Licenciatura em Química (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Atividade antimicrobiana de análogos da piperina(2018-08-02) Bezerra, Leonardo Alexandre Barros; Ramos, Clécio Souza; http://lattes.cnpq.br/3782004073843685; http://lattes.cnpq.br/3961756201958567A modificação estrutural de compostos naturais é de significativa importância para química medicinal, de 1981 a 2014 foram aprovados para comercialização 1328 medicamentos, destes 51,5% são de origem natural e 26,8% derivados de fitoquímicos. Um exemplo é a amida natural piperina, que é alvo de diversas investigações biológicas, e que tem demonstrado potencial para atuar como precursora de novos compostos com aplicação na modulação de fenômenos biológicos com o núcleo 1,2,4 oxadiazol, que são uma classe de heterocíclico que apresentam uma gama de atividades biológicas e que podem ser usados para a síntese potenciais agentes microbianos. Este trabalho tem por objetivo relatar a extração da piperina por micro-ondas. A hidrolise por refluxo da piperina para obtenção do ácido piperínico com rendimentos moderados. A obtenção dos ésteres piperininato de etila e 3,4 metilenodioxi cinamato de etila com excelentes rendimentos. A síntese de amidoximas usando a metodologia de convencional de agitação com cloridrato de hidroxalamina, carbonato de sódio e as correspondentes nitrilas com os substituintes (p-nitro, p-toluil, m-toluil, benzo, piperonil, 4-piridina) com rendimentos de 37% -98%. Utilizando a metodologia de síntese de oxadiazol por micro-ondas utilizando os ésteres etil ciano acetato com a piperonilamidoxima, e o éster 3,4 metilenodioxi cinamato de etila com a 4-piridine e p-toluil amidoxima na presença de K2CO3 e DMF. Todos os precursores dos oxadiazol foram elucidados por IV e os 1,2,4 oxadiazóis sintetizados caracterizados por RMN H1 e C13, alguns compostos foram testadas atividades bactericida, onde os 1,2,4 oxadiazóis apresentaram excelentes resultados frente as Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae e um dos compostos apresentou atividade luminescente uma propriedade pouco relatada nos 1,2,4 oxadiazóis.Item Abordagem sobre solução química e livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018: uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados nas resoluções de problemas(2018-02-22) Costa, Heloiza Helena da Silva; Batinga, Verônica Tavares Santos; Sales, Amanda Maria Vieira Mendes; http://lattes.cnpq.br/7097156673431056; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/3964151656906564Este trabalho objetiva caracterizar os enunciados das questões sobre soluções químicas em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018, conforme características do Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (EABRP) de acordo com Freire e Silva (2013); Batinga (2010); Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994). Para isso, adotamos o seguinte procedimento metodológico: 1) Levantamento bibliográfico, 2) Seleção dos dados da pesquisa, 3) Análise das questões e 4) Transformação de algumas questões em potenciais Problemas. O presente estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa de nível exploratório, e quanto ao procedimento, consiste em uma pesquisa documental. Para analise da unidade didática sobre Soluções Químicas foram elaboradas algumas perguntas/critérios para examinar os textos, as ilustrações e enunciados das questões apresentadas em seis livros didáticos de Química. Em seguida, os enunciados caracterizados como exercícios segundo Lopes (1994) foram transformados em potenciais problemas do tipo escolar (Pozo e Crespo, 1998; Freire e Silva, 2013). Os resultados mostraram que a identificação e análise das questões sobre Soluções Químicas indicam que estas apresentavam características de exercícios, segundo Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994), por privilegiar características do ensino e aprendizagem por meio de memorização e repetições de algoritmos, sem levar em consideração o contexto. Após a identificação e análise dessas questões, buscou-se transformá-las em potenciais problemas do tipo escolar, ou seja, tornando as questões em enunciados mais abertos, retirando as orientações do enunciado que facilitariam a sua resolução imediata, dando margem para estratégias e resoluções diversas e inserindo um contexto que aproximasse o enunciado da realidade dos alunos (POZO e CRESPO, 1998). Por fim, esta pesquisa propiciou uma introdução de elementos do EABRP para abordar atividades sobre o conteúdo de soluções químicas em livros didáticos