Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
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Item Literatura, resistência e memória: a história contada pelo não-literário no conto Garopaba Monamour, de Caio Fernando de Abreu(2024-12-17) Menezes, Maria Isabela Berenguer de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/6486204392731681O presente artigo pretende explorar as nuances estabelecidas entre a literatura dissidente e a produção de sentido da representação dela para as camadas sociais marginalizadas, sobretudo, ao que diz respeito às questões de gênero. Nesse sentido, propomos a aplicação de um projeto de educação literária para educandos(as) do curso Transeducação, preparatório para a prova do supletivo do Estado de Pernambuco, o qual teve como público prioritário pessoas trans e travestis. Para isso, selecionamos o conto Garopaba, MonAmour, presente no livro Pedras de Calcutá (1977), do escritor Caio Fernando Abreu (1948 – 1996). A escolha pelo objeto de estudo se dá pela abordagem da resistência, da violência e da memória sociocultural no período da ditadura militar no Brasil. Dessa forma, objetivamos com esse projeto proporcionar um ambiente seguro e instigante para a apreensão do conhecimento em torno da população LGBTQIAP+, com foco nas pessoas trans. Pois, há aqui um viés de restituição dos desníveis de acesso à educação, provocados pela exclusão sistemática de quem foge das binaridades impostas pelas estruturais sociais, ou seja, os corpos “anormais”, não vistos como indivíduos ativos para a harmonia social, assujeitados. Haja vista que lhes foi negado o direito de acesso às informações privilegiadas, já que o aprofundamento em alguns conhecimentos é marcador de categorias sociais dominantes.Item Os desafios da integração de tecnologias no ensino de literatura: caminhos para uma educação inovadora(2025-04-28) Albuquerque, Carolina Cavalcanti de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2785694452258713Este trabalho aborda a importância da inclusão das tecnologias digitais e dos recursos multimídia no ensino de Literatura, com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e motivar os estudantes. A análise discute a crise no ensino, especialmente no que se refere às dificuldades de leitura e interpretação, bem como o impacto da revolução digital na ampliação das possibilidades educacionais. Ressalta-se o papel da literatura na formação de leitores competentes e a necessidade de reconfigurar as práticas pedagógicas para incorporar recursos tecnológicos de maneira eficaz. A utilização de ferramentas interativas e colaborativas, como plataformas digitais, aplicativos e mídias sociais, é destacada como um meio de oferecer novas formas de interação com o conteúdo literário, promovendo uma aprendizagem dinâmica e imersiva. Além disso, enfatiza-se que a integração dessas tecnologias deve ser orientada por objetivos pedagógicos claros, garantindo que atuem como ferramentas complementares no desenvolvimento da competência interpretativa dos alunos. Conclui-se que as tecnologias e as mídias digitais não apenas transformam as metodologias de ensino, mas também contribuem para a formação de alunos mais críticos, participativos e aptos a atuar de maneira reflexiva na sociedade contemporânea. O estudo fundamenta-se em autores que abordam a integração das tecnologias ao processo educativo, como Kenski (1988, 2008, 2012), Gomes (2010, 2013), Colomer (2010), Souza (2018), Valente (2018), Moran (2000, 2015) e Silva (2024), entre outros.
