TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/468

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da construção conceitual de espacialidade a partir das sugestões dos livros didáticos do primeiro ciclo do ensino fundamental
    (2019-12-19) Anjos, Regina Alves dos; Santos, Sandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção da espacialidade em livros didáticos no ciclo de alfabetização. Para tanto, fizemos um estudo de como o conceito de espacialidade se insere nos documentos curriculares oficiais, materiais do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), o guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e na literatura de Educação Matemática. Analisamos os livros do ciclo de alfabetização de duas coleções de livros didáticos. Concluímos que a localização, representação e orientação espacial deve ser abordada em todos os anos da educação Básica e que, nas coleções analisadas, os conteúdos dessa temática são abordados durante todo o percurso do ciclo de alfabetização, sendo que a representação espacial são contemplados nos livros didáticos de duas das coleções de livros de didáticos.