Licenciatura em Química (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Impactos de um processo de formação docente, fundamentado na racionalidade prática, na alfabetização científica e tecnológica de licenciandos em Química: um estudo de caso(2019-12-12) Miranda, Raphaela Dantas; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/7681050703890574É no contexto das aplicações e implicações da ciência e da tecnologia na sociedade, que se destacou a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos cidadãos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar impactos de um processo de formação docente, fundamentado pela racionalidade prática na ACT de licenciandos em Química. Partiu-se do pressuposto de que o processo de formação inicial de professores de Química, baseado na racionalidade prática, pode contribuir na ACT destes futuros professores, visto que este tipo de racionalidade considera a prática como lócus de reflexão para a produção de conhecimentos, como, por exemplo, conhecimentos relativos à Natureza da Ciência e da Tecnologia, componente essencial da ACT. Para esta finalidade, esta pesquisa: 1) contou com a participação de oito licenciandos em Química que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II (IEQ II), componente curricular do 7º período da matriz curricular do curso; 2) seguiu como etapas metodológicas: apresentação dos objetivos da pesquisa aos estudantes, seguida de leitura e assinatura do termo de consentimento esclarecido; aplicação do COCTS com licenciandos em Química matriculados na disciplina de IEQ II no segundo semestre de 2018 – antes do desenvolvimento do processo formativo; reaplicação do COCTS com licenciandos em Química após o referido processo e análise dos dados; 3) adotou abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. A partir das análises realizadas, foram encontradas evidências de que o processo formativo contribuiu na ACT dos graduandos, porém, não garantiu, por exemplo, o desenvolvimento de concepções adequadas de Ciência, relação Ciência-Tecnologia, relação Tecnologia-Sociedade e Epistemologia da Ciência. Portanto, estes resultados corroboram com a necessidade de voltar à atenção para a formação docente, mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química, quando assumimos a ACT como uma necessidade cultural dos cidadãos da sociedade contemporânea e como um dos objetivos do ensino de ciências, e mais particularmente, do ensino de Química.Item Uma sequência didática para a abordagem da fissão e da fusão nuclear no Ensino Médio(2019-12-18) Silva, Maria Conceição Torres da; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8251096339755832O presente estudo analisar as contribuições de uma sequência didática com base nos três momentos pedagógicos na construção dos conceitos de fissão e fusão nuclear do Ensino Médio. Para isso, utilizamos a pedagogia dos três momentos pedagógicos, tendo entre as estratégias associadas uma situaçãoproblema sobre os riscos provocados por energia nuclear. Na intervenção aulas teóricas e vídeos sobre o uso benéfico da fissão e fusão nuclear também compunham o material proposto, que tinha o objetivo de enriquecer as discussões que aconteceram sobre a temática e possibilitar a construção de conceitos necessários para resolução da situação-problema. Participaram da pesquisa 24 alunos, do 2º ano do Ensino Médio. Para coleta e construção dos dados foram utilizadas duas formas de registro: o escrito e gravações em áudio. Os dados foram analisados qualitativamente para que assim os resultados fossem sistematizados, com destaque para a categorização prévia utilizada para a análise das respostas dadas a situação-problema. A participação dos alunos foi constante e significativa em cada etapa realizada o que possibilitou boa construção e reconstrução do conhecimento deles. O levantamento de hipóteses possibilitou no estruturamento da resposta final a partir da construção do conhecimento ao longo da realização das atividades propostas. As respostas dadas a situação-problema mostram que os alunos utilizaram as informações trazidas nos três diferentes momentos que compõem a sequência. Destacamos o trabalho em equipe e o desejo em aprender os conceitos científicos, por parte dos estudantes, que a todo o momento mostravam-se interessados com a abordagem realizada. Por fim a construção de uma situação-problema a partir de um contexto real nos parece uma boa alternativa para a construção de conceitos gerais de radioatividade, principalmente sobre fissão e fusão nuclear, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção do conhecimento de uma perspectiva ampla e diferenciada.Item Análise da construção de sentidos e significados sobre a reação de oxirredução pelos estudantes a partir de uma sequência didática sobre bafômetro(2019-12-19) Martins, Jorge da Silva; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/5508094144911539A presente monografia teve como principal objetivo analisar o processo de