do ensino médio, buscando a contextualização de diferentes situações e inserindo temáticas relacionadas com o cotidiano dos alunos, conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na área de Química.Item Impactos de um processo de formação docente, fundamentado na racionalidade prática, na alfabetização científica e tecnológica de licenciandos em Química: um estudo de caso(2019-12-12) Miranda, Raphaela Dantas; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/7681050703890574É no contexto das aplicações e implicações da ciência e da tecnologia na sociedade, que se destacou a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos cidadãos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar impactos de um processo de formação docente, fundamentado pela racionalidade prática na ACT de licenciandos em Química. Partiu-se do pressuposto de que o processo de formação inicial de professores de Química, baseado na racionalidade prática, pode contribuir na ACT destes futuros professores, visto que este tipo de racionalidade considera a prática como lócus de reflexão para a produção de conhecimentos, como, por exemplo, conhecimentos relativos à Natureza da Ciência e da Tecnologia, componente essencial da ACT. Para esta finalidade, esta pesquisa: 1) contou com a participação de oito licenciandos em Química que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II (IEQ II), componente curricular do 7º período da matriz curricular do curso; 2) seguiu como etapas metodológicas: apresentação dos objetivos da pesquisa aos estudantes, seguida de leitura e assinatura do termo de consentimento esclarecido; aplicação do COCTS com licenciandos em Química matriculados na disciplina de IEQ II no segundo semestre de 2018 – antes do desenvolvimento do processo formativo; reaplicação do COCTS com licenciandos em Química após o referido processo e análise dos dados; 3) adotou abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. A partir das análises realizadas, foram encontradas evidências de que o processo formativo contribuiu na ACT dos graduandos, porém, não garantiu, por exemplo, o desenvolvimento de concepções adequadas de Ciência, relação Ciência-Tecnologia, relação Tecnologia-Sociedade e Epistemologia da Ciência. Portanto, estes resultados corroboram com a necessidade de voltar à atenção para a formação docente, mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química, quando assumimos a ACT como uma necessidade cultural dos cidadãos da sociedade contemporânea e como um dos objetivos do ensino de ciências, e mais particularmente, do ensino de Química.Item Estudo voltamétrico de biomarcadores de estresse oxidativo: 3-nitro-, orto- e para-tirosina(2019-12-13) Nascimento, Maysa Lima do; Oliveira, Severino Carlos Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7976654736038580; http://lattes.cnpq.br/4917340697241492Espécies reativas de nitrogênio (ERN) e de oxigênio (ERO) são produzidas in-vivo dentro das células como produtos do metabolismo celular. Essas espécies desempenham papéis fisiológicos importantes no controle da pressão sanguínea, na sinalização celular, na apoptose e na fagocitose. Entretanto, o excesso de ERN e ERO in-vivo pode causar danos em moléculas biológicas, como ácido desoxirribonucléico de hélice dupla (dsDNA) e proteínas, provocando mutações, com consequências diretas em muitos processos patológicos. O peroxinitrito (ONOO-) é uma ERN que promove reações com proteínas nos resíduos de tirosina produzindo 3-nitro-tirosina (3-NO2-Tyr), podendo causar diferentes tipos de doenças tais como lesão pulmonar aguda, aterosclerose e alguns tipos de câncer. Assim, a 3-NO2-Tyr é um importante biomarcador de produção in-vivo de ERN em vários tecidos. No entanto, ERO provocam danos oxidativos nas proteínas levando à produção de orto- (o-Tyr) e para-tirosina (p-Tyr). Diante disso, este trabalho propôs como objetivo investigar por técnicas eletroquímicas, como voltametria cíclica, voltametria de pulso diferencial e voltametria de onda quadrada, o comportamento redox da 3-NO2-Tyr, o-Tyr e p-Tyr, utilizando eletrodo de carbono vítreo, bem como desenvolver métodos eletroanalíticos para suas quantificações. O estudo revelou os mecanismos redox dos biomarcadores. