TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/468

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A prática pedagógica docente-discente e a autonomia em crianças de 3 anos em uma creche da cidade do Recife
    (2025-03-11) Silva, Giovanna Caroline da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
    O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como a autonomia é vivenciada na prática docente-discente do grupo 3 de uma creche do município de Recife. Nossa fundamentação teórica buscou aprofundamento nas temáticas autonomia e rotina, embasado principalmente nos pensamentos de Freire (1996) e Piaget (1994). Freire (1996) diz que a autonomia é a capacidade de desenvolver o pensamento crítico, destacando o papel libertador da educação. Por sua vez, Piaget (1994) coloca a autonomia como intelectual e moral, onde as interações sociais e a afetividade são determinantes no desenvolvimento infantil. Portanto, esse estudo buscou refletir acerca da importância da promoção da autonomia infantil no contexto das experiências vividas na rotina da creche. Além de identificar ações pedagógicas que estimulam a autonomia das crianças, considerando que ela é construída por meio das experiências vivenciadas e das interações com o meio. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e o uso do diário de campo como instrumentos metodológicos, a análise usada foi a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1970). Por fim, o estudo mostra que autonomia se manifesta na rotina e no cotidiano das crianças, permeando as praticas de cuidado, as interações e brincadeiras. A prática docente também é vista como um fator decisivo para promoção dessa autonomia, pois, ao mediar e incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia, oferece segurança para elas expressarem suas ideias e exercerem sua liberdade. Dessa forma, a autonomia é o reflexo de escolhas realizadas, levando em conta o contexto social que o indivíduo está inserido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A dialogicidade como meio de enfrentamento à violência escolar e fortalecimento da autonomia infantil numa escola democrática
    (2019-11-21) Andrezzo, Clara; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/9709122120661613
    O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da dialogicidade na escola como base para processos escolares democráticos, e como ferramenta para o enfrentamento e a prevenção à violência escolar. A escolha desse tema surgiu da vontade de compreender se efetivamente o fortalecimento das crianças, tendo o diálogo como princípio, pode auxiliar no enfrentamento à violência escolar? A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e utiliza a observação participante como método, entrevista semi-estruturada e questionário como técnicas de construção de dados. O lócus foi numa escola da Rede de Ensino Pública Municipal do Recife, localizada na Zona Norte da Cidade. Considerando que a escola pode ser um espaço e um tempo em que o diálogo seja fundamental para o fortalecimento da autonomia das crianças, nos dedicamos a observar os casos de violência, e identificar os dispositivos facilitadores de diálogo presentes na escola, além de analisar os princípios constitutivos de uma escola democrática, evidenciando a repercussão em processos dialógicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A atitude do educador na construção da autonomia e do brincar livre de crianças bem pequenas: um estudo à luz da abordagem Pikler
    (2022-10-06) Vanderlei, Jessika Maria; Silva, Emmanuelle Christine Chaves da; http://lattes.cnpq.br/4816027610768343; http://lattes.cnpq.br/9752154855470293
    The present study discusses the role of the educator in the construction of the autonomy of very young children in the context of Early Childhood Education in the light of the Pikler Approach, intertwining discussions about the influence of the educator's attitude in the construction of children's autonomy and the ways in which they play in the classroom. exercise of their autonomy, in order to highlight the essentiality of a pedagogical practice sensitive to details and whose main objective is to promote the necessary conditions so that in playing each child has the opportunity to act on their own initiative and build their autonomy while experiencing a play of meanings. In this trajectory, the Pikler Approach was used as the main theoretical foundation, which permeated the bibliographies of Falk (2016), Soares (2017), Fochi et al. (2017), Falk (2021), among other references to that approach. From this perspective, the study is a qualitative research that is proposed as a general objective to investigate the role of the educator in promoting the autonomy of very young children in an Early Childhood Education institution that bases its pedagogical practice on the Pikler Approach. Based on it, the specific objectives were defined: Identify the educator's attitude in promoting the autonomy of very young children in a Group III class and Analyze the ways in which children play in view of the educator's attitude. For that, a case study was carried out, involving an educator/pedagogue and ten children, in a group of Group III of an Early Childhood Education Center in the Metropolitan Region of Recife. Data collection was carried out through observations recorded on video in order to look closely at the meanings of the empirical field. From the analyses, five attitudes of the educator in the promotion of the child's autonomy were identified, among which, the attitude of Availability and Observation, identified when the educator was observing the children's play and was not sought after, and that of Availability and Service, when the educator was watching the play and when requested by a child, she answered making suggestions and inciting reflections. In relation to playing, five categories of play were evidenced: Heuristic Play; Heuristic Play and Make-believe; Sensory/Tactile Explorations and Movement; Free Movement; and Make-believe; among which, the categories of Free Movement and Playing Free and Make-Believe had the highest percentage of emergency along the video recordings. From the results, we emphasize that when the educator assumes an attitude that respects the child's play and autonomy, it is possible to perceive how much this allows the child to put into practice all his/her power when playing. With this, we emphasize the contributions of the Pikler Approach that reveal the potential and possibilities for a pedagogical practice that prioritizes respect, the affective bond, the child's autonomy and the attentive action of the educator in favor of the integral development of the child in its various dimensions.