TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2952
Navegar
33 resultados
Resultados da Pesquisa
Item M Harmony BR: o uso de formalismos para a composição algorítmica baseada em conhecimento(2018-02-23T03:00:00Z) Silva, Vinícius Santana; Carvalho, Tiago Buarque Assunção de; Costa Junior, Jerônimo Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/6050271311748487; http://lattes.cnpq.br/7150833804013500; http://lattes.cnpq.br/8393251786005816Ao longo da história, diversos estudos buscaram introduzir o uso dos computadores em outras áreas do conhecimento, inclusive na música, várias pesquisas foram realizadas com a finalidade de mostrar a capacidade dos computadores em compor músicas. O presente trabalho teve como objetivo verificar a possibilidade da criação de um softwaresimples capaz de gerar harmonias de determinado estilo musical, por meio de gramáticas livres de contexto, baseadas no conhecimento obtido de composições musicais já existentes. O desenvolvimento da ferramenta teve como base a análise das características de dois estilos musicais distintos: Punk Rock e Sertanejo Universitário, por meio da coleta e análise de dados de 40 músicas. Posteriormente, a base de dados foi ampliada com a inclusão de 50 músicas do estilo Reggae e de 30 músicas do estilo Sertanejo Universitário, totalizando 120 músicas. Utilizando os dados extraídos da base de músicas foram geradas 3 gramáticas específicas para produção de harmonias de cada estilo analisado por meio de um algoritmo de composição. O estudo teve como resultado a produção de um aplicativo que compõe harmonias baseadas em conhecimento, que se mostrou útil no auxílio ao processo de composição musical.Item Avaliação de desempenho de plataforma de provisionamento de contêineres de virtualização para computação em nuvem(2019-07-12T03:00:00Z) Oliveira, Felipe Dias de; Araujo, Jean Carlos Teixeira de; http://lattes.cnpq.br/2498961747789618; http://lattes.cnpq.br/5171703682108065Sistemas com arquiteturas baseadas em computação em nuvem (cloud computing) tem crescido nos últimos anos, principalmente porque constituem uma plataforma escalável de serviço robusto e de baixo custo. A tecnologia chave para a computação em nuvem é a virtualização, que permitiu a criação de ambientes virtuais de hardware simulando servidores físicos. Os sistemas de virtualização, possibilitam que a infraestrutura dos servidores seja melhor aproveitada, reduzindo custos e facilitando a manutenção de servidores. Virtualizadores, como o Xen e o KVM, são utilizados na virtualização de recursos computacionais, mas também são conhecidos por penalizarem a infraestrutura de nuvem com overheads. Em contrapartida, os virtualizadores baseados em contêineres, como LXC e Docker, mostram-se promissores para serem utilizados como base para o provimento de serviços na nuvem, pois utilizam menos recursos para simular ambientes isolados. Diversos trabalhos avaliaram o impacto causado pela camada de virtualização em serviços hospedados dentro da infraestrutura virtualizada, sendo importante para que se conheça como diferentes aplicações sofrem interferência das técnicas de virtualização. Este trabalho propõe uma avaliação de desempenho de uma plataforma de virtualização baseada em contêineres, o Docker, para caracterizar a utilização de recursos em cenários de computação em nuvem. Diferentes cargas de trabalho foram aplicadas considerando diferentes modelos de serviços. Os resultados evidenciam a boa gestão de recursos do Docker em modo simples.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO)(2019-06-16T03:00:00Z) Rodrigues, Mateus Resende; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085Nos últimos anos, vem se discutindo as vantagens da aplicação de tecnologia nas mais diversas áreas, a fim de melhor atender às necessidades da sociedade. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) surgiu visando esse crescente cenário de desenvolvimento de tecnologias, o LMTS tem como um de seus principais focos o desenvolvimento de tecnologias livres, para o auxílio da população. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório, três atividades realizadas no LMTS, o desenvolvimento de um software com o intuito de auxiliar piscicultores da região a melhor gerenciarem suas pisciculturas, de forma mais ágil e organizada, que possa trazer um maior desenvolvimento para sua profissão. O desenvolvimento do site do concedente (LMTS), com o intuito de reunir todas as informações relacionadas ao laboratório, aumentando assim sua visibilidade. E a configuração das máquinas de desenvolvimento, para que o trabalho pudesse acontecer de forma mais fluida. O presente relatório contempla as principais atividades, bem como seus resultados, realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na UFRPE, localizada na cidade de Garanhuns-PE, no período de 12/03/2019 à 08/07/2019, com carga horária de 20 horas semanais.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) (Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais)(2019-07-15T03:00:00Z) Santos, Eberson Nascimento; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias que vêm demonstrando sua relevância no decorrer dos anos, pois viabilizam um novo modelo de produção da ciência e da aplicação da tecnologia em favor da qualidade de vida das pessoas. Atualmente, prefeituras, empresas e universidades mundo afora têm focado na necessidade de desenvolver tecnologias sociais. