Meio Ambiente (PROExC)

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    Avaliação do perfil de produtos hortifrutigranjeiros comercializados nas feiras livres de Garanhuns
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Moser, Luciana Maia
    Os projetos desenvolvidos no meio acadêmico com a participação do corpo docente e discente devem priorizar e estimular a cidadania e a inclusão social, proporcionando uma integração entre a universidade e a sociedade. Assim, dentre os vários fatores que podem influenciar na vida saudável das populações, destaca-se a alimentação. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, tem valor inestimável para a saúde pública, sendo responsável, inclusive pela prevenção de doenças. Entretanto, o uso frequente de agrotóxicos e de forma inadequada na produção dos artigos hortifrutigranjeiros, pode trazer consequências graves tanto para a população que consome esses alimentos como também aos agricultores e trabalhadores rurais. Dessa forma, o presente projeto tem por finalidade avaliar a procedência dos produtos hortifrutigranjeiros, comercializados em feiras livres na cidade de Garanhuns, quanto ao local de cultivo, sistema de produção e uso de agrotóxicos nessa produção. Além disso, será traçado o perfil dos feirantes que são produtores rurais e suas propriedades serão visitadas e acompanhadas. Posteriormente, serão ministradas palestras sobre alimentos orgânicos e alimentos funcionais e cartilhas serão confeccionadas e distribuídas nas feiras livres tanto para os feirantes como também para os consumidores.
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    Implantação de hortas agroecológicas em escolas públicas de Garanhuns
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Moura, Mácio Farias de
    As hortaliças, folhosas (alface, couve), frutos (tomate, vagem), flores (couve-flor, brócolis), raízes (cenoura, beterraba), são alimentos muito importantes para a alimentação humana, pois são ricas em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. A produção orgânica ou agroecológica destes produtos é de extrema importância para garantir a segurança alimentar, além de permitir a conservação do ambiente pela redução de produtos químicos lançados no meio. A implantação de hortas agroecológicas nas escolas do Agreste Meridional torna-se importante, uma vez que na região não existe projetos com esta finalidade de incentivar e ensinar tanto as crianças como professores a importância desta atividade. Este projeto tem como objetivo difundir técnicas de produção nas escolas publica de Garanhuns com a implantação de hortas agroecológicas. As escolas foram visitadas e feita a conscientização da relevância desta atividade onde foram produzidas as hortaliças e as mesmas utilizadas na confecção da merenda escolar.
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    Integração universidade-agricultor familiar-parceiros III: rodas de debate e dia de campo sobre o manejo da podridão radicular em Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Medeiros, Erika Valente de
    Tendo em vista o sucesso dos projetos “Integração Universidade Agricultor familiar-parceiros I e II”, pelos encontros e integração com todos os atores, surgiu, uma demanda para um problema sério: a podridão radicular da mandioca. É de difícil controle, pois além de existir uma diversidade de patógenos envolvidos, o controle químico é ineficiente pois está fortemente associadas à riscos ambientais, econômicos e sociais. Por isso, existe uma forte necessidade da adoção de medidas integradas de manejo que preconizem práticas sustentáveis e accessíveis aos agricultores. Esta interação será uma forma de assegurar a cidadania e garantir a inclusão social desses agricultores, bem como colocar os alunos desta instituição de ensino na prática extensionista. Por isso, este projeto tem como objetivo manter a integração entre os atores sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, produtores familiares do Agreste de Pernambuco e parceiros como o Instituto Agronômico de Pernambuco IPA, PRORURAL, Secretarias de agricultura, e outros, através do grupo (AGROFAMILIAR) e dissertações empenhadas em resolver o problema. Serão realizadas visitas periódicas aos agricultores familiares, revisões de literatura, reuniões e apresentações de trabalhos para debate sobre formas de manejo e dia de campo sobre o manejo alternativo da podridão radicular da mandioca na comunidade do Castainho.
