TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/415
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Item Rastreamento de pedestres 3D multi-câmera usando redes neurais de grafos(2022-05-27) Andrade, Isabella Stefanny Fernandes de; Lima, João Paulo Silva do Monte; http://lattes.cnpq.br/1916245590298485; http://lattes.cnpq.br/5529506615862118Rastrear a posição de pedestres ao longo do tempo através de imagens de câmeras é um tópico de pesquisa em visão computacional em ascensão. No cenário multi-câmera, as pesquisas são mais recentes ainda. Muitas soluções utilizam redes neurais supervisionadas para resolver esse problema, o que pode exigir um esforço muito grande para anotar os dados além de muito tempo gasto para treinar a rede. Os objetivos deste trabalho são: desenvolver variações de algoritmos de rastreamento de pedestres sendo desejável dispensar a necessidade de possuir dados anotados; e comparar os resultados obtidos através de métricas de acurácia. Este trabalho propõe, portanto, uma abordagem para rastrear pedestres no espaço 3D em ambientes multi-câmera utilizando a arquitetura de rede neural Message Passing Neural Network inspirada em grafos. Avaliamos a solução utilizando a base de dados WILDTRACK e um método de detecção generalizável, conseguindo 77,1% de MOTA ao treinar com dados obtidos de um algoritmo de rastreamento generalizável. O algoritmo consegue realizar o rastreamento a uma taxa de 40 quadros por segundo.Item Renderização Fotorrealista de Borrões de Movimento para Realidade Aumentada(2019) Borges, Rodrigo Araújo; Lima, João Paulo Silva do Monte; http://lattes.cnpq.br/1916245590298485; http://lattes.cnpq.br/9317820786059760A tecnologia de Realidade Aumentada permite a inserção de elementos virtuais em cenários reais visualizados em tempo real por meio de algum dispositivo. Para que isso seja possível é realizado um rastreamento das características importantes do ambiente real, seja por meio da câmera de um smartphone ou outros tipos de sensores. Um dos principais focos encontrados em aplicações de Realidade Aumentada é a imersão do usuário nessa realidade, isto é, fazê-lo acreditar que os elementos artificiais visualizados existem e estão presentes no mesmo ambiente que ele.Existem uma variedade de técnicas para ampliar a imersão do usuário num ambiente de Realidade Aumentada, sendo uma das mais comuns a renderização de elementos virtuais com gráficos que aproximam sua aparência a de elementos do mundo real.Tanto na Computação Gráfica como na Arte esse estilo é conhecido como Fotorrealismo. Na renderização fotorrealista são considerados aspectos como sombra, refração da luz e oclusões, além de outros perceptíveis em um ambiente real. Fora esses aspectos existem também efeitos causados pelo meio de captura que realiza o rastreio. No caso das câmeras digitais, um efeito recorrente é o registro de borrões em momento sem que um elemento está se movendo. Para uma experiência de Realidade Aumentada imersiva com elementos fotorrealistas é importante que os objetos virtuais sofram desses efeitos assim como os elementos reais de maneira constante, satisfazendo a demanda em tempo real.Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma solução eficiente para renderização de borrões de movimento fotorrealistas em Realidade Aumentada. Implementar a solução no motor gráfico Unity permite futuramente que outros projetos de Realidade Aumentada desenvolvidos nesse mesmo motor possam usufruir de seus benefícios.Foi feito um estudo acerca dos desenvolvimentos existentes na linha de Realidade Aumentada Fotorrealista, e entre os quais desenvolveram alternativas para a renderização de borrões de movimento, foi escolhido aquele que apresentava resultados mais satisfatórios como base para os algoritmos desse trabalho. Os resultados obtidos foram avaliados visualmente e por comparações entre a frequência de quadros por segundo exibidos.
