TCC - Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (UAEADTec)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6896

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Plantio de mudas como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de botânica
    (2025-04-17) Nascimento, Aline Araújo do; Silva, Fernando Henrique Martins da; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3493619620468663; http://lattes.cnpq.br/7546420767128001; http://lattes.cnpq.br/0098241586055656
    Atualmente os discentes possuem um perfil diferenciado e o modelo tradicional de ensino não atende mais às suas demandas de aprendizagem, sendo imperativo o uso de novas metodologias de ensino que visem a interatividade, reflexão, colaboração e autonomia, colocando o aluno como componente ativo da construção do seu próprio conhecimento. Para trabalhar conceitos, a utilização da metodologia ativa de plantio de mudas estimula a interação entre o que vai ser aprendido com o conteúdo abordado, tornando o educando protagonista de sua aprendizagem. Com base nisto, o objetivo da aplicação desta metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem é abordar um conteúdo de botânica, investigando a concepção dos alunos sobre plantas com base em seus conhecimentos prévios, afim de estimular a construção do conhecimento de forma dinâmica e reflexiva através do plantio de mudas. A prática pedagógica foi realizada primeiramente com uma visita a instituição de ensino para a realização do projeto, posteriormente foram ministradas aulas expositivas sobre o Reino Plantae, em seguida houve a divisão da turma em dois grupos para apresentações e finalizando com o plantio das plantas escolhidas pelos discentes. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de modelos dinâmicos de ensino é extremamente satisfatória para incentivar a construção reflexiva do conhecimento, tendo em vista que a observação dos grupos durante a didática evidenciou o interesse e o esforço em buscar alternativas para cumprir a atividade proposta e o orgulho em expor os seus resultados em sala.