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    MicroMundo: revelando a microbiologia do solo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Sobral, Júlia Kuklinsky
    A exemplo do que já ocorre em muitos outros países, no Brasil, em especial as regiões Norte e Nordeste, há uma crescente necessidade de se educar e informar a população sobre questões relacionadas ao meio ambiente, como a microbiologia do solo. A exploração e o conhecimento dos mecanismos de interação micro organismos/planta/solo poderão ser utilizados em sistemas de manejo que busquem uma produção sustentável. Os micro-organismos podem promover o desenvolvimento vegetal por meio de processos indiretos e diretos, como a fixação biológica do nitrogênio. Neste contexto, o projeto “MicroMundo: Revelando a Microbiologia do Solo” teve como objetivo principal popularizar os conhecimentos da Microbiologia do Solo junto aos pequenos agricultores e pecuaristas, e população em geral do município de Garanhuns e seu em torno. Para tanto, foram realizadas as seguintes atividades: criação e edição de panfleto e boletim informativo abordando a importância e aplicação biotecnológica da Microbiota do Solo; realização das oficinas “Conhecendo o MicroMundo do Solos”e “Os Micro-organismos promovendo o crescimento vegetal”; divulgação do material didático junto a pequenos agricultores e pecuaristas, e população em geral.
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    Observatório Ambiental Itinerante: popularizando o Semiárido em escolas do município de Serra Talhada (PE)
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada; Administração, 2011) Melo Júnior, Mauro de
    O Observatório Ambiental do Semiárido (OAS) foi criado com o propósito de atuar como um instrumento sistemático de pesquisa, organização e difusão de temas sócio-ambientais, articulando pesquisa, ensino e prática social com a formação e capacitação de alunos universitários. O OAS visa ampliar o horizonte de análise e intervenção social no convívio com a realidade buscando elementos para reflexão sobre o local e o regional. A divulgação de problemas ambientais pode atuar como uma forte ferramenta na amenização das consequências advindas desses problemas, já que parte da população pode dar início a um processo de discussão e articulação em busca de melhores soluções. A presente proposta tem como objetivo difundir a ação do OAS de forma itinerante, através de exposições móveis, abordando temas relacionados ao semiárido. Este projeto possibilitará o acesso das crianças a informações sobre os recursos vivos da região. As ações extensionistas estão sendo realizadas nas escolas do município e vem funcionando como um veículo de promoção das potencialidades da região, nos aspectos econômico e sócio-ambiental. Muitas crianças nunca ouviram falar de alguns temas básicos do bioma Caatinga, o que vem despertando um olhar crítico desses atores no que se refere a manutenção e preservação desses recursos ambientais.
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    Oficinas de montagem de secador solar de frutas de garrafas pet
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Tecnologia Rural, 2011) Guiselini, Cristiane
    A energia solar é abundante, inesgotável, gratuita, não poluente e na forma de calor e luz pode ser útil na desidratação de alimentos. A desidratação é o método mais antigo de preservação de comida, com sucesso particular em climas quentes e secos. É um método muito simples, que reduz as condições necessárias para o aparecimento de bactérias que levam a deterioração dos alimentos. O secador solar de frutas é indicado para o pequeno proprietário rural que necessita de tecnologias de baixo custo, simples e adaptadas, que diversifiquem suas atividades produtivas, usando a mão de obra familiar disponível, agregando valor e qualidade aos alimentos, ampliando suas possibilidades de auto sustentação e de vendas nos mercados, gerando benefícios e rendas. A construção de um secador solar de garrafas pets é simples e os materiais utilizados podem ser materiais reutilizados adquiridos localmente. Objetiva-se com esse trabalho construir e divulgar o secador solar de frutas de baixo custo junto a COOPA CAP associação situada no Recife PE.
