento humano relacionados ao processo de tomada de decisão. Assim, este trabalho teve como objetivo geral identificar os motivos que tendem a influenciar o processo decisório dos estudantes universitários da UFRPE relativamente aos seus investimentos futuro sem capital humano. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar quais elementos comportamentais podem causar interferências em suas decisões de investimento em capital humano, verificar como os vieses comportamentais interferem nessa tomada de decisão e sugerir formas de os mesmos tomarem decisões mais seguras.Foi aplicado um questionário com estudantes universitários com o intuito de medir a percepção dos mesmos com relação a quais âmbitos de suas vidas teriam maiores impactos em suas escolhas de investir em capital humano.Foram feitas análises das respostas do questionário avaliando seus pesos do ponto de vista de concordância ou discordância e o percentual de respostas para cada pergunta.
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    Perfil educacional da mão de obra do Estado de Pernambuco: como ocorre a absorção do capital humano nos setores da economia de Pernambuco no período de 2006-2016
    (2018) Silva, Larissa Araújo da; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
    A Teoria do Capital humano foi formalizada em 1961 por Theodore W. Schultz, a expressão Capital Humano foi utilizada por Shultz pela primeira vez ao publicar o artigo Investment in Human Capital, assim reconhecendo as habilidades e conhecimentos adquiridos por um indivíduo como forma de capital. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as nações estão focadas no crescimento e desenvolvimento econômico. A educação passa a ser entendida como um elemento importante para atingir esse objetivo. Porém mesmo sem a sua formalização esse importante fator já era percebido por diversos estudiosos à exemplo Adam Smith já o reconhecia em sua obra a Riqueza das Nações publicada em 1776. O conceito de Capital Humano foi sendo aperfeiçoado com o desenvolvimento da teoria econômica específica. Estudos como o de Pereira (2008), faz uma análise da importância do nível de escolaridade dos trabalhadores para o crescimento econômico da região Norte do Brasil, chegando a conclusão de que um aumento médio nos anos de escolaridade tende a reduzir o diferencial na distribuição de renda entre os habitantes. Para contribuir com esse debate, este presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil educacional, de acordo com o nível de instrução dos trabalhadores, absorvido pelos setores econômicos atuantes no estado de Pernambuco ao longo do período de uma década. Para isso utilizam-se os dados da RAIS que quantificam nível de escolaridade, absorção de escolaridade nos diversos setores e informações sobre remuneração média para cada nível de escolaridade, para os anos de 2006, 2010 e 2016. Com base nos dados utilizados verifica-se a constatação de que as evidencias teóricas ocorrem no contexto do estado de Pernambuco. Observa-se que há uma mudança de absorção do nível de escolaridade no decorrer do período analisado. Também se pôde concluir que há aumentos de salários quando há um maior nível de escolaridade.