TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    Alfabetização de discentes fora de faixa etária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com a poesia visual
    (2021-06-29) Araújo, Eliete Vieira Corrêa de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3634424243252590
    A leitura e a escrita são instrumentos que viabilizam a aquisição do conhecimento na escola. No Brasil, altos índices de alunos fora da faixa etária instigam estudos que visam entender o processo de alfabetização. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo analisar o processo de alfabetização de discentes fora de faixa etária, nos anos iniciais do ensino fundamental, em escola pública municipal, a partir da apreciação e produção da poesia visual. A relevância está na contribuição dos estudos em práticas pedagógicas, sem que estas sejam meramente remediativas, mas formativas. Este estudo, de natureza qualitativa, com objetivo exploratório e perfil metodológico de pesquisa-ação, foi organizado com investigação de conhecimentos teóricos, especificidades dos discentes fora de faixa etária e observação participante, visando uma abordagem pedagógica em turmas de quinto e terceiro ano em duas escolas da cidade do Recife. Para tanto, os dados foram coletados por meio de observações e anotações em diário de campo, entrevistas abertas a docentes e gestores, além de questionário elaborado a partir do modelo retrato chinês para os discentes e atividades pedagógicas. Nos estudos teóricos, refletimos sobre a alfabetização e letramento, a história da poesia visual e a perspectiva de sua produção como gênero textual. A análise mostrou que a proposta de atividade com gênero textual é significativa à aprendizagem na escrita e leitura, visto que, faz parte dos usos sociais do aprendiz. A poesia visual atende a questão da pesquisa, proporcionando além de uma experimentação visual, com apreciação da imagem e da escrita, o entendimento e inferência, independente do nível de domínio do sistema de escrita do leitor. Entre os alunos, identificamos níveis de escrita pré-silábico, silábico com e sem valor sonoro, alfabético e ortográfico (com correções a realizar), evidenciando em casos pontuais a necessidade de um atendimento sistematizado devido à dificuldade recorrente na autonomia da escrita espontânea. Concluímos que, são as relações entre professores e alunos, e entre alunos que determinam práticas, aprendizagens e rendimentos escolares. Assim, ao observar o aluno, o professor entende suas necessidades e anseios, contribuindo na elaboração de práticas pedagógicas sistematizadas.