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    Padrão de segurança e soberania alimentar e nutricional das famílias agricultoras da comunidade Carnaúba do Ajudante – Serra Talhada (PE)
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada; Administração, 2011) Silva, Fabiana Maria da
    As ações de extensão são de fundamental importância para a sociedade como um todo, sendo parte constitutiva dos alicerces que fundamentam a Universidade, no tripé ensino-pesquisa-extensão. Assim, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS, que tem por objetivo fortalecer a Agriculta Familiar e Camponesa de nossa região traz como proposta o presente projeto: realizar um diagnóstico do Padrão de Segurança e Soberania alimentar da comunidade de Carnaúba do Ajudante. A ação consistiu na elaboração e aplicação de um questionário sócio-econômico entre os agricultores e agricultoras com vistas a identificar o padrão de segurança e soberania alimentar das famílias. Foi identificado que todas as famílias encontram-se em insegurança alimentar e nutricional e não possuem soberania sobre o que consomem. Outros aspectos também foram levantados, como a questão do lixo, por exemplo. A partir desse levantamento, foram realizadas oficinas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras, através de uma alimentação segura e saudável, além de conscientizar os mesmos sobre a importância de uma alimentação equilibrada, sem contaminação, sendo a mais natural possível além da própria preservação do meio em que vivem.
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    Plano de gestão de resíduos da atividade pesqueira com ênfase em couro de peixe
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Costa, Weruska de Melo
    Instituições governamentais contribuem para formar e ampliar conhecimentos através de atividades de capacitação em comunidades. Este projeto tem como objetivo aplicar gestão de produtos inovadores para o processamento e aproveitamento de resíduos oriundos da atividade pesqueira, abrangendo pele de peixe para curtume e transformação em couro através de metodologia ambientalmente correta resultando em produção limpa, evitando desperdícios, degradação e minimizando a poluição ambiental contribuindo a geração de renda e cadeia produtiva do artesanato. A capacitação ocorrerá através de cursos, que despertará interesse e o potencial para o aproveitamento destes resíduos. Além disso, serão empregadas Gestão através de técnicas de venda, incorporação de lucro, marketing e publicidade na melhoria do agronegócio, Além de formar novos gestores comunitários e estimular a continuidade da atividade através de motivação contribuindo com a sustentabilidade social, econômica e ambiental. O local selecionado para as atividades de capacitação está localizado em Porto Jatobá, sendo selecionadas mulheres que atuam na atividade pesqueira direta ou indiretamente provenientes da Zona Rural local. O curtimento de pele de peixe será realizado a partir de trabalhos provenientes do Interior do estado de Pernambuco. Os alunos farão um intercâmbio realizando uma troca de experiências e conhecimento de diferentes comunidades possibilitando interdisciplinaridade.
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    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a escola e a comunidade
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia Cristina
    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a Escola e a Comunidade Betânia Cristina Guilherme. O projeto apresentado é uma iniciativa da Área de Ensino das Ciências Biológicas do Departamento de Biologia da UFRPE, juntamente com o LECBio (Laboratório de ensino das Ciências Biológicas). O mesmo visa contribuir por meio de atividades extensionistas práticas educativas socioambientais em uma escola pública próxima ao campus universitário de Dois Irmãos (Recife). Para alcançar os objetivos propostos, foram consideradas quatro estratégias fundamentais: a) o desenvolvimento de um marco teórico integrador dos campos da educação ambiental (EA) com enfoque nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); b) a relação comunidade-escola, de modo que se promova, de fato, a aproximação e o diálogo real entre os professores e gestores, professores e estudantes universitários e estudantes da escola básica; c) a elaboração, aplicação, acompanhamento e avaliação contínua e participativa de atividades práticas e reflexivas a respeito de problemáticas socioambientais locais, buscando uma visão crítica e participativa visando a cidadania ambiental; e, d) aproximar os licenciandos a desenvolverem competências e habilidades que os aproximem o máximo do seu campo profissional, bem como vivenciando a integração Escola-Universidade-Comunidade.
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    Transição agroecológica no Assentamento Chico Mendes III São Lourenço - Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2011) Lima, Jorge Roberto Tavares de
    A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento. Este processo de produção de conhecimento se dará em todo o caminhar. Docentes, discentes, técnicos e camponeses desenvolverão esforços voltados a uma reflexão teórica, estabelecendo um diálogo de saberes. A criação desse fluxo, onde se estabelece a premissa de existência de distintos saberes, que propicia a sua discussão entre diferentes saberes acadêmicos e distintos saberes populares, terá como consequências a produção do novo conhecimento. A realidade do assentamento em seu momento histórico mediará a construção deste conhecimento, bem como, estimulará a participação efetiva da comunidade na vida da Universidade.