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais da UFRPE-UAG segue esta tendência de desenvolvimento com a intenção de promover transformação social para a população. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) desenvolver dois exemplos de tecnologias sociais, conhecidos por Vô na Feira e Educação Especial. A finalidade do primeiro é acelerar os processos que são intrínsecos aos grupos de consumo responsáveis, como administração e compras, os tornando mais práticos e robustos. Já o segundo tem por finalidade ser o meio de comunicação entre os principais agentes envolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE): professores do ensino regular, professores de AEE e os responsáveis dos alunos. O presente relatório contempla as principais atividades realizadas para atingir este objetivo e mostra os resultados obtidos até o momento. O ESO foi realizado na UFRPE, localizada na cidade de Garanhuns-PE, no período de 12/03/2019 à 08/07/2019, com carga horária de 20 horas semanais.Item Contratação ou aquisição de softwares na administração pública: estudo de caso aplicado à prefeitura municipal de Garanhuns(2019-12-20T03:00:00Z) Santos, Jorge Veloso dos; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/3833157859679169As Tecnologias da Informação se mostram no cenário global, como ativos essenciais ao bom funcionamento das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Sendo aplicáveis aos mais diversos usos, os softwares são usados com finalidade desde a informatização de demandas até a otimização de processos. Face ao crescimento da quantidade de aplicações desenvolvidas, foram estabelecidas normas que possibilitam a identificação de parâmetros a serem satisfeitos, com vistas ao alcance do melhor atendimento das demandas, como a ISO/IEC / IEEE 12207-11 de 2017, que trata dos ciclos de vida dos softwares, a NBR ISO/IEC 9126-1 de 2003, trazendo consigo uma série de fatores voltados para a qualidade de software, além do disposto acerca deste tema pela Engenharia de Software. No tocante à administração pública, devem ser observados também, os preceitos legais estabelecidos pelas leis e demais regulamentos aplicáveis, como a Lei 8.666/1993, Instrução Normativa nº04 de 2014 – SLTI. Neste processo de contratação ou aquisição outros norteadores, como o Guia PMBOK 6ª Edição de 2017, publicado pelo PMI (Project Management Institute), traz consigo uma série de métricas, que contribuem diretamente nos processos de aquisição. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com a finalidade de análise das aquisições ou contratações de serviços de TI pela administração pública, in casu, na Prefeitura Municipal de Garanhuns, feita através de análise de editais e questionário aplicado à população, com vistas à aferição da experiência de uso, em especial, dos portais de acesso amplo e livre, como o Portal do Contribuinte e Portal da Transparência, e verificação da conformidade com as premissas estabelecidas nas normas, sendo, desta forma, possível o estabelecimento de uma análise paralela dos aspectos técnicos documentais e os níveis de experiência de uso da população. A partir de tais análises, das leis e demais normas identificadas, pode-se verificar que o enfoque central está no atendimento dos requisitos de sistema e qualidade do produto, e por consequência, no cumprimento das normas legais estabelecidas, entretanto, não há um direcionamento explícito quanto à qualidade em uso das ferramentas oferecidas à população pelos entes públicos.Item Desenvolvendo atividade de ensino do pensamento computacional para o gcompris(2019-12-20T03:00:00Z) Pereira, Naira Lucia Torres; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7764394313394810Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões expectativas, e em especial, as crianças; e de contribuir significativamente para a evolução de softwares que proporcionam esta experiência aos usuários. Neste relatório estão apresentadas as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório, que teve como principal elemento contribuir e explorar o software GCompris, resultando em um roteiro de customização do ambiente de desenvolvimento do GCompris; na implementação de nova atividade de Pensamento Computacional; e na customização do design de uma atividade de pensamento computacional já existente no GCompris a partir da perspectiva dos usuários finais.Item A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso(2019-12-20T03:00:00Z) Pereira, Naira Lucia Torres; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7764394313394810Diversos sistemas de software são desenvolvidos atualmente a partir da visão dos desenvolvedores que, nem sempre, compreendem a visão do seu público-alvo, influenciando o modo como os usuários interagem com o sistema. Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação, surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões e expectativas; em especial, as crianças. