TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/468

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entre palavras e sinais: alfabetização e letramento de alunos surdos em duas escolas municipais de Pernambuco
    (2025-02-26) Silva, Inara Dantas de Melo; Cordeiro, Leane Pereira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/5437727266648733
    A educação de surdos possui diversos desafios, um dos maiores deles é a alfabetização e letramento e a forma a qual esses sujeitos são ensinados. Visto muitas vezes como incapazes ou impostos em uma prática oralista, esses alunos enfrentam acentuadas dificuldades linguísticas, muitas vezes por estarem inseridos em turmas com professoras que não compreendem as suas especificidades. Alguns surdos estão inseridos em turmas bilíngues com professoras surdas e fluentes em Libras, outros estão em contextos regulares com uma professora que não necessariamente tem domínio da língua de sinais, às vezes com a presença de instrutor e/ou intérprete. Nesta pesquisa, buscamos com o objetivo geral analisar as singularidades do processo de alfaletramento de alunos surdos em uma turma bilíngue para surdos, e em uma turma regular, ambas do ensino fundamental nos anos iniciais e com os objetivos específicos almejamos identificar o papel da Libras (L1) no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, bem como no desenvolvimento da leitura em contextos de regular e bilinguismo; verificar como se dá a relação aluno-professor-turma em contexto regular e de bilinguismo; compreender os principais desafios enfrentados pelas professoras, tanto em contexto inclusivo quanto bilíngue para surdos; entender o papel do instrutor e/ou intérprete no processo de alfaletramento desses alunos surdos. Um trabalho de caráter qualitativo do tipo pesquisa de campo utilizamos como instrumentos entrevistas estruturadas e a observação participante. O campo de pesquisa foi dividido entre duas escolas municipais da região metropolitana de Recife e os sujeitos foram duas pedagogas, um instrutor de Libras e uma intérprete. À luz de autores como Soares (2020), Morais (2005), Quadros (1997) entre outros, podemos compreender conceitualmente a alfabetização e letramento e os aspectos particulares da educação de surdos. Os resultados desta pesquisa destacam a fragilidade das formações continuadas oferecidas pelas redes municipais, a potencialidade de surdos em espaços bilíngues, tomando como ponto de referência o bilinguismo e o acesso à cultura surda, o contexto bilíngue, detém mais recursos (apesar das dificuldades) e está mais próximo do ideal para a educação de surdos, também revelam as dificuldades e barreiras encontradas em turmas regulares com alunos surdos, sendo a principal barreira à comunicação, ou a falta dela, e a importância de profissionais especializados presentes diariamente para oportunizar um alfaletramento de uma forma que de fato os alunos surdos possam desenvolver a língua escrita.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola do município de Moreno - PE
    (2022-10-05) Soares, Ariany Maria Silva; Pinto, Virgínia Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/8606294842004126; http://lattes.cnpq.br/1664088852458353
    La presente investigación nombrada: O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola no município de Moreno, tuvo como objetivo principal comprender a través del discurso docente las prácticas pedagógicas de profesores de una escuela que lesionan en las clases regulares de la primera etapa del enseñando fundamental, en la ciudad de Moreno. Buscando realiza la encuesta de datos, utilizando como herramienta de pesquisa las entrevistas semiestructuradas, que basan la actual pesquisa. Comprendemos la investigación a la luz del análisis de datos. Para esto, nos apoyamos en los estudios de Minayo , como también en otros estudios que nos apoyaron con elementos esenciales para una mejor análisis y comprensión del universo pesquisado. Como también en los documentos que basan los marcos legales de la educación, como la Lei de Diretrizes e Bases Educacionales 9394/96. Frente a los resultados presentados podemos comprender algunos desafíos que se manifiestan en la práctica docente, como el desconocimiento de la lengua brasileña de signos, las estrategias de inclusión practicada en las clases por los profesores, así como conocer los sentimientos, que han surgido en las relaciones entre los profesionales que trabajan en las clases regulares con estudiantes sordos. Por medio del análisis de los resultados obtenidos logramos comprender la importancia de un conjunto de procesos, sobre todo, la formación de base y la formación continua para profesores que lesionan con estudiantes sordos, como también comprender la importancia de cada persona que compone las clases escolares.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A inclusão de crianças com deficiência nos anos iniciais em um município de Pernambuco
    (2022-10-05) Diniz, Aniely Andreza Silva Tavares; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/8614975484114105
    Approved by the World Conference on Education for All, Jomtien, Thailand, 1990. More than forty-two years ago, the nations of the world affirmed in the Universal Declaration of Human Rights that "everyone has the right to education." In 1989, one year after the Brazilian Constitution, our country ensured the inclusion of children with disabilities in the regular education system, guaranteed by Law No. 7,853/89, making the offer of Special Education in public schools mandatory and free. However, we still find today difficulties and lack of preparation of some school institutions to welcome and support students with disabilities to remain in the classroom. Therefore, the present research aimed to investigate how children with disabilities are included in schools in the early years in a municipality located in the Mesoregion of Agreste Pernambucano. We rely on authors such as; Santos (2016), Glat (2007), Mantoan (2003), Ferreira, Lima e Garcia (2015), Rodrigues (2018), Ropoli et al. (2010) among others. The methodology used was quali-quantitative. For data collection, questionnaires were applied to teachers from the municipal network, through Google forms®, as well as documental analysis of the Pedagogical Political Projects - PPP of the schools of the initial years and the Municipal Education Plan - PME. The results showed that although the PPPs and the PME deal with inclusive education, the reality found points in the opposite direction. It was identified that there is no dialogue between the regular classroom teacher and the AEE. Another relevant fact was that the AEE does not meet all the demand that the municipality needs, including lack of investment for the rural area, therefore, greater inclusive investment is needed within the municipality so that there is greater equity and that children can have a continuous reception throughout the school year.