TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/468
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Entre palavras e sinais: alfabetização e letramento de alunos surdos em duas escolas municipais de Pernambuco(2025-02-26) Silva, Inara Dantas de Melo; Cordeiro, Leane Pereira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/5437727266648733A educação de surdos possui diversos desafios, um dos maiores deles é a alfabetização e letramento e a forma a qual esses sujeitos são ensinados. Visto muitas vezes como incapazes ou impostos em uma prática oralista, esses alunos enfrentam acentuadas dificuldades linguísticas, muitas vezes por estarem inseridos em turmas com professoras que não compreendem as suas especificidades. Alguns surdos estão inseridos em turmas bilíngues com professoras surdas e fluentes em Libras, outros estão em contextos regulares com uma professora que não necessariamente tem domínio da língua de sinais, às vezes com a presença de instrutor e/ou intérprete. Nesta pesquisa, buscamos com o objetivo geral analisar as singularidades do processo de alfaletramento de alunos surdos em uma turma bilíngue para surdos, e em uma turma regular, ambas do ensino fundamental nos anos iniciais e com os objetivos específicos almejamos identificar o papel da Libras (L1) no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, bem como no desenvolvimento da leitura em contextos de regular e bilinguismo; verificar como se dá a relação aluno-professor-turma em contexto regular e de bilinguismo; compreender os principais desafios enfrentados pelas professoras, tanto em contexto inclusivo quanto bilíngue para surdos; entender o papel do instrutor e/ou intérprete no processo de alfaletramento desses alunos surdos. Um trabalho de caráter qualitativo do tipo pesquisa de campo utilizamos como instrumentos entrevistas estruturadas e a observação participante. O campo de pesquisa foi dividido entre duas escolas municipais da região metropolitana de Recife e os sujeitos foram duas pedagogas, um instrutor de Libras e uma intérprete. À luz de autores como Soares (2020), Morais (2005), Quadros (1997) entre outros, podemos compreender conceitualmente a alfabetização e letramento e os aspectos particulares da educação de surdos. Os resultados desta pesquisa destacam a fragilidade das formações continuadas oferecidas pelas redes municipais, a potencialidade de surdos em espaços bilíngues, tomando como ponto de referência o bilinguismo e o acesso à cultura surda, o contexto bilíngue, detém mais recursos (apesar das dificuldades) e está mais próximo do ideal para a educação de surdos, também revelam as dificuldades e barreiras encontradas em turmas regulares com alunos surdos, sendo a principal barreira à comunicação, ou a falta dela, e a importância de profissionais especializados presentes diariamente para oportunizar um alfaletramento de uma forma que de fato os alunos surdos possam desenvolver a língua escrita.Item A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais(2023-09-11) Carvalho, Thecia Karolina Souza de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4895746996790379The sign languages and comics share similar features, the visual experience is one of the most important, and it is also one of the cultural artifacts of deaf culture. In this regard, this study is an action research project whose aim is to demonstrate how the manga A Silent Voice (2020) can be used in the teaching-learning process of the Brazilian Sign Language (LBS) in a 4th grade class in the municipal district of Paulista-PE. Firstly, for our theoretical foundation, we seek to trace the roots of Western comics, emphasizing their relation to education, as well as the main features of manga. Then, we gave an overview of deaf education and the elements that constitute the language, as well as the importance of bilingual education and the use of comics in the teaching and learning of deaf and listeners. Through a questionnaire and interview, the students and the 4th grade teacher participated in the research, in order to answer the specific objectives: to investigate the students' previous knowledges about comics and the teacher's conception of their use in school; to discover the teacher's and students' experiences with the language; to identify the presence of the subject in the different spaces of the school; to analyze students' comic strips, taking into account the aspects discussed in the didactic sequence applied. We used content analysis to define four categories that relate to the results, also using aspects of semiotic analysis. The results indicate that school is a favorable environment for the dissemination of deaf culture and the manga contributed to the development of sign language knowledge.Item O espaço escolar bilíngue: as interações com crianças autistas no ciclo de alfabetização(2022-10-06) Santana, Nayani Oliveira de; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/5044979749558419The work has a municipality as its general objective, characterizing different processes of interaction in literacy between teachers and autistic students, in a particular school of the private education network located in Camaragibe/PE. In order to reach the proposed objectives, the qualitative and exploratory research, contour with observations in the classroom (English and Portuguese classes), in three different classes that are part of the literacy cycle, where there is autistic student. And, also, seven semi-structured interviews, between teachers and coordinators. For the theoretical framework, authors who address the theme developed in the research were used. In literacy as the authors, Soares(2009) and Morais and Leite(2005). In bilingualism, Andrade (2019) and the CNE/CEB opinion nº 2/2020, July 9, 2020, which has not yet been approved, and intends to bring direction to bilingual education in Brazil. In autism, the Guidelines for Attention to the Rehabilitation of Persons with Autism Spectrum Disorders (2014) and LDB 9394/96. By analyzing the interaction of literacy teachers with autistic students, the study seeks to contribute to reflections on the learning processes in literacy in the context of a bilingual school. More specifically, it seeks to understand the strategies used by teachers to promote the interactions of autistic students with the class and in the classroom, through observations and interviews carried out with the teachers.