TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação
    (2025-07-21) Lima, Maria Gabriella da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6046598772971610
    Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.
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    Para além dos muros da escola: a atuação do pedagogo nos recursos humanos de uma empresa em Recife
    (2023-09-14) Duarte, Mirella Eduarda de Lima; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/4491962973345501
    O presente trabalho teve como objetivo principal compreender qual o e como sua atuação pode dialogar com as práticas pedagógicas discutidas durante a graduação. Como fundamentação teórica abordamos os estudos de Libâneo (2013); essa pesquisa, que é de natureza qualitativa, trata-se de um estudo de caso e utilizou como instrumentos questionários e entrevistas para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada em uma empresa na cidade do Recife. Constatou-se que as atividades desempenhadas pelas pedagogas no setor de treinamento e desenvolvimento são fortemente influenciadas pelos princípios pedagógicos adquiridos durante sua graduação. Esse estudo demonstra que a formação em pedagogia prepara profissionais para atuar não apenas no ambiente escolar formal, mas também em contextos diversos e espaços não formais de ensino, como no corporativo, onde suas habilidades e bases pedagógicas desempenham um papel significativo na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. A pesquisa ressalta a importância dos estudantes de Pedagogia compreenderem a diversidade de espaços e cargos em que podem atuar, abrindo possibilidades para futuras reflexões sobre o papel do pedagogo em diversos campos de atuação.
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    Desafios e possibilidades de uma experiência estético-formativa com crianças de 6 a 8 anos em período de pandemia da COVID-19
    (2021-03-02) Pinto, Giulia de Souza Neves Gomes; Souza, Ana Paula Abrahamian de; http://lattes.cnpq.br/5944309643014109; http://lattes.cnpq.br/1966604990924243
    Nessa pesquisa, os termos arte, educação e espaços não formais se relacionam na perspectiva de compreender que a educação através da arte pode, e deve, problematizar a realidade sócio-político-cultural das crianças em toda sua complexidade. Para isso, buscamos compreender a potência da Arte/Educação em experiências estéticas, com crianças de 6 a 8 anos, na praça do Carmo, em Olinda-PE, durante a pandemia da COVID-19. Entendendo que esse estudo teve como objetivo oportunizar uma experiência estética formativa para crianças, em um espaço não escolarizado, foi necessário analisar, estudar e observar, mas, acima de tudo, agir, alinhando-se na perspectiva da Pesquisa ação. Para isso, foram utilizados instrumentos metodológicos como o aprofundamento em leituras e documentos oficiais, observação participante em alguns momentos e a não participante em outros e a utilização de recursos videograficos e fotográficos para a captura dos significados da experiência e para a construção de uma exposição. A partir da análise da intervenção, foi possível observar a Arte enquanto campo epistemológico através das ações e conhecimentos adquiridos pelas crianças, mostrando que a Arte, os espaços não formais, as experiências e a Educação, quando juntas integralmente é um mecanismo essencial para o desenvolvimento crítico, social e político do indivíduo.
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    Conhecendo e analisando os espaços museais: um olhar sobre as propostas pedagógicas e o fazer docente nos espaços não-formais na cidade do Recife - PE
    (2021-02-26) Mélo, Séfora Micaela Fernandes de; Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de; http://lattes.cnpq.br/8419255160811830; http://lattes.cnpq.br/6363616665721365
    Na presente pesquisa busca-se analisar a relevância do papel dos pedagogos e graduados na articulação dos conteúdos escolares das disciplinas de Geografia e História com as experiências vividas em espaços museológicos da cidade do Recife. Analisando essa estrutura e sua função em relação ao conteúdo das duas disciplinas abordando a estrutura do plano museológico como facilitador na construção do conhecimento pelos alunos e contribuindo para a educação formal e educação continuada. Fez-se uso, metodologicamente, da abordagem qualitativa por meio de uma visão social da temática. O universo pesquisado trata-se da análise do plano museológico, leitura de livros e artigos científicos que serviram de aporte teórico e metodológico, tanto em meio físico quanto digital, embasando-se nos argumentos de Albuquerque (2014); Cardoso e Albuquerque (2018); Jacobucci (2008); Libâneo (2001; 2005); Pacheco (2010; 2012); Santos (2007); e, Tomita (1999). Quanto à metodologia de análise, se deu por meio da análise de discurso presentes nas entrevistas e questionários abertos, avaliados. De encontro a este objetivo, se quis desbravar o mar de entraves existentes para o uso desses, possibilitando que o espaço museal seja um ambiente não-formal efetivo e integralizado ao ambiente formal de educação.