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica para elaboração de um texto didático sobre os aminoácidos e proteínas, como também sobre os fundamentos das técnicas voltamétricas e suas aplicações em estudos biológicos.Item Síntese e caracterização de novos materiais luminescentes à base de glutamato e ítrio(2019-12-09) Valença, Maria Eduarda de Goes; Falcão, Eduardo Henrique Lago; Vila Nova, Suzana Pereira; http://lattes.cnpq.br/7716018904442218; http://lattes.cnpq.br/0614524019382645; http://lattes.cnpq.br/5887132704910210Este trabalho concentra-se na síntese de novos materiais luminescentes utilizando como precursores o glutamato monossódico comercial e íons terras raras (ítrio, neodímio e európio), os quais apresentaram aspecto de gel. A metodologia utilizada segue o trabalho de Rios e colaboradores, em que foi obtido um material contendo glutamato e neodímio. A hipótese levantada foi a de que seria possível obter um material semelhante substituindo o neodímio pelo ítrio, baseando-se nas propriedades químicas semelhantes entre os dois metais. Essa substituição se justifica pelo fato de o neodímio ser cerca de três vezes mais caro que o ítrio. Inicialmente foram obtidos materiais contendo apenas glutamato e ítrio, que apresentaram aspecto de gel, variando as proporções entre o metal e o ligante. A proporção (em milimol) que contém a menor quantidade de metal em relação ao ligante e ainda assim forma o material com aspecto de gel é a 1:10, metal:ligante, respectivamente. No entanto, a proporção escolhida para continuar o trabalho foi a 1:5, por ter sido empregada também no trabalho de Rios e colaboradores. Ao gel de ítrio e glutamato foram adicionadas quantidades variáveis (de 1 a 50% em mol) de neodímio e európio, a fim de atribuir propriedades luminescentes ao material. A caracterização dos materiais incluiu as técnicas de espectroscopia no infravermelho, espectroscopia Raman e espectroscopia de luminescência. Os espectros no infravermelho do gel contendo apenas ítrio e glutamato apresentaram perfil semelhante aos do material contento apenas neodímio e glutamato. Os materiais contento ítrio, neodímio/európio e glutamato também seguiram o mesmo perfil, sendo os sinais de maior intensidade, presentes em todos, os em 3415, 2942, 1556, 1400 e 1340 cm-1. Os espectros Raman dos materiais de ítrio e glutamato coincidiram com os de neodímio e glutamato, apresentando sinais em 3280 e 2935 cm-1. No entanto, os materiais de európio e glutamato variaram substancialmente em relação aos demais, não apresentando o sinal 3280 cm-1, referente ao estiramento assimétrico NH3. Isso sugere que o ítrio se coordena ao glutamato de forma semelhante ao neodímio, porém, o európio coordena-se de forma diferente. Os espectros de luminescência foram obtidos para o material contendo apenas neodímio e para o material contento ítrio e neodímio. Foram observadas as transições características do íon Nd3+, e as intensidades variaram de acordo com a quantidade de neodímio presente em cada amostra.Item Uma sequência didática para a abordagem da fissão e da fusão nuclear no Ensino Médio(2019-12-18) Silva, Maria Conceição Torres da; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8251096339755832O presente estudo analisar as contribuições de uma sequência didática com base nos três momentos pedagógicos na construção dos conceitos de fissão e fusão nuclear do Ensino Médio. Para isso, utilizamos a pedagogia dos três momentos pedagógicos, tendo entre as estratégias associadas uma situaçãoproblema sobre os riscos provocados por energia nuclear. Na intervenção aulas teóricas e vídeos sobre o uso benéfico da fissão e fusão nuclear também compunham o material proposto, que tinha o objetivo de enriquecer as discussões que aconteceram sobre a temática e possibilitar a construção de conceitos necessários para resolução da situação-problema. Participaram da pesquisa 24 alunos, do 2º ano do Ensino Médio. Para coleta e construção dos dados foram utilizadas duas formas de registro: o escrito e gravações em áudio. Os dados foram analisados qualitativamente para que assim os resultados fossem sistematizados, com destaque para a categorização prévia utilizada para a análise das respostas dadas a situação-problema. A participação dos alunos foi constante e significativa em cada etapa realizada o que possibilitou boa construção e reconstrução do conhecimento deles. O levantamento de hipóteses possibilitou no estruturamento da resposta final a partir da construção do conhecimento ao longo da realização das atividades propostas. As respostas dadas a situação-problema mostram que os alunos utilizaram as informações trazidas nos três diferentes momentos que compõem a sequência. Destacamos o trabalho em equipe e o desejo em aprender os conceitos científicos, por parte dos estudantes, que a todo o momento mostravam-se interessados com a abordagem