TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)
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Item A percepção da gestão do hospital e dos usuários sobre a qualidade no atendimento e infraestrutura no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, Paulistana-PI(2021-02-24) Castro, Roney da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950Este artigo tem como objetivo caracterizar, a partir das opiniões dos usuários e dos dados coletados com a direção do Hospital Regional Mariana Pires Ferreira – HRMPF, na cidade de Paulistana-PI, o estado atual do hospital regional Mariana Pires Ferreira, seu funcionamento, suas principais dificuldades e desafios, sua estrutura, capacidade de atendimento, identificar e propor melhorias. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, para tanto, na coleta de dados foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, feitos por meio do ―Google Forms‖. Um questionário foi enviado por e-mail à direção do hospital com o objetivo de conhecer os procedimentos internos, a rotina de atendimento e outras questões administrativas. O segundo questionário, direcionado para os usuários do hospital, foi disponibilizado no Facebook e enviado por e-mail e WhatsApp para uma lista de contatos. O período de coleta foi entre os dias 16/12/2020 a 08/01/2021, obtendo o número de 81 participantes da pesquisa. Como principais destaques, estão os dados do quadro de profissionais de saúde que atuam no hospital e que somam ao todo 63 profissionais entre médicos enfermeiros e técnicos em enfermagem. O HRMPF realiza em média mais de 400 atendimentos mensais e, de acordo com direção do hospital, os 50 leitos disponíveis permanecem 99% ocupados a maior parte do tempo. Os usuários apontaram satisfação quanto à estrutura, ambiente e localização do hospital, porém, os dados revelam um maior nível de insatisfação em relação ao número de profissionais e com tempo de espera para serem atendidos.Item A percepção da gestão municipal e dos munícipes sobre a situação atual e ações relacionadas ao uso sustentável da lagoa central no Município de Lagoa do Carro - PE(2022-12-22) Barros, Lucas de Souza; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/2920816772068662Este artigo tem como objetivo geral investigar a gestão municipal da lagoa central do município de Lagoa do Carro (PE), quanto ao uso sustentável deste recurso. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, baseada na observação das respostas coletadas por pesquisa realizada com os moradores, comerciantes e a gestão ambiental do município. Trata-se de uma pesquisa quanto aos objetivos, descritiva e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa apresenta-se como bibliográfica, documental e de campo, com aplicações de questionário. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples com gráficos, baseados nas questões aplicadas, evidenciando a frequência das respostas através de cálculo percentual. Adaptou-se a matriz Pressão – Estado – Impacto - Resposta (PEIR) a fim de perceber a dinâmica dos problemas socioambientais na lagoa central. Entre algumas das ações da gestão municipal direcionadas ao uso sustentável da lagoa central, tem-se o projeto de revitalização, aprovado por emenda parlamentar por participação popular, com previsão de início em meados de março de 2023. Outra informação relevante quanto à percepção da gestão municipal é a importância de se discutir as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) do município, com intenção de atuar junto às residências instaladas ao redor da lagoa após aprovação do Código Municipal do Meio Ambiente e a Lei de APPs pela Câmara Municipal. Para os moradores e comerciantes do município, existe uma baixa percepção quanto à gestão municipal promover ações de limpeza e conservação da lagoa central. No entanto, a maioria concorda com a implementação de um projeto de revitalização da lagoa de modo a torná-la útil para uso e promoção de turismo sustentável. Os dados obtidos na pesquisa devem auxiliar a gestão ambiental municipal na tomada de decisão e fomentação de políticas públicas direcionadas ao uso e conservação da lagoa central, em prol da sustentabilidade.Item Contratos administrativos: Importância da gestão de contratos na administração pública(2021-08-26) Silva, José Wellington de Lima; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/4507235939165629O presente trabalho tem como objetivo verificar e analisar a gestão e fiscalização de Contratos Administrativos na Administração Pública, uma vez que se trata de uma atividade de grande responsabilidade, onde seus atos burocráticos estão sujeitos à avaliação detalhada do Tribunal de Contas da União. O processo de gestão e fiscalização de Contratos se faz necessário devido à utilização de recursos financeiros, humanos e organizacionais. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, descritiva, e quanto aos procedimentos, bibliográfica, documental e de campo, onde foi aplicado um questionário via google formulário a atores envolvidos na gestão e fiscalização de contratos em duas instituições. Os resultados apontam que as principais dificuldades na gestão e fiscalização de contratos apresentadas pelos respondentes foram a burocracia, falta de tempo, falta de clareza e informações, falta de capacitações, entre outras. Assim, entende-se que o setor encarregado dos Contratos Administrativos deve estar munido de instrumentos necessários e adequados para a operacionalização da gestão contratual, o que vai contribuir para que as áreas requisitantes, o Gestor de Contratos e respectivos Fiscais, exerçam, com elementos de consistência, de forma a minimizar ou evitar problemas que possam ocorrer.Item Gestão de resíduos sólidos: um estudo no município de Paulistana - PI(2021-02-24) Silva, Jefferson Elias da; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção do gestor quanto à gestão de Resíduos Sólidos no município de Paulistana-PI e ainda avaliar a percepção dos habitantes quanto ao gerenciamento do Resíduos Sólidos na cidade de Paulistana. A cidade não dispõe de aterro sanitário, havendo apenas um lixão para depositar o lixo produzido. Sem dúvidas é de conhecimento de todos o crescimento de resíduos sólidos urbanos (RSU) que são produzidos no Brasil, pois trata-se de algo natural do próprio ser humano tornando-se impossível, nos dias de hoje, viver sem produzir lixo. Por isso se faz necessário abordar esse assunto. Essa pesquisa teve caráter qualitativo onde os sujeitos da pesquisa foram o gestor de Resíduos Sólidos da prefeitura e mais alguns habitantes da cidade, foi feita uma pesquisa de campo onde se aplicou questionários via Google Doc e também disponibilizado nas redes sociais, obtendo o total de 60 respostas, sendo essa uma pesquisa descritiva. De acordo com os resultados obtidos, para a população existe uma deficiência na gestão de Resíduos Sólidos por parte da prefeitura, pois quando foram questionados se a prefeitura faz de forma adequada a gestão dos Resíduos Sólidos, a maioria dos respondentes disseram discordar totalmente. Já o gestor quando foi interrogado se a regularidade da coleta de lixo nos bairros é feita de forma satisfatória ele respondeu concordar totalmente. Dessa forma, podemos notar que há um impasse entre o representante da prefeitura e a população sobre o gerenciamento de RSU neste município.