construção de significados e atribuição de sentidos sobre reação de oxirredução, vivenciado por estudantes quando estão engajados em atividades estruturadas em uma sequência de ensino e aprendizagem com a temática bafômetro. O caminho metodológico foi constituído por: planejamento e estruturação de uma sequência de ensino e aprendizagem (TLS), a partir da perspectiva de Méheut (2005) e da teoria do perfis conceituais proposta por Mortimer (1995) para investigar o processo de construção de significados; aplicação e análise das etapas vivenciadas ao longo da sequência. Em meio às etapas da sequência, foram aplicados dois questionários com uma turma de 3º ano do Ensino Médio, um para o levantamento de concepções prévias sobre as reações de oxirredução e o outro associado a uma atividade experimental de “simulação do bafômetro”. A partir das respostas obtidas observamos que, de forma geral, os estudantes não apresentaram significados bem construídos acerca da definição de uma reação de oxirredução e isso é justificado pelos sentidos que eles atribuem ao conceito não terem uma relação mais próxima com o significado cientificamente aceito. Assim, a partir do processo de conceituação, analisado pelos processos de aprendizagem traçados pelos estudantes, percebemos como cada indivíduo compreende os conceitos a partir dos sentidos e significados que eles atribuem em suas particularidades. E que, muitas vezes, no processo de apropriação de um conceito científico, é comum fazer uso dele sem realmente compreender sua significância, usando apenas sentidos fluidos que variam dependendo dos contextos.Item Análise das compreensões de alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática biogás no ensino de compostos orgânicos(2019-12-18) Santos, Daysnan Nicolly Arcanjo dos; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8660965015640257A contextualização no ensino de Ciências, e mais especificamente no ensino de Química, tem sido considerada como uma forma de possibilitar que os alunos encontrem significados para os conteúdos abordados na sala de aula. Nesta perspectiva, uma das possibilidades de contextualização é a partir da Abordagem Temática Freiriana (ATF). Diante diversas temáticas possíveis para o ensino de Química a partir da ATF, destacamos a temática dos biocombustíveis, mais especificamente do biogás, devido aos seus inúmeros benefícios ambientais e econômicos. Portanto, nesta pesquisa tivemos o objetivo de analisar compreensões dos alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática Biogás no ensino de compostos orgânicos. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida em uma escola de referência em ensino médio da rede pública de ensino da zona norte do Recife, contou com a participação de vinte e oito alunos da terceira série do ensino médio, mas apenas treze alunos participaram da coleta dos dados, e foi conduzida a partir das seguintes etapas: 1) elaboração da intervenção didática; 2) aplicação da intervenção didática; e 3) análises dos dados. Com base nas análises realizadas, podemos dizer que as compreensões dos alunos: 1) foram positivas diante da atividade experimental Produção de Biogás e apontaram aspectos relevantes constitutivos do processo de um biodigestor, como, por exemplo, a utilização da matéria orgânica para produção do biogás; 2) foram relativas aos compostos orgânicos envolvidos na produção de biogás, como, a produção e a combustão do metano com produção de gás carbônico; 3) envolveram relações entre o biogás e aspectos socioeconômicos, como por exemplo, o custo-benefício da produção do biogás com vistas a sustentabilidade e as questões econômicas, principalmente para as zonas rurais. Contudo, a partir das compreensões dos alunos identificadas, podemos dizer que a intervenção didática parece não ter garantido compreensões dos alunos acerca de outros aspectos relacionados aos compostos orgânicos, como, por exemplo, nomenclatura dos compostos orgânicos envolvidos no funcionamento do biodigestor para a produção de biogás. Nesta direção, visando uma nova agenda de pesquisa, propomos que a intervenção didática elaborada, desenvolvida e analisada nesta pesquisa seja repensada na perspectiva de subsidiar os alunos na compreensão de outros conteúdos químicos relativos aos compostos orgânicos envolvidos na temática do biogás.Item Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade(2019-12-16) Silva, Adalto Floro da; Firme, Ruth do Nascimento; Sousa, Felipe Leon Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/7839505726111397; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir para o ensino de Química mais atrativo e motivador para os estudantes pelo fato de tais tecnologias estarem inseridas nos cotidianos deles. Nesta perspectiva, situamos o uso das TICs na perspectiva da aprendizagem tangencial, que ocorre quando conteúdos escolares, por exemplo, são abordados com os estudantes sem deixar explícito a intenção de apenas ensiná-los. Diante de diferentes