TCC - Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6898
Navegar
Item A influência do professor criador de conteúdo na formação de jovens produtores de texto: análise de perfil no Instagram(2024-12-07) Silva, Lívia Barbosa da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5210553382677662Este trabalho investiga a influência de um professor criador de conteúdo no Instagram na formação de jovens produtores de texto, com foco na produção dissertativa-argumentativa exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, o corpus da pesquisa é composto por publicações do perfil @professordigital, o qual apresenta estratégias para ajudar os estudantes nas redações do Enem e outros vestibulares. Dessa forma, o objetivo principal é investigar como essas publicações impactam no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos estudantes, considerando os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada é a pesquisa netnográfica, que adapta os fundamentos da etnografia para o ambiente virtual, permitindo a análise de práticas sociais em redes sociais. Sendo assim, o estudo abrange a observação participante e a análise de dados textuais e visuais das publicações do perfil, além das interações entre o professor criador e seus seguidores/estudantes. Tomando como base a Análise Dialógica do Discurso (ADD), proposta por Bakhtin (2016), os dados foram analisados considerando três elementos fundamentais: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Os resultados indicam que, apesar do convite ao uso das estratégias prontas oferecidas pelo @professordigital, essas práticas tendem a limitar a criatividade e a autoria dos estudantes, visto que a abordagem do perfil prioriza fórmulas e estruturas prontas, distanciando-se da perspectiva Dialógica da Linguagem, que valoriza a interação social e a construção de sentido contextual. Esses modelos prontos também vão de encontro às diretrizes da BNCC, que enfatizam a formação de escritores críticos e autônomos. Em conclusão, o estudo aponta para a necessidade de uma reflexão mais aprofundada por parte dos professores criadores de conteúdo sobre o impacto de suas práticas no desenvolvimento dos estudantes. Portanto, recomenda-se que tais práticas digitais incentivem a construção de argumentos próprios e o engajamento dialógico de acordo com as competências avaliadas pelo Enem e os objetivos educacionais contemporâneosItem Inteligência Artificial – IA no ensino de língua portuguesa: mapeamento de ferramentas e proposição didático-pedagógica(2024-12-07) Silva, Vanessa Vitorino da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5962737159284697O presente estudo tem como objetivo identificar as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas ao ensino de produção textual no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental. Orientado pela questão de pesquisa "Quais são as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoiar proposição didática na área de ensino de Língua Portuguesa, na produção textual no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental?". Este trabalho adota uma metodologia de revisão da literatura para mapear as principais tecnologias utilizadas e propõe uma sequência didática que integre essas ferramentas ao processo de ensinoaprendizagem. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Barbosa (2023); De Oliveira Camada e Durães (2020) para discutir as tecnologias digitais na educação. Sobre a Inteligência Artificial na aprendizagem de Língua Portuguesa, destacamos os autores Junior (2024); De Oliveira e Corrêa (2020). Para fundamentar as reflexões sobre produção textual e IA, recorremos aos enfoques dos autores De Queiroz Valentim e Abreu (2024). Consideramos, ainda, o enfoque de Araújo (2024) para fundamentar reflexões sobre o eixo Base Nacional Comum Curricular- BNCC e IA. Fava (2018) com os principais desafios da IA no Ensino de Língua Portuguesa. O estudo também revela a necessidade de formação docente para o uso eficiente dessas tecnologias, apontando que a formação continuada é crucial para a integração estratégica da IA no ambiente escolar. Como contribuição prática, foi proposta uma sequência didática para o desenvolvimento da produção textual no 9º ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que a IA tem grande potencial para transformar as práticas pedagógicas, tornando o ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e eficaz, desde que acompanhada de formação adequada para professores.Item O gênero textual crônica: interfaces com letramentos, criticidade e argumentação em desenho didático para 8º ano do ensino fundamental(2024-12-07) Neves, Vitória Bárbara Silva das; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5947783105016226Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do gênero textual crônica como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da argumentação e da criticidade no 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se baseia na análise das crônicas de três autores consagrados da literatura brasileira: Rubem Braga, Luis Fernando Verissimo e Carlos Drummond de Andrade. Esses textos são selecionados por sua profundidade crítica e sua capacidade de abordar questões cotidianas de forma reflexiva, muitas vezes com um tom irônico ou humorístico, o que facilita a identificação dos alunos com os temas abordados. A análise busca identificar quais elementos textuais e temáticos dessas crônicas podem ser explorados para fomentar a argumentação entre os alunos, incentivando-os a refletir sobre temas sociais e pessoais e a expressar suas próprias opiniões por meio da produção textual. A proposta pedagógica elaborada parte da leitura e discussão das crônicas, seguidas de atividades de escrita, nas quais os alunos são desafiados a criar suas próprias crônicas, utilizando os recursos literários aprendidos com os autores estudados. A sequência didática proposta, baseada nas orientações de Cosson (2021), inclui atividades de análise crítica, produção e revisão textual, visando não apenas o desenvolvimento da competência linguística, mas também a formação de um aluno crítico e consciente, capaz de argumentar de maneira consistente e fundamentada. Ao longo do trabalho, é discutido como a crônica, como gênero textual, oferece um espaço fértil para o desenvolvimento da argumentação, pois permite que os alunos expressem suas opiniões de forma estruturada e reflexiva. A pesquisa também investiga como a prática de leitura e escrita dessas crônicas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais essenciais para a formação de cidadãos participativos e críticos. Dessa forma, este estudo contribui para a compreensão de como as crônicas podem ser utilizadas de maneira efetiva no ensino de Língua Portuguesa, estimulando a reflexão crítica e a produção argumentativa no contexto escolar.Item O uso de podcasts literários na sala de aula: dialogando com a poesia de Guiné-Bissau para aprimorar letramentos digitais(2024-12-01) Silva, Paulo Fernando José Soares da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4109898195488264Este estudo tem como objetivo analisar a produção poética de Guiné-Bissau em articulação com a criação de podcasts literários com o propósito de aprimorar as práticas de letramentos digitais dos estudantes do ensino fundamental. Baseamonos em autores como Almeida e Peixoto (2023), Cosson (2020), Kleiman (1995) e Soares (2002), pois oferece uma perspectiva crítica sobre letramento e o uso de podcasts no contexto educativo. A pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem de pesquisa-ação, buscou integrar teoria e prática pedagógica por meio de uma sequência didática que incluiu a análise de poemas guineenses, a produção de textos poéticos e sua transformação em conteúdo digital. Os alunos, ao explorarem temas como resistência cultural e identidade, utilizaram o podcast como ferramenta criativa e comunicativa, estabelecendo uma conexão entre literatura e tecnologia. Os resultados mostraram aumento no interesse pela literatura africana, desenvolvimento de habilidades críticas e digitais, e valorização das identidades culturais dos alunos, evidenciando a eficácia de metodologias interdisciplinares para promover o protagonismo estudantil e o aprendizado significativo.
