Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do programa minha casa, minha vida em uma perspectiva diacrônica(2025-04-15) Melo, Geraldo da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143Este artigo investiga a evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) entre 2014 e 2024, analisando como a linguagem publicitária do Programa se adaptou às mudanças socioculturais, políticas e econômicas do Brasil durante esse período. Teoricamente, fundamenta-se em Carvalho (2010) em relação à linguagem publicitária, Carrascoza (2004), Gonzales (2003) em relação ao texto publicitário, e Sousa (2017) sobre o anúncio publicitário. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisa recursos linguísticos e estratégias de persuasão presentes nos anúncios. Desse modo, demonstra que a linguagem publicitária do PMCMV passou por uma transformação significativa ao longo dos anos, buscando conectar-se com as necessidades e expectativas de um público-alvo cada vez mais exigente, que seguiu de forma gradual de uma campanha intermediária para a publicidade mais assertiva com suportes tecnológicos, com foco na qualidade e na construção de uma imagem positiva do Programa. O estudo identifica uma crescente utilização de elementos visuais e dados relevantes para despertar o interesse do público, em conjunto com uma linguagem mais sutil e indireta, buscando persuadir através de imagens e mensagens implícitas. Destarte, a pesquisa contribui para promover uma reflexão sobre o uso de recursos linguísticos e retóricos na construção de anúncios publicitários do PMCMV, a fim de adaptar-se às mudanças de perfil dos consumidores no decorrer dos anos de vigência do Programa.Item Relações de poder na propaganda e suas potencialidades didáticas para o ensino de língua portuguesa(2025-01-23) Ferreira, Allan Batista; Cavalcanti , Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/9770338173701369Este artigo, tendo como foco de pesquisa o texto publicitário e a manifestação de poder, investiga as relações de poder manifestadas em discursos presentes em duas propagandas de produtos para cabelos femininos crespos e/ou cacheados e suas potencialidades para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa. Para tal, fizemos uso de estudos em Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Magalhães (2003), Vieira e Macedo (2018), Bezerra e Gomes (2019) e Silva (2020). Os resultados demonstram que as relações de poder presentes nas propagandas somadas a outros elementos (con)textuais como as influências sociais de cada contexto de produção e a carga semiótica presentes nos textos são elementos potenciais para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa.
