TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)
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Item A percepção da gestão do hospital e dos usuários sobre a qualidade no atendimento e infraestrutura no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, Paulistana-PI(2021-02-24) Castro, Roney da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950Este artigo tem como objetivo caracterizar, a partir das opiniões dos usuários e dos dados coletados com a direção do Hospital Regional Mariana Pires Ferreira – HRMPF, na cidade de Paulistana-PI, o estado atual do hospital regional Mariana Pires Ferreira, seu funcionamento, suas principais dificuldades e desafios, sua estrutura, capacidade de atendimento, identificar e propor melhorias. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, para tanto, na coleta de dados foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, feitos por meio do ―Google Forms‖. Um questionário foi enviado por e-mail à direção do hospital com o objetivo de conhecer os procedimentos internos, a rotina de atendimento e outras questões administrativas. O segundo questionário, direcionado para os usuários do hospital, foi disponibilizado no Facebook e enviado por e-mail e WhatsApp para uma lista de contatos. O período de coleta foi entre os dias 16/12/2020 a 08/01/2021, obtendo o número de 81 participantes da pesquisa. Como principais destaques, estão os dados do quadro de profissionais de saúde que atuam no hospital e que somam ao todo 63 profissionais entre médicos enfermeiros e técnicos em enfermagem. O HRMPF realiza em média mais de 400 atendimentos mensais e, de acordo com direção do hospital, os 50 leitos disponíveis permanecem 99% ocupados a maior parte do tempo. Os usuários apontaram satisfação quanto à estrutura, ambiente e localização do hospital, porém, os dados revelam um maior nível de insatisfação em relação ao número de profissionais e com tempo de espera para serem atendidos.Item Atuação dos profissionais de enfermagem como gestores nas unidades de saúde familiar(2020-01-28) Silva, Joyce Fernanda Ferreira da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/5753018511099178The Unified Health System (SUS) is an existing health program in Brazil, available to all citizens. This program is operated through social security, because when the population pays their taxes, part of them reverts to health. One of the creations of the SUS was the Family Health Unit (USF) to provide primary care to patients in a particular location, and each USF created is managed by a nursing professional. The nurse's duties in a USF are to lead, plan, coordinate and carry out administrative and health activities so that citizens are satisfied with the service provided, but for that, the nurse has the help of the Community Health Agent (CHA) . This article aims to analyze the role of the nurse as a manager in the USF. For this, articles that were linked to the research objective were investigated in the specialized literature in order to perform a more accurate data analysis. Eighteen articles, published between 2005 and 2019, were selected. The main results show that nurses feel overloaded due to the care and management work that needs to be performed daily, the often inadequate infrastructure, lack of materials, lack of training, among others. others. However, they point out that patient satisfaction is their main motivation for continuing their work.