TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2879
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Item A Manifestaçãoda violência escolar na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, João Pessoa -PB(2019) Silva, Alexandre Ramos da; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595O presente artigo tempor objetivo geral analisar os principais atos deviolência no ambiente da Escola Municipal Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, situada no bairro de Mangabeira IV, João Pessoa-PB. O presente estudo tem uma abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com procedimentos de análise de pesquisa documental e de campo, com instrumentos relativos à utilização dos registros das ocorrências para a áreacedidos pelo 5º Batalhão de Polícia Militar daParaíba, e de um questionário composto por 8 questões objetivas e de múltipla escolha, aplicado com os professores da referida escola, envolvendo perfil sociodemográfico e questões sobre a violência no bairro e na escola. Segundo os professores, apesar de a maioria das violências se apresentarem no entorno da escola, essa também se encontra dentro dos muros da instituição educacional. A situação mostra preocupação, pois a presença da violência pode influenciar negativamente na formação dos estudantes. Para minimizar os efeitos e as ocorrências dessa problemática, é necessário que exista uma abordagem sobre o tema no cotidiano escolar, envolvendo prevenção, apoio e cobrança de toda a comunidade escolar, mostrando urgência de ações que possibilitem maior reconhecimento e trabalho em prol de um ambiente que promova a cultura de paz.Item Bullying no ambiente escolar: estudo numa escola municipal de João Pessoa – Paraíba (Brasil)(2019) Albuquerque, Naisa Barbosa de; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595Este artigo aborda o tema bullying escolar a partir de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em João Pessoa, Paraíba. Assim, o objeto de estudo, ou seja, o público alvo da pesquisa, foi de alunos do Ensino Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano, de ambos os sexos, dos turnos manhã e tarde, com alunos presentes na sala de aula no momento da coleta de dados. Quanto ao instrumento, utilizou-se um questionário constituído de 14 perguntas objetivas de múltipla escolha, que abordaram as situações das possíveis ocorrências de bullying no ambiente escolar. Diante do exposto no decorrer deste trabalho, pôde-se evidenciar que o bullying é um problema encontrado na escola estudada a partir de vários tipos de violências sofridas pelos alunos, sendo a violência verbal a de maior frequência. De acordo com as respostas dos professores e dos alunos, percebeu-se que a escola não tem cumprido as ações previstas na lei municipal de João Pessoa para combater o bullying. Desse modo, a escola parece não estar promovendo ações que informem, conscientizem, previnam e erradiquem o referido problema no ambiente escolar.Item Características e autonomia dos gestores das unidades de saúde na atenção básica(2019-07-13) Mendonça, Eliabe Monteiro; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595; http://lattes.cnpq.br/2264371250191160O objetivo deste estudo é avaliar a importância de um gestor na Unidade de Saúde da Família e a importância de sua autonomia para implantar ações na comunidade adscrita a sua Unidade de Saúde. Justifica-se por apresentar as características que favorecem a prática dos gestores na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. Na discussão teórica são abordados: a eficácia dos serviços, a democratização da saúde, o direito de acesso universal aos serviços e a competência para liderar uma equipe. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica na Plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde em artigos brasileiros nas revistas científicas e livros governamentais além de uma pesquisa qualitativa objetiva realizada através de questionário por endereço eletrônico dirigido a dez gestores de Unidades de Saúde da Família O estudo conclui que os profissionais da Atenção Básica se desdobram para fornecer aos cidadãos um atendimento digno e de boa qualidade apesar das dificuldades encontradas para gerir os recursos.