TICs, optamos nesta pesquisa pelos vídeos, mais especificamente, por vídeos da série televisiva Os Simpsons como recurso didático digital para a abordagem do conteúdo de radioatividade. Portanto o nosso objetivo neste estudo é o de propor atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. O estudo foi conduzido a partir de quatro etapas metodológicas: seleção de episódios da série televisiva; descrição dos episódios com potencial para a abordagem do conteúdo de radioatividade; análise dos episódios descritos para a identificação de temáticas/aspectos do conteúdo de Radioatividade; e elaboração das atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. Os resultados deste estudo apontam que os episódios selecionados têm potencialidade para abordar temáticas/aspectos polêmicos e atuais sobre o conteúdo de radioatividade como, por exemplo, contaminação versus irradiação e contaminação ambiental (episódio 1 Homer, o fazendeiro), contaminação versus irradiação com foco nas aplicações tecnológicas (episódio 2 Arquivo S), e o descarte de material radioativo, acidentes nucleares, e mutações e seleção natural (episódio 3 O peixe de três olhos) e que as propostas didáticas elaboradas a partir destes episódios podem favorecer o processo de aprendizagem na perspectiva tangencial sobre Radioatividade.Item Concepções alternativas de estudantes do EJA: transformação química versus transformação física(2019-12-16) Ferreira, André dos Santos Freitas; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/6832004513675390Concepções alternativas são ideias que os alunos apresentam sobre determinados fenômenos que não coincidem com os saberes científicos. Uma das causas das concepções alternativas surgirem ou permanecerem, vem da utilização de modelos de ensino que não confrontam ou não levam em conta as concepções prévias dos estudantes. Tais perspectivas de ensino podem ser vistas neste trabalho, onde optamos em descrever os modelos de ensino classificados por Cachapuz, Praia e Jorge (2002), por entendermos que a disposição dos seus modelos serem mais completos. Os modelos de ensino que antecedem o nosso ensino por mudança conceitual são: o ensino tradicional e ensino por descoberta. No modelo tradicional o professor transmiti os conteúdos e os alunos recebem de forma passiva, memorística e mecânica. No modelo por descoberta os professores buscam estratégias práticas para os estudantes descobrirem os conceitos científicos por conta própria. Nossa pesquisa está baseada no modelo por mudança conceitual, no qual elaboramos estratégias para identificar e analisar as concepções alternativas (CA) dos estudantes sobre transformações químicas versus físicas. O alvo da pesquisa foram os alunos de uma escola estadual do Recife, do curso de ensino de jovens e adultos (EJA). Fizemos uso da atividade experimental com materiais simples e de fácil acesso, facilitando a aprendizagem dos alunos. Na aula teórico- prática, foram trabalhados os conceitos de transformações químicas versus físicas. Os discentes tiveram a oportunidade de reconstruírem suas concepções sobre transformação química e transformação física em conformidade com os conceitos científicos. Nos resultados obtidos pode-se notar avanços após comparar as antigas concepções dos estudantes e suas novas adquiridas após a vivencia de atividade experimental e aulas dialogadas.Item A interdisciplinaridade nos trabalhos de educação química e ensino de ciências apresentados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017(2019-02-18) Silva Filho, José Roberto de Sousa; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/9060519064280273Esse trabalho apresenta uma análise a respeito das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2007 a 2017, voltadas para a interdisciplinaridade nas áreas de Ensino de Química e Ensino de Ciências acerca das proposições ou descrições de atividades realizadas a fim de caracterizar as construções no âmbito metodológico e pedagógico. Com objetivo principal de caracterizar os métodos abordados segundo os trabalhos de Olga Pombo (2003) e Yves Lenoir (1998), assim, descrevendo a tipologia das propostas interdisciplinares. Por mais que os documentos oficiais brasileiros apontem para a necessidade de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para suprir as deficiências causadas pela fragmentação do saber, a fim de formar melhor os discentes à luz da civilização contemporânea, que necessita de soluções mais abrangentes para responder aos problemas modernos, observamos que poucos artigos possuem características apontadas como importantes pelos pesquisadores que tratam de interdisciplinaridade. Muitos dos artigos publicados visam auxiliar na escolha de temas, metodologias e na importância dessa abordagem, mas é baixo o número de contribuições de sequências didáticas, projetos, e atividades o que mostra que a maioria dos trabalhos se tange à produção intelectual desses procedimentos, pouco se enfatiza na ação, além de um grande