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de Design Thinking com crianças, numa perspectiva do Design Participativo, para customização e desenvolvimento de uma atividade no software GCompris. Para isto, realizou-se um estudo de caso com um grupo de crianças, na perspectiva de método qualitativo de observação participante, na busca pela compreensão de quais dificuldades são encontradas neste tipo de processo. A aplicação do Design Participativo permitiu enxergar a necessidade do envolvimento de potenciais usuários no processo de criação, pois levou em consideração suas opiniões e questionamentos sobre o produto que está sendo desenvolvido. O uso das técnicas de Design Thinking contribuíram para a percepção destas necessidades, visto que orientam de modo eficiente esta construção.Item Modelos matemático-computacionais do sistema cardiovascular humano a parâmetros condensados e aplicações(2019-12-20T03:00:00Z) Albuquerque, Juan Augusto Victor de Oliveira; Watanabe, Mário Sansuke Maranhão; http://lattes.cnpq.br/4598453019812221Os avanços da computação nas últimas décadas, em termos do aumento na capacidade e velocidade de processamento, têm levado a crescentes desenvolvimentos na área da Modelagem Matemática e Computacional. A principal vantagem dos modelos matemáticocomputacionais é a capacidade de representar e simular a realidade, gerando resultados descritivos e preditivos sobre o fenômeno modelado. Acompanhando essa tendência das últimas décadas, a aplicação de modelos matemáticos tem sido cada vez mais intensa na medicina e nas demais ciências da saúde. Os modelos matemático-computacionais atuam como ferramentas auxiliares na área médica, tanto na tomada de decisões clínicas e cirúrgicas, quanto no ensino e na pesquisa. Em particular, modelos matemáticos do escoamento sanguíneo no Sistema Cardiovascular Humano (SCVH) têm sido desenvolvidos e aperfeiçoados. Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda modelos matemáticos do SCVH a parâmetros condensados, ou seja, descrições matemáticas das grandezas hemodinâmicas por equações diferencias ordinárias que levam em conta a evolução temporal das variáveis físicas presentes na circulação. Esses modelos foram utilizados em duas aplicações: na elaboração de um simulador do SCVH – SimulCárdio - com propósitos educacionais para estudantes de graduação em Medicina e em um estudo de problema inverso para estimativa de parâmetros hemodinâmicos com o objetivo de simular com maior precisão quadros clínicos de patologia cardiovascular.Item Implantação e treinamento para o uso do sistema de gestão escolar i-Educar(2019-01-22T02:00:00Z) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154O presente relatório tem a finalidade de mostrar o processo de implantação e treinamento para uso do software livre i-Educar. Trate-se de um sistema totalmente web de gestão escolar para auxiliar as secretarias de educação, escolas da rede publica, bibliotecas, alunos e servidores. O sistema foi implantado em uma escola da rede municipal de educação na cidade de Quixaba-PE. O software foi implantado apenas localmente, sendo acessado pela rede interna da instituição, além disso foi realizado adaptação de uma das funcionalidades do sistema, para seguir um padrão de documento já utilizado pela escola. O processo de treinamento seguiu as abordagem teórica e prática. A escola não contava com nenhum tipo de sistemas de gestão, com isso a aplicação trouxe uma maior eficiência e agilidade nas atividades desempenhadas na secretaria escolar.Item EducaMol: um protótipo de sistema educativo para a construção de modelos de estruturas moleculares(2019-12-12T03:00:00Z) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154Existe um crescente no uso das tecnologias digitais na sociedade, e isso vem refletindo em diversos setores, como no caso do ambiente escolar, onde os recursos de TICs (Tecnologias da Informação e comunicação) possibilitam o surgimento de novas ferramentas para auxiliar no processo de ensinamento e aprendizado. No ensino de geometria molecular é relatado por muitos professores uma dificuldade de abstração na visualização das estruturas moleculares estudadas pelos alunos. De posse disso, essa pesquisa objetiva desenvolver um protótipo de sistema que possibilita a construção de modelos tridimensionais de estruturas moleculares, para auxiliar no ensino de geometria molecular. Para uma compreensão melhor dessa linha de estudo, foi feito uma revisão bibliográfica, e na sequência uma entrevista com um professor da área, visando compreender as necessidades reais que a ferramenta deveria atender. A ferramenta segue uma metodologia de prototipação evolutiva, que durante o desenvolvimento utilizou o Blender para modelagem dos componentes básicos e o motor de jogo Unity 3d para a construção do protótipo de alta fidelidade. A etapa de validação tomou professores de química como juízes, podendo assim relatar suas opiniões e impressões sobre o sistema. Ao final, foi desenvolvido um protótipo de sistema educativo que permite a construção de modelos tridimensionais de forma livre e sem correção automática de erros, seguindo o conceito de uma aplicação pedagógica. Durante a validação foi destacado pelos professores que o protótipo tem potencial para auxiliar no processo de ensino dos conceitos de química.
