TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    O papel dos recursos lúdicos para o desenvolvimento de noções matemáticas na educação infantil
    (2025-07-23T03:00:00Z) Silva, Maria Carolina Andrade; Lucena, Sandra da Silva Santos; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556; http://lattes.cnpq.br/3205045481328407
    O presente trabalho investiga o papel dos recursos lúdicos no processo de desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil. O objetivo principal foi compreender como a ludicidade pode contribuir para uma aprendizagem matemática significativa nesta etapa da educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e configurada como um estudo de caso, utilizou como instrumentos a análise documental do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e o currículo da Rede Municipal do Recife (2021) e entrevistas semiestruturadas com três professoras de uma escola pública de Recife - Pernambuco, Brasil. Os resultados indicam que, embora os documentos curriculares valorizem o brincar, a articulação explícita com o ensino da matemática, por vezes, é genérica e não oferece subsídios suficientes para o professor. As professoras, por sua vez, reconhecem a centralidade do lúdico e empregam uma gama diversificada de materiais concretos e jogos, mas relatam desafios na integração de tecnologias digitais, apontando para lacunas na formação de professores. A pesquisa conclui que os recursos lúdicos são mediadores fundamentais, mas sua eficácia está condicionada à intencionalidade pedagógica do educador, evidenciando a necessidade de uma formação docente que articule teoria e prática de forma mais consistente.
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    Pensamento algébrico em problemas envolvendo equações: possíveis desdobramentos em um encontro formativo com pedagogos em formação inicial à luz da Teoria da Objetivação
    (2025-06-30T03:00:00Z) Silva, Karolayne Gomes de Araújo; Almeida, Jadilson Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5828404099372063; http://lattes.cnpq.br/0431296864030147
    Este trabalho investigou como futuros professores pedagogos desenvolvem o pensamento algébrico em contextos de resolução coletiva de tarefas e como esse processo contribui para suas práticas docentes. Fundamentada na Teoria da Objetivação, a pesquisa qualitativa foi realizada com licenciandas em Pedagogia por meio de um encontro formativo que propôs situações-problema envolvendo ideias iniciais de equação e materiais concretos. Observou-se a mobilização de meios semióticos — como linguagem verbal, gestos e manipulação de artefatos — que favoreceram a construção coletiva de significados algébricos. Identificou-se a emergência dos vetores do pensamento algébrico, apesar de dificuldades iniciais por parte das participantes. A intervenção da pesquisadora e da coorientadora auxiliou na superação dessas dificuldades e estimulou a reflexão coletiva. A discussão final evidenciou que o encontro contribuiu para a reconceitualização da álgebra, aproximando-a de práticas pedagógicas mais significativas para os anos iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que propostas formativas que integram teoria, prática e reflexão crítica favorecem a ressignificação do saber matemático e fortalecem a formação de professores comprometidos com uma prática pedagógica dialógica e transformadora.
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    Os registros de estudantes do 1º ano do ensino fundamental nas aulas de matemática: um olhar para o processo de letramento e alfabetização matemática
    (2021-07-15) Oliveira, Maria Andréa Cavalcante Lima de; Santos, Sandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556; http://lattes.cnpq.br/7244798631797277
    Esta monografia teve como objetivo geral analisar os registros produzidos por estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental durante um ano letivo. O trabalho apresenta como aporte teórico as discussões sobre o Ciclo de Alfabetização nos documentos oficiais e na perspectiva Matemática. Discorremos também sobre o papel do registro dos estudantes nas aulas de Matemática, a formação docente para a aprendizagem de Matemática, bem como os livros didáticos e o Ensino de Matemática. E, por fim, as unidades temáticas para o ensino Matemático no Ciclo de Alfabetização. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Curi (2005), Souza (2010), Maia e Maranhão (2015), Nacarato (2013), dentre outros. Nos procedimentos metodológicos, foi adotado a pesquisa qualitativa, na qual utilizamos a entrevista semiestruturada com uma professora que atuava no 1º ano do Ensino Fundamental e os registros produzidos pelos seus estudantes (nos livros e nos cadernos). Para analisar os dados coletados, foi empregada a análise de conteúdos (MORAES, 1999) de modo que a análise foi estruturada em duas grandes categorias: “O papel dos registros para a docente” e “O papel dos registros para os estudantes''. Os resultados desta pesquisa mostram que o ensino de matemática no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental está distante do que previsto nos documentos oficiais, visto que ficou evidente que a demanda na alfabetização na Língua Materna foi predominante quando comparada à alfabetização matemática dessa turma. Foram poucas aulas de matemática no decorrer do ano letivo e as mesmas foram essencialmente concentradas no uso do livro didático. No entanto, nem todas as unidades temáticas do livro foram vivenciadas pelos alunos e o uso reduzido do caderno com atividades tradicionais voltadas para a sequência numérica revelam as lacunas deixadas nesse processo de alfabetização matemática. Para melhorar esse cenário o investimento em formação docente específica para professores que atuam no ciclo de alfabetização torna-se fundamental.