número de trabalhos que discutem e auxiliam professores a incluir a interdisciplinaridade nos cursos de licenciatura. Os resultados apontam que há uma evolução em relação aos trabalhos produzidos na área interdisciplinar, e que os questionamentos a cerca da qualidade dessas produções auxiliam nas propostas futuras.Item Percepção dos discentes na disciplina de química sobre o jogo Twister Químico(2018-02-28) Lima, Jéssika Karina Correia de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8906852001453757Este trabalho tem como finalidade mostrar a aplicação e a inclusão do jogo didático twister químico que foi inspirado num jogo comercial twister e que serviu como um instrumento de atividade lúdica utilizado no ensino da química. O jogo foi validado numa turma do 6º período de licenciatura plena em química da Universidade Federal Rural de Pernambuco na disciplina de didática. Antes da aplicação ocorreu uma aula de revisão referente ao assunto que o jogo abordava, em seguida a aplicação onde todos os alunos participaram e logo após ocorreu uma coleta de dados através de um questionário onde os critérios da validação foram definidos como: Tempo de aplicação, regras, adequação e compreensão do conteúdo e motivação do jogo. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois os licenciando avaliaram de uma forma positiva que o jogo poderia ser aplicado como instrumento para uma estratégia didática lúdica no ensino da química.Item Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio(2019-07-19) Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/1186652030834689Este trabalho concentra-se na proposta e análise de uma sequência didática sobre a temática “Pilhas”. A sequência foi elaborada para o desenvolvimento do conteúdo de eletrólise para turmas de 2º ou 3º ano do ensino médio. A construção da sequência foi baseada no Ensino por Investigação. Foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) Elaboração da sequência didática com tema Pilhas, 2) Análise do processo de elaboração da sequência didática. Os resultados mostram que a estruturação da sequência didática apresenta características de Ensino por investigação e contemplam elementos das dimensões epistêmicas e pedagógicas. Avaliamos que essa sequência didática, por ter sua contextualização em um tema do cotidiano, permite que os alunos tenham uma participação mais ativa, gerando discussões e debates a partir de problemas, questionários e atividades experimentais. Por fim, essa sequência também faz com que houvesse uma sensibilização ambiental sobre o descarte incorreto das pilhas e os seus riscos.Item Analisando como o ensino de química está articulado à educação ambiental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular – BNCC(2019-07-11) Barbosa Junior, Juscelino Reis; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/7546622170249353Este estudo surge com a homologação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2018), caracterizado como documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos deverão desenvolver ao longo do ensino básico. Por este viés o trabalho teve como objetivo analisar as formas de articulação entre o ensino de química, no âmbito das Ciências (EF) e Ciências da Natureza (EM), e Educação Ambiental – EA, que são propostas no documento curricular da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este objetivo surgiu com intuito de responder a duas perguntas problematização que orientaram este trabalho: como a BNCC pode favorecer ou não a possibilidade de que a educação ambiental possa ser desenvolvida a partir do ensino da química? E como o ensino das ciências pode contribuir para a participação do ser humano no ambiente natural? Para que este objetivo pudesse ser alcançado e, as perguntas que nortearam este estudo fossem respondidas, foram feitas leituras e discussão sobre a construção da BNCC, o surgimento da Educação Ambiental e a formação de um sujeito sensível às problemáticas ambientais. Isso serviu de arcabouço para o desenvolvimento do estudo que foi caracterizado como um estudo documental-exploratório. Em seguida, fizemos algumas análises das competências gerais da BNCC, assim como da atual LDB após diversas modificações recentes e da LPNEA que regulamenta a educação ambiental. Dentre alguns pontos, ressaltamos as habilidades propostas para o ensino de ciências, no Ensino Fundamental, desenvolvidas com base nos objetos de conhecimento que envolvem a química e se faz presente de forma concreta e direta, competências para o EF anos finais e para o Ensino Médio, buscando considerar como estas competências se alinham às perspectivas para o EM. E por fim, fica postulado neste trabalho que a Educação Ambiental atrelada ao ensino de química na BNCC, está presente de forma sutil e este documento parece ser apresentado como potencial ferramenta para a formação dos jovens com vistas a suprir ao mercado de trabalho, mão de obra, com conhecimento científico e tecnológico bastante limitado.
