TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
Navegar
11 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Leituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio(2024-06-28) Cavalcanti, Beatriz Gomes; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5886635279500141A leitura de poesia na escola ainda é um tema que precisa ser estudado, sobretudo, quando observamos a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de leitores na Educação Básica. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de leituras de poesia na formação de leitores críticos, por meio de intervenção didáticopedagógica no 2º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, recorreremos à abordagem de Pinheiro (2014) sobre a inserção da poesia na sala de aula, bem como o enfoque de Cosson (2020) acerca das reflexões sobre o letramento literário e os círculos de leituras literárias, além de abordar a formação de leitores no campo artístico-literário. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de sequência didática em turma do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho insere-se no contexto do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, tendo em vista as vivências pedagógicas realizadas na escola EREM Ana Faustina no município de Surubim, Pernambuco. Os resultados apontam para grande diferença na vida acadêmica a escolha do tema veio em conjunto as aulas ministradas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a necessidade do hábito de leitura, formando leitores críticos e conscientes, por meio da poesia.Item A importância da literatura infantojuvenil na formação leitora : um mapeamento sistemático de literatura(2023-10-27) Leite, Mariana Beatriz Batista; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7500551533132316Item A poesia de autoria feminina na formação de leitores no ensino fundamental : diálogos com Cida Pedrosa(2023-11-10) Rodrigues, Cosma Raimunda; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Item Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio(2023-11-29) Silva, Ani Camila Gomes da; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440Item Videopoemas em práticas de leituras literárias no ensino médio: interconexões com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP(2023-11-23) Melo Junior, Muriel Prado de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6512794139759169Item Literatura para além das palavras: o gênero conto em diálogo com outras artes(2023-09-29) Santana, Lívia Carolina Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6787585752021755Item Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores(2023-11-24) Silva, Laudivânia Alves da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Item Práticas de leituras literárias na escola: biblioteca móvel como estratégia (inov)ativa para motivar competências leitoras de discentes do 9° ano do ensino fundamental(2023-11-24) Feliciano, Josefa Rosineide dos Santos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Item A obra literária Vidas Secas em sala de aula: trilhas para a formação de leitores(2023-11-10) Rodrigues, Daniela da Conceição; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Item Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena(2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
