TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    O plano nacional de educação e os desafios de gestão educacional do município de Poção-PE
    (2021-02-25T03:00:00Z) Gomes, Eduarda Vasconcelos; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/1221528341404526
    O Plano Nacional de Educação é um instrumento da política pública educacional do Brasil que tem o objetivo de proporcionar a universalização do atendimento escolar e com esta diretriz surgem problemas de gestão educacional municipal. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção–PE nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação foi baseada na pesquisa documental e os dados secundários foram oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Os resultados da investigação sinalizam a redução de matrículas na série histórica, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental; diminuição no atendimento do transporte escolar e no número de estabelecimentos na Educação Infantil, além da queda no número de docentes em atuação na esfera municipal. Conclui-se, assim, que muitos são os desafios encontrados para a efetivação da PNE (2014-2024) no município poçãoense, como a redução de matriculas e consequente diminuição de unidades escolares na Educação Básica, o decrescente atendimento do transporte escolar e a drástica redução de docentes em sala de aula, principalmente nas escolas rurais.
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    Programa social Bolsa Família: o impacto na educação para famílias de agricultores no município de Ferreiros (PE)
    (2019-07-13T03:00:00Z) Nascimento, Anna Laura da Silva; Conceição Neto, Vera Lúcia da; http://lattes.cnpq.br/0931010026635538; http://lattes.cnpq.br/1305025231554855
    Esta pesquisa analisou o impacto do programa social Bolsa Família na educação de filhos de agricultores na cidade de Ferreiros-PE. O Bolsa Família se constitui como uma política social de transferência direta de renda e tem a finalidade de combater a pobreza e a extrema pobreza, em curto prazo e em longo prazo. Visa também promover a autossuficiência das famílias mais pobres por meio da inclusão social, do auxílio do benefício, da redução das desigualdades e da melhoria da qualidade de vida e oportunidades. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, de análise de conteúdo, baseada em 29 entrevistas semiestruturadas realizadas no município de Ferreiros localizado na Zona da Mata no Norte de Pernambuco, uma vez que contempla 304 famílias beneficiadas com 3 ou 4 filhos matriculados na escola. Os resultados demonstraram que o programa Bolsa Família impacta positivamente na educação dos filhos de agricultores. Sem a renda do programa, provavelmente, os filhos não teriam direito à educação e às oportunidades profissionais, uma vez que trabalhariam com os pais em tempo integral tanto na lavoura quanto na feira. Portanto, conclui-se que o programa Bolsa Família, de fato, assegura o atendimento às necessidades básicas e de educação, principalmente na área rural.
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    Indicadores sociais e desenvolvimento local: o caso do município de Vitória de Santo Antão-PE
    (2020-10-06T03:00:00Z) Andrade, Amanda Paulino do Nascimento; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218
    Os indicadores sociais possuem informações para o enfrentamento de adversidades com vistas ao desenvolvimento local. Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar como os dados referentes à “Saúde”, “Educação” e “Emprego & Renda”, dispostos pela Base de Dados do Estado de Pernambuco e pelo Sistema FIRJAN, retratam o atendimento das necessidades básicas dos munícipes de Vitória de Santo Antão-PE no período de 2013 a 2016. Este estudo encontra bases de investigação na pesquisa descritiva. Os dados foram obtidos de forma secundária na Base de Dados do Estado de Pernambuco e no Sistema FIRJAN. A análise de dados foi baseada em categorias temáticas. Os resultados apontam que há descompasso ou falhas nas ações governamentais municipais adotadas para as dimensões Educação e Emprego & Renda. Com esta pesquisa conclui-se que o indicador social da dimensão “Saúde” retrata atendimento adequado à população de Vitória de Santo Antão-PE, porém, as dimensões de “Educação” e “Emprego & Renda”, merecem atenção quanto ao redimensionamento ou novas propostas de políticas públicas com vistas ao aumento desses índices e, assim, atender de forma eficiente e eficaz, às necessidades básicas da sociedade vitoriense e desta forma efetivar o desenvolvimento local.
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    Índice de desenvolvimento da educação básica: como Pernambuco se tornou o melhor do Brasil?
    (2019) Rocha, Múcio Arruda; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    Tomou-se por base as políticas públicas de educação no Brasil, com o objetivo de situar suas configurações e reconfigurações nos contextos da qualidade educacional, de responsabilidades e instrumentos da ação pública federativa no setor, e de políticas da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. O eixo da análise é o processo da educação básica e sua qualidade, no bojo da concepção de políticas públicas comofluxos de decisões e ações em que se interpõe a autoridade do Estado, para o setor educação, analisando a configuração institucional do Estado e da organização da educação. Como as políticas públicas envolvem a alocação autorizada de valores para toda a sociedade, com os governos escolhendo o que querem fazer ou não fazer, na área da educação foram criadas 186.968 escolas de ensino básico até 2018 (INEP,2018). Nesse contexto, foi criado em 2007 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como indicador de qualidade educacional que reúne os resultados de dois conceitos: o Fluxo Escolar e as Médias de Desempenho nas Avaliações. É calculado a partir da Taxa de Rendimento Escolar (aprovação, reprovação e abandono) e Médias de Desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados sobre aprovação escolar são obtidos no Censo Escolar,realizado anualmente. As médias de desempenho nos municípios advêm da Prova Brasil e, nos Estados, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esse modo de olhar esteve presente no planejamento do estudo bibliográfico e documental realizado, assim como está presente ao longo do texto. Expõe os cenários que influenciam ou alicerçam as policies da educação e sua qualidade: elementos de contexto, indicadores de escolarização da população; e instrumentos de governo na educação, com ênfase na qualidade. Compusemos um quadro descritivo de políticas públicas recentes de abrangência estadual e de escopo das ações da Secretaria de educação do Estado de Pernambuco, agrupando-as em vetores da ação pública na educação, relativos às seguintes garantias: acesso e permanência, além das condições de qualidade. Ressaltamos ainda desafios da intervenção pública na educação.