TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/468
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A prática pedagógica docente-discente e a autonomia em crianças de 3 anos em uma creche da cidade do Recife(2025-03-11) Silva, Giovanna Caroline da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como a autonomia é vivenciada na prática docente-discente do grupo 3 de uma creche do município de Recife. Nossa fundamentação teórica buscou aprofundamento nas temáticas autonomia e rotina, embasado principalmente nos pensamentos de Freire (1996) e Piaget (1994). Freire (1996) diz que a autonomia é a capacidade de desenvolver o pensamento crítico, destacando o papel libertador da educação. Por sua vez, Piaget (1994) coloca a autonomia como intelectual e moral, onde as interações sociais e a afetividade são determinantes no desenvolvimento infantil. Portanto, esse estudo buscou refletir acerca da importância da promoção da autonomia infantil no contexto das experiências vividas na rotina da creche. Além de identificar ações pedagógicas que estimulam a autonomia das crianças, considerando que ela é construída por meio das experiências vivenciadas e das interações com o meio. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e o uso do diário de campo como instrumentos metodológicos, a análise usada foi a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1970). Por fim, o estudo mostra que autonomia se manifesta na rotina e no cotidiano das crianças, permeando as praticas de cuidado, as interações e brincadeiras. A prática docente também é vista como um fator decisivo para promoção dessa autonomia, pois, ao mediar e incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia, oferece segurança para elas expressarem suas ideias e exercerem sua liberdade. Dessa forma, a autonomia é o reflexo de escolhas realizadas, levando em conta o contexto social que o indivíduo está inserido.Item Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE(2021-03-05) França, Cibelle do Nascimento; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/7159830181062740This study sought to understand what changes related to mental health are pointed out by students of the initial periods of the Degree Course in Pedagogy (face-to-face modality) at the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). The 19 participating students answered a questionnaire made available in the Google Forms platform, and disseminated through the social network used by the investigated course, personal and collective e-mail of the classes. The main results pointed to mood swings and disproportionate reactions to academic difficulties as recurring symptoms. Another relevant aspect raised is related to the family and friends network, acting as a protective system. These results point to the importance of deepening this theme, making it the object of reflection in universities, favoring the improvement of policies and services of psychological support to students, and a better dissemination of existing services, aiming at the prevention and promotion of mental health in the academic environment.Item As práticas pedagógicas e suas relações com a tarefa de casa no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso(2018) Menezes, Maria Celeste Vasconcelos de; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644The present study sought to examine pedagogical practices, conceptions and Manpower concerning homework and their relationship to the teaching and learning process. Guiding the study were for the learning process approaches in psychology and education of vygotskyana base, according to piagetian and skinneriana, which have different implications on the making education. A case study on a class of the second grade of elementary school I in a Municipal School of Recife-PE. The data were constructed based on observations of daily life in the school class in the period of two weeks, field journal, interview with the homeroom teacher and questionnaires with the Coordinator and the student's parents. The results show that there is a consensus on the importance of the completion of homework, justified primarily as a backup. Both teacher and Coordinator understand that for the development of the student is paramount family participation in this process. It was evidenced that the teacher Associates to your practice to a theory, which ultimately did not lead to a critical reflection and improvement of possible reaches on the subject, in practice the use of homework.