Licenciatura em Química (Sede)

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    Contribuições e dificuldades do estágio supervisionado obrigatório na Licenciatura em Química da UFRPE: um olhar dos licenciandos ao longo do processo formativo
    (2020-10-19) Morais, Rafaela Sales; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/7067572650938131
    Nos cursos de licenciatura, os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios que visam o ensino-aprendizagem relacionado à didática-pedagógica proporcionando ao licenciando a participação em situações reais de vida e trabalho, por esse motivo torna-se essencial avaliar quais as contribuições e dificuldades encontradas pelos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ao longo do período designado para seu estágio supervisionado obrigatório. Entre os principais aspectos que foram avaliados, citamos a escola (campo de estágio) e a instituição formadora. Com o fim de atingir tal objetivo, uma pesquisa de caráter qualitativo foi realizada para levantamento de dados, na qual empregou-se questionários, sendo estes os principais informativos para a coleta de dados para este estudo. Além disso, pesquisas visando aporte teórico foram realizadas, a fim de melhorar o entendimento da concepção do estágio supervisionado e suas contribuições para os discentes no decorrer dos anos. Dessa maneira, o presente estudo teve como objeto de estudo, os licenciandos matriculados na disciplina que corresponde ao último estágio supervisionado da grade curricular e/ou alunos que finalizaram este componente curricular. Tal critério, em relação a escolha desse grupo foi devido ao acúmulo das experiências obtidas no intervalo de dois anos levando em consideração que ao todo são quatro estágios, sendo uma disciplina desta por período (semestral), por essa razão a opinião dos mesmos sobre as experiências vividas seriam mais completas, uma vez que já passaram por todos os estágios previstos na matriz curricular para o curso de licenciatura. Assim sendo, o grupo escolhido traria as contribuições e dificuldades vivenciadas num maior intervalo de tempo de maneira mais consolidada. Através das análises dos dados foi possível observar a importância do estágio supervisionado para os estudantes da licenciatura e o lavor da prática docente. Ademais, vale ressaltar a mudança na visão dos licenciandos em relação aos estágios, nos tempos atuais, eles ocupam parte fundamental de sua formação docente. A maior relevância disso se deu pela própria mudança de concepção dos discentes de licenciatura, visto que para eles, hoje os estágios são extremamente necessários, bem diferente de anos atrás quando a teoria e prática eram separadas e a prática era feita apenas para responder às exigências legais.
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    Contribuições do PIBID-Química da UFRPE para a formação continuada de professores de química da educação básica
    (2018-06-11) Silva, Danúbia Santos Brito; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/3113485148935966
    A formação continuada é importante para a profissionalização do professor, uma vez que ela contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de novas habilidades relacionadas à prática docente. Destacamos que a formação continuada pode ocorrer por meio de cursos, eventos científicos, interações com grupos de pesquisa em ensino e cremos que, também, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa aproxima o professor em exercício na Educação Básica de licenciandos a partir de atividades e ações desenvolvidas de modo compartilhado e articulado com as escolas parceiras do PIBID. Consideramos que essa interação pode contribuir para a formação continuada do professor. Nesse sentido, esse trabalho objetiva investigar as contribuições do PIBID-Química da UFRPE, denominado PQ-UFRPE, para a formação continuada de professores de Química da Educação Básica. Para isso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 3 (três) professores que lecionam (ou lecionavam) a disciplina de Química em escolas vinculadas, da rede pública, ao PIBID da UFRPE, localizadas na cidade do Recife-PE. Os resultados apontam que os professores entrevistados expressaram concepções sobre formação continuada docente distantes das apresentadas na literatura que trata deste tema. Para 2 (dois) dos participantes do estudo, o PQ-UFRPE contribuiu com sua formação continuada. Todos os docentes entrevistados apresentaram uma visão um pouco reduzida sobre o papel dos licenciandos-bolsistas do PIBID, encarando-os, sobretudo, como sujeitos que facilitam a ocorrência de práticas experimentais na escola. Nesse contexto, destacamos a necessidade do tema formação continuada ser incluído nas discussões que versam sobre a formação profissional docente no âmbito do PIBID-Química da UFRPE.