TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    Violência na escola: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
    (2024-12-02) Martins, Glaucy Kelly Ferreira de Souza; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as formas de manifestação da violência na escola e o impacto desse fenômeno nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola da rede municipal do Recife - PE. A partir disso, foram enumerados três objetivos específicos, sendo eles: descrever as diferentes manifestações de violência mais frequentes no ambiente escolar; identificar as interferências do fenômeno da violência na instituição escolar frente ao desempenho do aluno e ao exercício docente; e explicar a importância das políticas públicas de combate à violência como um direito efetivo para todos os envolvidos na educação escolar. A metodologia do trabalho é de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso. Com relação aos instrumentos utilizados na coleta de dados, foi utilizada a observação em três salas de aula e a entrevista com três professores e com a gestora da escola. A análise dos dados obtidos foi inspirada na Análise do Discurso segundo a ótica de Orlandi (2001), o que possibilitou compreender os discursos propagados pelos participantes da pesquisa através dos instrumentos utilizados, evidenciando como a violência se mantém em sala de aula, interferindo de forma considerável no cotidiano escolar, o que, consequentemente, afeta os processos de ensino e aprendizagem, já que se constatou, através da pesquisa, a ausência do trato de fenômenos como o da violência na escola, no processo de formação profissional docente, além de políticas públicas consistentes que visem deter esse fenômeno na escola.
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    Políticas públicas para educação inclusiva no município do Recife-PE: a legislação e a prática da equidade no processo de ensino e aprendizagem
    (2018) Silva, Alexsandro Oliveira da; Costa, Maria Aparecida Tenório Salvador da; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/0425889690539053
    O presente trabalho objetivou investigar as políticas públicas para a educação inclusiva de crianças com deficiências, na rede municipal de ensino do Recife-PE. O processo investigativo se desenvolveu a partir dos seguintes meios e instrumentos: análise documental, observações e entrevistas semiestruturadas, e para tratamento dos dados coletados foi utilizada a Análise de Discurso. A pesquisa visou compreender a presença das políticas públicas no cotidiano escolar das crianças com deficiências, matriculadas em escolas e salas de aula regulares do referido município. Buscou-se, ainda, analisar em que medida se efetiva a valorização das diferenças nos processos de ensino e aprendizagem, compreendendo que a educação inclusiva deve priorizar o direito à equidade no ensino para crianças com deficiências, de forma a ser ofertada preferencialmente em espaços que promovam a troca de conhecimentos e as diferenças individuais dos estudantes, de forma a possibilitar o crescimento pessoal, cognitivo e social dos mesmos. O processo investigativo tem como base o Estudo de Caso, a partir da seleção de uma escola pertencente à rede municipal de ensino, onde foi estudada a proposta pedagógica da instituição escolar, buscando compreender a perspectiva da educação inclusiva para crianças com deficiências nesse espaço educativo, e ainda, entender como essa proposta promove, ou não, a efetivação da inclusão de pessoas com deficiências, desde o seu acesso até a permanência desses estudantes no âmbito escolar. Os resultados mostram que as ações governamentais se traduzem em atitudes de garantia do acesso desses estudantes aos espaços escolares como cumprimento da legislação, todavia não são oferecidas as condições que possibilitam o pleno desenvolvimento escolar desses discentes como: a necessária formação dos profissionais para atender as especificidades dos estudantes com deficiências; os recursos assistivos indispensáveis ao atendimento da deficiência específica; entre outros. Assim, a não efetivação das políticas públicas educacionais voltadas para os estudantes deficientes tem como consequência a exclusão destes, negando-lhes o direito à educação de qualidade, e, assim, limitando suas possibilidades de aprendizagem.