TCC - Licenciatura em Letras (UAG)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2960
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Item Reflexões sobre o ensino de produção textual : uma análise do que propõe a base nacional curricular comum para os anos finais do ensino fundamental(2019-02-15) Araújo, Ubiralange Virgínio Nunes de; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/3056116470173462Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como a produção textual é tratada na Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2017). A pesquisa se enquadra como qualitativa, de cunho bibliográfico e de caráter documental, justificada por termos tomado como base o documento da BNCC. Especificamente, nos detemos em analisar sobre como o documento direciona o fazer docente em relação ao ensino da produção textual para discentes do ensino fundamental, anos finais. Para tanto, tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de texto e outros temas correlatos. A análise do documento evidenciou que o eixo da produção textual é apresentado de uma forma que leva o docente a trabalhar com a língua portuguesa seguindo uma perspectiva que não vê o ato de escrever como algo estanque, isolado em si mesmo, mas sim de maneira interativa, sistemática e processual. Enfim, este trabalho nos levou a entender que a BNCC aponta propostas para o desenvolvimento de competências que são essenciais na vida do aluno, de uma forma em que o aluno tenha uma aprendizagem ativa, integral e relevante para a vida social.