realizada. Por fim a construção de uma situação-problema a partir de um contexto real nos parece uma boa alternativa para a construção de conceitos gerais de radioatividade, principalmente sobre fissão e fusão nuclear, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção do conhecimento de uma perspectiva ampla e diferenciada.Item Monitoramento geoquímico e ambiental de solos na Área de Proteção Ambiental Santa Cruz, Pernambuco - Brasil(2019-12-19) Cunha, Lilian Maria Gomes da; Moraes, Alex Souza; Santos, Jandyson Machado; http://lattes.cnpq.br/4137257750865101; http://lattes.cnpq.br/0440163845324480; http://lattes.cnpq.br/1839740899121271A importância da APA (Área de Proteção Ambiental) de Santa Cruz está atribuída a sua biodiversidade e produtividade primária e secundária, representando uma unidade ecológica de grande significado ambiental e socioeconômico para o estado de Pernambuco. O Complexo Estuarino do Canal de Santa Cruz é reconhecidamente um ecossistema bastante vulnerável à poluição e contaminação provocadas pelo uso e ocupação inadequados do solo. A análise de metais pesados em solos (arsênio, cádmio, cromo, cobre, níquel, chumbo e zinco) foi utilizada para a confecção de gráficos de situação do passivo ambiental em que a APA de Santa Cruz se encontra. Os resultados foram comparados com os valores orientadores das concentrações de metais em solo (mg.kg-1 de peso seco) da resolução 420/2009 do CONAMA como modelo norteador para os valores de referência de qualidade de solos contaminados. Assim, observou-se que para os elementos arsênio e cádmio houve ocorrência de valores acima dos permitidos, sugerindo que existe impacto ambiental registrado na APA de Santa Cruz provavelmente resultante de atividades agrícolas e de expansão urbana local. Pode-se concluir que existe a necessidade de aumento do monitoramento ambiental tanto na quantidade de amostras de solo quanto nos parâmetros ambientais, pois a evidência de perturbações ambientais em áreas de interesse estratégico como, por exemplo, as APA´s, foram resultantes de pesquisas acadêmicas que estão e sintonia com as necessidades dos órgãos de gestão pública.Item Identificação química e atividade antimicrobiana de óleos essenciais das folhas de Piper marginatum obtidos em meio ácido, básico e neutro(2019-12-18) Claudino, Líbna Larissa Monteiro; Ramos, Clécio Souza; http://lattes.cnpq.br/3782004073843685; http://lattes.cnpq.br/1342247970543261O aumento da resistência dos microrganismos patogênicos aos antimicrobianos convencionais tem sido enfrentado como um problema de saúde pública em nível mundial. O uso generalizado de antimicrobianos no tratamento de infecções causadas por patógenos favorece a resistência microbiana, tornando ineficaz a ação desses medicamentos. A busca por novos compostos vegetais se torna uma alternativa inovadora como uma excelente fonte de novas moléculas bioativas. O presente trabalho tem por objetivo determinar a composição química, assim como, avaliar a atividade antimicrobiana de óleos essenciais das folhas de Piper marginatum em meio básico, ácido e neutro. A coleta do material vegetal foi feita na Reserva Dois Irmãos situada na cidade do Recife no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os óleos essenciais extraídos das folhas da Piper marginatum foram obtidos pela técnica da hidrodestilação, utilizando o aparelho do tipo Clevenger e a identificação de seus constituintes químicos foram determinados por CG-EM. Para obtenção do óleo em meio ácido foi preparado uma solução ácida de ácido sulfúrico: ácido nítrico na proporção molar (1:1), bem como para obtenção em meio básico, foi preparado uma solução básica de hidróxido de potássio a uma concentração de 5 Mol.L-1. Para avaliação da atividade antimicrobiana foi utilizado o método de CMI (Concentração Mínima Inibitória). Os resultados mostraram que o óleo obtido em meio ácido apresentou melhor atividade frente a bactéria gram-negativa Escherichia Coli com CMI de 78,1 μg/ml e aos fungos Candida Albicans e Candida Utilis com CMI de 312 μg/ml e 78,1 μg/ml, respectivamente. As atividades dos óleos em meio básico e neutro foram consideradas de moderadas a fracas para todos os microrganismos testados, e apresentaram CMI que variou entre 625 μg/ml e 2500 μg/ml para ambos os óleos. Sobre a identificação dos constituintes, os compostos majoritários encontrados nos óleos obtidos em meio básico e neutro foram o Macrocarpeno, e Z-Asarona, respectivamente. Os resultados obtidos contribuem para o conhecimento químico e biológico da P. Marginatum, que é