TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Pensamento computacional na Educação Básica: um estudo sobre a constituição dialógica da concepção dos docentes(2022-10-05) Paiva, Maria Carolina Rodrigues Simões de; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/5655226343295043O desenvolvimento do conhecimento tecnológico e a expansão da cultura digital transformou a concepção da informática educacional nas escolas. Não basta instrumentalizar os estudantes, é preciso formar cidadãos digitais críticos, que transcendam o uso do digital e apliquem o conhecimento computacional também em situações não virtuais. O Pensamento Computacional (PC) chegou às escolas como uma proposta multidisciplinar e de ensino dos fundamentos da Computação, pautado na resolução de problemas e na preocupação com o desenvolvimento de uma educação tecnológica contextualizada, que visa o confronto às estruturas sociais que promovem ou perpetuam desigualdades. Porém, ainda restam lacunas sobre como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem de fato essa temática. Baseado em um estudo de caso, a pesquisa foi realizada com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da disciplina de Pensamento Computacional de uma escola privada, na cidade do Recife; com o objetivo de compreender as concepções destes quanto ao Pensamento Computacional na educação de crianças. Para construção dos dados, realizamos uma pesquisa documental, somada à aplicação de uni questionário e a entrevista semiestruturada. Analisamos o jogo dialógico presente nos enunciados dos sujeitos participantes a partir de categorias de análise de discurso contidas e também extrapoladas às respostas coletadas e constatamos que, embora os discursos estabeleçam um diálogo com as concepções cognitiva e situada do PC (RAFAI et ai., 2019) se faz necessário expandimos essas perspectivas, a fim de reorientar nossa compreensão do PC na escola, adotando a perspectiva critica, que enxerga o PC enquanto um canal possível para o engajamento dos estudantes em questões socialmente relevantes.Item O desenho na Educação Infantil: o que dizem as professoras?(2022-09-30) Fróes, Roberta Carolina Bertão Pereira; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/8731732420179569Nesta pesquisa utilizamos como referência teórica Vygotsky (1991) e Pimenta (1999) para discutir sobre o desenho infantil e os saberes dos professores acerca desta linguagem. Diante disso, tivemos como objetivo geral investigar os saberes docentes sobre o desenho nas práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Vitória de Santo Antão - PE. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia do estudo de caso, concentrando-se em oito professoras que atuavam em uma mesma instituição com crianças de 4 a 5 anos. Desta forma, foi realizada uma entrevista com perguntas semiestruturadas para entender os saberes docentes das professoras participantes da pesquisa sobre o desenho infantil. Podemos perceber que mesmo as professoras compreendendo a importância de atividades significativas envolvendo o desenho infantil, ainda evidenciamos práticas que não levam os interesses e as questões socioemocionais da criança. Em meio a esse cenário, podemos identificar a necessidade de se pensar na formação inicial e continuada das professoras da Educação Infantil, além de recursos materiais que garantam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento expressos na BNCC (BRASIL, 2018), relacionado ao trabalho com o desenho infantil.