amplamente divulgada na população como uma excelente planta para fins terapêuticos.Item Aspectos químicos no processo da hemodiálise: uma revisão bibliográfica(2019-12-19) França, Karla Cristina de Barros; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; http://lattes.cnpq.br/3246658130040420A qualidade e a segurança são uma constante preocupação das unidades de saúde, e é comum a realização de avaliações de risco não somente para os pacientes, mas também para os funcionários e profissionais de saúde uma vez que ajuda a minimizar/reduzir efeitos adversos. Um dos processos mais complexos realizados em um paciente, entre os vários que são realizados em unidades de saúde é a hemodiálise, pois envolve não somente a hemodiálise em si, mas também processos assistenciais e inúmeros compostos químicos e tecnologias que podem causar um efeito adverso no paciente. A terapia renal substitutiva (TRS) é o meio disponível para prolongar a vida dos pacientes com doença renal crônica (DRC) avançada, sendo a hemodiálise a técnica mais acessível, porém onerosa aos sistemas de saúde (público ou privado) em diferentes partes do mundo. No Brasil, em 2017, o Ministério da Saúde destinou 3,9 bilhões de reais para o tratamento de pacientes com DRC em TRS, abrangendo custos com internações e medicamentos. Vale ressaltar que este é o maior recurso despendido pelo Ministério da Saúde para uma área específica de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). A taxa de prevalência de DRC vem aumentando devido ao envelhecimento da população, aumento da prevalência de diabetes mellitus e hipertensão arterial. O desenvolvimento de novas tecnologias como máquinas de proporção automatizadas e dialisadores reutilizáveis permitiu o aumento exponencial de pacientes em diálise. No entanto, o incremento do número de pacientes em TRS exerce pressão financeira nos sistemas de saúde públicos e privados, o que deve se agravar nos próximos anos. Uma forma de reduzir custos relacionados à hemodiálise é o reprocessamento de materiais, essencialmente, o reuso de dialisadores. Este trabalho de pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, tem como objetivo principal discutir a evolução da máquina de hemodiálise e os componentes químicos envolvidos nesse processo. Conclui-se que o conhecimento da evolução tecnológica dos dialisadores e a química envolvida no processo podem promover posicionamento aos estudantes na tomada de decisões e responsabilização quanto ao papel da química, ou seja, seus benefícios e riscos no âmbito da saúde humana (tratamento em pacientes com risco de vida), especialmente na TRS.Item Análise da construção de sentidos e significados sobre a reação de oxirredução pelos estudantes a partir de uma sequência didática sobre bafômetro(2019-12-19) Martins, Jorge da Silva; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/5508094144911539A presente monografia teve como principal objetivo analisar o processo de construção de significados e atribuição de sentidos sobre reação de oxirredução, vivenciado por estudantes quando estão engajados em atividades estruturadas em uma sequência de ensino e aprendizagem com a temática bafômetro. O caminho metodológico foi constituído por: planejamento e estruturação de uma sequência de ensino e aprendizagem (TLS), a partir da perspectiva de Méheut (2005) e da teoria do perfis conceituais proposta por Mortimer (1995) para investigar o processo de construção de significados; aplicação e análise das etapas vivenciadas ao longo da sequência. Em meio às etapas da sequência, foram aplicados dois questionários com uma turma de 3º ano do Ensino Médio, um para o levantamento de concepções prévias sobre as reações de oxirredução e o outro associado a uma atividade experimental de “simulação do bafômetro”. A partir das respostas obtidas observamos que, de forma geral, os estudantes não apresentaram significados bem construídos acerca da definição de uma reação de oxirredução e isso é justificado pelos sentidos que eles atribuem ao conceito não terem uma relação mais próxima com o significado cientificamente aceito. Assim, a partir do processo de conceituação, analisado pelos processos de aprendizagem traçados pelos estudantes, percebemos como cada indivíduo compreende os conceitos a partir dos sentidos e significados que eles atribuem em suas particularidades. E que, muitas vezes, no processo de apropriação de um conceito científico, é comum fazer uso dele sem realmente compreender sua significância, usando apenas sentidos fluidos que variam dependendo dos contextos.
